Dúvidas com Polimorfismo e Encapsulamento

Olá, pessoal! Estou começando a estudar Java agora e estou com dificuldade para entender alguns conceitos básicos. Gostaria apenas que me ajudassem na definição de dois assuntos (por enquanto) que sei que são importantíssimos: Polimorfismo e Encapsulamento. Não precisa falar mto não. Só mesmo um conceito sucinto será suficiente.

Pra provar que não precisa falar mto, vou dá um exemplo. Perguntei pra um amigo o conceito de Sobrecarga de Métodos (method overload) e ele disse: “É quando vc usa a mesma assinatura de um método, mas modifica o tipo do parâmetro que este irá receber.”

Obrigada a todos, aguardo as respostas

Polimorfismo tem a ver com herança, por exemplo. Você sabe que todas as classes em java extendem Object, certo? Se caso você criar um método com essa aparência.

public void myMethod( Object obj ) {
      System.out.println( obj.hashCode() );
   }

você pode passar qualquer objeto criado em java, porque ele concerteza vai ter o método hashCode, podendo ter sido sobreposto ou não.

Encapisulamento é proteger a informação da sua classe, Ter variáveis privadas e o acesso a elas é feito através de métodos publicos. Funciona para você controlar o que você passa para sua variável! o exemplo básico da idade que eu adoro:

sem encapsulamento

class Test {
  int idade;

public static void main( String[] args ) {
         Test test = new Test();
          test.idade = -10; //temos uma idade negativa
   }
}

con encapsulamento

class Test {
  private int idade;

public void setIdade( int idade ) {
      if( idade < 0 )
            this.idade = 0;
      else
            this.idade = idade;
    }

public static void main( String[] args ) {
         Test test = new Test();
          test.setIdade( -10 ); //temos idade = 0
   }
}

O polimorfismo permite que você use um tipo generico para representar um objeto de uma subclasse… ex.:

[code]public class Pessoa{

}

public class Funcionario extends Pessoa{

}