Olá, pessoal! Estou começando a estudar Java agora e estou com dificuldade para entender alguns conceitos básicos. Gostaria apenas que me ajudassem na definição de dois assuntos (por enquanto) que sei que são importantíssimos: Polimorfismo e Encapsulamento. Não precisa falar mto não. Só mesmo um conceito sucinto será suficiente.
Pra provar que não precisa falar mto, vou dá um exemplo. Perguntei pra um amigo o conceito de Sobrecarga de Métodos (method overload) e ele disse: “É quando vc usa a mesma assinatura de um método, mas modifica o tipo do parâmetro que este irá receber.”
Polimorfismo tem a ver com herança, por exemplo. Você sabe que todas as classes em java extendem Object, certo? Se caso você criar um método com essa aparência.
você pode passar qualquer objeto criado em java, porque ele concerteza vai ter o método hashCode, podendo ter sido sobreposto ou não.
Encapisulamento é proteger a informação da sua classe, Ter variáveis privadas e o acesso a elas é feito através de métodos publicos. Funciona para você controlar o que você passa para sua variável! o exemplo básico da idade que eu adoro:
sem encapsulamento
class Test {
int idade;
public static void main( String[] args ) {
Test test = new Test();
test.idade = -10; //temos uma idade negativa
}
}
con encapsulamento
class Test {
private int idade;
public void setIdade( int idade ) {
if( idade < 0 )
this.idade = 0;
else
this.idade = idade;
}
public static void main( String[] args ) {
Test test = new Test();
test.setIdade( -10 ); //temos idade = 0
}
}
O polimorfismo permite que você use um tipo generico para representar um objeto de uma subclasse… ex.:
[code]public class Pessoa{
}
public class Funcionario extends Pessoa{
}
public class Cliente extends Pessoa{
}
Pessoa p = new Funcionario();
Pessoa p2 = new Cliente();[/code]