Dúvidas com swing

Olá pessoal,

Alguém sabe se é possível utilizar a interface gráfica do swing na Web, utilizando servlets ou qualquer outra coisa, sem ser Applet, pois este é carregado no cliente e é muito pesado.

Obrigada,

d uma olhada em JSF( Java Server Faces ), não é exatamente o q vc ker, mas acho q kebra o seu galho.

Olá

A interface gráfca do swing só pode ser usada por uma applet ou por uma aplicação comum com método main. Geralmente a comparação deve ser feita do seguinte modo:

1. GUI tradicional (swing ou swt)
  • mais conforto para o usuário
  • melhor consistência na entrada de dados
  • mais fácil controlar desfazimentos de transações (desfazimento é palavra horrível mas quem conhece sabe do que estou falando)
  • mais fácil de acessar periféricos (impressora, leitor de código de barras, pinpad, etc.0
  • exige máquinas com no mínimo 128Kb
  • desenvolvimento MAIS DIFÍCIL e MAIS DEMORADO
  1. Interface html + java script
  • MAIOR VELOCIDADE no desenvolvimento
  • MAIOR FACILIDADE no treinamento dos usuários (em geral já acostumados com a web)
  • Imagens mais bonitas
  • roda em qq máquina
  • difícil de acessar periféricos

O que realmente diferencia é a facilidade de desenvolvimento. Há casos em que se pode desprezar as vantagens do swing ou swt nos quais se deve adotar a interface html.

Usar ou não servlets não tem nada a ver com a interface do usuário que usando Java pode ser swing, swt, html, jsp, etc. Os servlets ficam no servidor e são acessados por http (que pode ser feito até sem usar Java no cliente).

[]s
Luca

Existe alguma maneira de fazer uma aplicação Java (com a interface Java) na Web???

Ouvi falar em Java Server Faces, alguém sabe me dizer o que é isso???

Isto resolve o meu problema?? É pesado??

Olá

JSF ainda está no beta e ainda não está OK. Não vai ser algo com aspecto swing e sim com cara de browser.

Não sei qual o problema você deverá resolver.

[]s
Luca

Luca,

( "To nem ai, to nem ai… ) 8)

Dá pra fazer sim, mas é um cambalaxo ducas… hehehehe
Uns 2 anos atras eu participei de um projetinho pra fazer uma aplicaçao dessas. Usamos o swing como frontend, e, na hora de acessar os dados ele acessava via servlet.
Só fica um pouco estranho, mas pro usuario eh transparente.

Vc pode acessar via URL, receber string e enviar String pela URL.
Pena que nao tenho nenhum exemplo aqui. Assim que achar de falo. Mas vai dando um look em como passar e receber parametros por URL via codigo.

Abraços,

Olá

Ei, que mané cambalaxo que nada. Nos últimos 2 anos e meio trabalhei com este tipo de aplicação. Frontend em swing, middleware com servlets. Para quem quer ver um exemplo disponível em todo o Brasil é só passar em uma agência dos Correios e dar uma olhadinha no Banco Postal. Esta foi uma das aplicações que participei, mas na empresa haviam outras na área de captura de cartão de crédito.

Se fosse falar em números veria que o Banco Postal está muito longe de ser um projetinho. Por exemplo: são mais de 10.000 terminais clientes e mais de 300.000 transações / dia. O throughput do switcher é de mais de 100 Tx/seg.

A escolha do swing no cliente foi pela facilidade de usar muitos periféricos.

[]s
Luca

Serio luca ? Nem sabia dessa dos correrios… Serio ? Q show :smiley:
Bem eu acho que eh uma sacada legal isso… fica um front end bem mais rico :smiley:

É pena que se for uzar todos os recursos de client a aplicaçao pára…rs Recursos de client eu digo como validaçao dos campos ( se estao cadastrados e tals ) depedendo das validaçoes pesa um pouco.

Qdo disse projetinho, disse que eu participei de um. Nao era grande coisa, mas uma tecnologia mto legal: foi onde aprendi java… hehehehe

Abraços!

Olá

Bruno, os campos são todos validados no cliente e não é pesado como imagina. Se usa e abusa dos observers. No cliente não se guarda quase nada além de um arquivinho de configuração e o número seqüencial da transação. Todas as autorizações são feitas nas camadas de servidor (em BSB ou em SP). Os periféricos são acessados com javax.comm ou JNI. As requisições HTTP/HTTPS são feitas com URLConnection.

O Banco Postal é um banco completo com praticamente todas as operações bancárias. Na verdade são 2 aplicativos Java: terminal caixa e retaguarda de agência. São mais de 1200 classes fora os pacotes de terceiros como commons, xerces, foxtrot, cryptix, etc. Tudo baseado em patterns tais como Proxi, Chain of responsability, observer, etc.

É o aplicativo de Intranet de maior capilaridade no Brasil. Tem clientes no meio da selva amazônica, na fronteira com a Bolívia e em muitos municipios pequenos ou grandes. No telhado das agências (fora de SP) há uma antena parabólica que faz a comunicação por satélite com Brasília. De Brasília a transação viaja até SP para depois retornar a Brasília e voltar a agência de origem.

Atualmente os Correios estão substituindo seu velho programa de gestão escrito em Clipper chamado SCADA por uma aplicação Java / swing chamada SARA. Esta aplicação é integrada ao Banco Postal e com a mesma arquitetura. Funciona assim: vc vai pagar um sedex e para tal pode sacar dinheiro no banco.

Vale a pena conhecer.

[]s
Luca