[quote=Mathias85]Muito obrigado pela ajuda.
No meu caso realmente seria Prolabore, porque terei um salário fixo mesmo. Nesse caso então serei descontado os 11% de INSS. Mas com relação à descontos, esse é o único que terei mesmo?
Só explicando melhor…
Sou programado java e estou para mudar de emprego agora, e a outra empresa quer contratar como sócio cotista. Pelo o que eu entendi serei um funcionário normal da empresa, mas digamos com essa “nomeclatura”. Mas como eu nunca tinha ouvido falar dessa forma de contratação, tinha que tirar minhas dúvidas antes de me comprometer com a empresa.
E como benefícios ainda terei PL e Férias.
Mas com relação a vínculo empregatício, como fica? Se eu for mandado embora terei direito a alguma coisa? É dificil sai dessa “sociedade” depois?
Obrigado.
[/quote]
Veja bem, vc sendo sócio cotista não é um empregado da empresa e sim um dos “donos”, então não tem os mesmos direitos que um funcionário.
Direitos como férias e 13º salário, depende de acordo entre os sócios, muitas vezes isso é colocado no contrato social da empresa.
Direitos sobre recisão de contrato, como fundo de garantia que um funcionário teria caso fosse demitido sem justa causa, vc não terá.
A vantagem para uma empresa em contrata-lo como sócio é que sai mais barato para eles e assim vc pode ganhar um salário(pro labore) maior.
A empresa deixa de pagar varios encargos empregaticios nesse formato e para vc a vantagem será se eles pagam uma boa distribuição de lucros, e também vc deverá ter um salário mais alto que o normal, para conpensar as perdas de direitos que teria como funcionário.
Caso seu salário não seja muito diferente de um funcionário normal, dai então essa desvantagem deve ser tirada na distribuição de lucros, já que a distribuição de lucros é isenta de impostos para a empresa.
A distribuição de lucros também deve estar no contrato social como vai ser distribuida.
As empresas podem repassar um valor mensalmente ou bimensal, trimestral, etc, vai depender de cada empresa.
Geralmente é mensal ou semestral.
Vc deve tratar sobre esses valores antes de aceitar a proposta, tenha em vista que não terás direito trabalhista algum, então financeiramente deve ser bom para vc, pq quando resolver sair, não vai levar nada.