Duvidas de um iniciante

ola, ola, ola… (Segunda vez que escrevo esse topico, nao hora de enviar meu pc trava ai e brincadeira) :evil:

Bom vamos la de novo.

Eu estou chegando do Delphi ao fabuloso mundo do java, há poucos semanas estou em contato com essa linguagem fascinante. Comecei a estudar naquele livro “Java Como Programar 6ª Edição” e tambem no google ne, que foi dando umas buscas encontrei voces.

Bom criei um programinha bem chulo em java que apenas cadastra, altera, pesquisa, exclui e lista os produtos em um estoque (usando BD mysql).

Na verdade como todo bom iniciante tenho duvida(s) em relaçao a linguagem.

1 - Meu programa executa que é uma beleza mas eu queria expandi-lo , colocar agora Cadastro de Clientes, Fornecedor, Vendas. (sei que a mim nao vai ser facil) mas o BD ja esta pronto.

2 - Como eu faço pra criar as novas interfaces graficas, eu faço tudo dentro do pacote padrao que criei o formulario produto :?:

3 - Terei que criar uma nova classe conexao para cada novo formulario de cadastro :?: se eu cliar ele nao vai se confundir :?:

4 - Como mando ele se conectar a tabela certa do BD :?: Antes era facil so tinha um BD com uma tabela entao ele fazia conexao derita, mas e agora :?:

5 - Como faço para que uma janela chame a outra, por exemplo abre uma janela para a pessoa escolher entre cadastar um cliente (ao clicar no botao cliente abre o formulario para cadastro de clientes e este se conecta a tabela correta do BD).

Ufa, ate consei de perguntar,rsrsrs

Depois eu pergunto mais…

É legal que você está bastante empolgado… Do mesmo jeito que eu a poucos meses atrás…
Mas eu acho que você deveria ir por parte, primeiro acabar o livro, depois avançar mais… Pois existem vários modos (framework) de fazer isso…

Porém, pra conexão com banco tem a apostila FJ21 da Caelum, eu ainda estou no meio dela, mas tem conexões com Banco.
A apostila está nesse link aí http://www.caelum.com.br/apostilas/

Senti que você já programava bem em outra linguagem…
para o desenvolvimento geral de um SW você já deve conheçer
alguns patterns como MVC, Facade entre outros, é interessante utilizar
um pattern conhecido, e no qual já esta adaptado, ajudará ateh no entendimento da linguagem…
para desenho de interfaces, tem o net beans que eh uma ótima ferramenta…
para que uma interface chame outra, você deverá criar métodos capazes de instanciar
uma outra interface, e utilizar seu contéudo…
acho que ajudei um pouco, onde eu sei ainda…
qualquer coisa se não ficou claro pergunta aí que eu tento explicar melhor…

Então, nessa apostila da caelum tem um patterns para conexão com o banco.
Na parte de JDBC, tem sobre o patterns Factory.

[quote=gabrielmskate]Então, nessa apostila da caelum tem um patterns para conexão com o banco.
Na parte de JDBC, tem sobre o patterns Factory.[/quote]

Salve, salve galerinha…vlw pelas respotas ai tudo na paz?

Bom baixei a apostila, vou da uma lida nela…

Depois eu pergunto mais…

vlw?

:stuck_out_tongue:

é por aí mesmo…
um ótimo começo…
Dá uma olhada também sobre o projeto Jedi, uma iniciativa
gratuita que disponibiliza aulas e materiais para quem quer aprender java desde o básico até o avançado.

o Link é: http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

2 - (Resposta), Nao, vc pode criar um pacote so para colocar as suas GUIs (intefaces graficas)
3 - Vc pode criar uma so classe com uma conexao generica, mas isso vc vai ter q dar uma estudada!

Uma coisa q eu vi eh q vc esta muito ansioso por interfaces graficas, vc poderia primeiro fazer elas sem interface, visualizando somente no console e depois de dominado essa parte, vc colocaria as suas telinhas. Agroa caso mesmo assim queira fazer as suas telas vc pode dar uma estudada em swing. Uma boa dica caso vc esteja utilizando o eclipse vc pode usar o plugin do Visual Editor (Eclipse VE), onde vc pode arrastar os componentes para as suas telas, eh facil e intuitivo de se fazer…

Espero ter ajudado!!

[]'s.

Bom eu sei como é esse negócio de criar interface antes de tudo, por que vim do delphi também a uns 3 anos atrás, tipo se você me der a liberdade de dar um conselho eu diria: Deixe a interface gráfica por útilmo, o verdadeiro sistema começa sem tela, enfim procure dar enfoque para a infra do sistema, deixando por último a interação com o usuário por meio de telas.

No mais recomendaria o estudo dos conceitos OO (Fundamentais na minha opnião), seguindo para a criação de POJOS, seguindo ainda para o desenvolvimento utilizando o padrão MVC, DAO e só então ai sim cair em cima do swing com tudo que tem direito. Bom foi assim que comecei, espero que possa lhe guiar também.

Espero ter ajudado… :smiley: