Sou iniciante em java e não estou conseguindo rodar uma aplicação com a tabela vazia, da uma exceção(catch) da uma mensagem de erro, dai surgiu a dúvida posso tratar esta tabela não dando nenhuma mensagem de erro ou existe um método que pega a tabela vazia
Que tabela? É um banco de dados? Uma estrutura em memória?
Qual Exception? Qual mensagem de erro?
Cola o código aqui e aponta onde está o erro. Precisamos de mais contexto para te ajudar.
É uma tabela de um banco de dados
Dá um Exception quando a tabela do banco de dados esta vazia
public void mostrar_dados()
{
try
{
// testar_navegacao();
tf_codigo.setText(con_cidade.resultset.getString("codigo"));
tf_nome.setText(con_cidade.resultset.getString("nome"));
}
catch(SQLException erro)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não localizou dados "+erro);
}
}
Oi boa noite!
Você deu uma olhada no meu problema?
obrigado
Tenta isolar o código, para evitar que a conexão ou o resultset cheguem nulos nesse trecho do código.
if (con_cidade == null) {
return; //sem conexão com o BD
}
if (con_cidade.resultset == null) {
return; //resultset não possui dados
}
Ola Jonathan!
O erro ainda permanece
E a tabela do banco de dados que esta vazia
Tenta fazer o seguinte:
if (con_cidade.resultset.first()) {
}
Já tentei colocar este código, mas quando a tabela e vazia da uma exceção, mas eu quero pegar quando a tabela e vazia e controlar a navegação, tipo ir para o primeiro registro, para o próximo, anterior, ultimo estas coisas.
obrigado
Entao coloquei o seguinte codigo e deu certo
if (con_cidade.resultset.first() == false)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não existem dados para esta cidade");
return;
}
so vai entrar aqui quando a tabela estiver vazia e nao da a excessao
e para controlar o botao de navegacao (primeiro, proximo, anterior, ultimo) que foi clicado usei uma variavel
e para controlar a linha da tabela usei uma outra variavel e ta funcionando
obrigado
Não é necessário testar a igualdade de valor pois o first()