Dúvidas gerais (iniciante)

Opa, eu sou o Tork e me registrei aqui há um tempo já porque queria aprender Java. Eu sei programar um tanto de ASP, mas queria aprender uma linguagem nova, mais complexa e aí resolvi que ia aprender Java. Porém eu não consegui me organizar para ler artigos, tutoriais e no geral não consegui entender a estrutura da linguagem.

Eu queria perguntar umas coisas e ver se alguém pode me ajudar:

  1. Em ASP, o script que eu escrevo funciona no navegador, na página de internet e beleza. Mas e o Java? Eu sei que dá para fazer programas com interfaces e tal, mas quando se está aprendendo só se faz programas no prompt do MS-DOS? Eu queria poder criar uma interface beeem simples, só para sair do MS-DOS, para deixar o programa com uma certa “independência”. Isso é nível muito avançado? Eu to viajando na maionese?

  2. Uma coisa que eu não entendo são as bibliotecas, o que são elas? São arquivos que contém recursos para serem usados no meu programa? Agora eu já nem lembro se chama biblioteca, mas eu estou falando daquelas linhas no começo do código em que se inclui um outro arquivo. Sempre que eu for usar certo recurso preciso fazer uma inclusão para o arquivo onde este recurso está?

  3. Quando eu aprendi ASP foi uma coisa bem fácil. Em pouco tempo eu consegui criar programas simples, mas que tinham a ‘cara’ que eu queria. Acho que essa pergunta é a mesma da primeira, mas tudo bem…
    Tem como personalizar um programa simpels, desses bem simples mesmo, só de perguntar o nome e mostrar na tela. Mas que seja um programa, com janela fora do MS-DOS. (é… ficou igual a primeira… =P)

Então, tem bastante coisa aí, quem puder me ajudar eu agradeço bastante. Isso tá me empacando no aprendizado!

Obrigado,
Tork

Oi,

O conceito de “biblioteca” eh relativo, mas a ideia eh essa que voce comentou. Os “includes” utilizados em ASP e PHP podem ser encarados como “bibliotecas”. De forma simples: bibliotecas sao modulos/classes/funcoes/whatever com funcionalidades re-aproveitaveis. Entao ao inves de criar um funcao ou metodo “substring” voce utiliza alguma coisa pronta em alguma biblioteca. No caso do Java, o JDK (que voce vai utilizar pra desenvolver) vem com uma biblioteca padrao, contendo trocentas coisas que voce pode aproveitar no dia-a-dia. Bibliotecas tambem sao chamadas de “API”. Existem detalhes como abstracao e interface que a API expoe, mas pra comecar acho que da bom.

Referencia util: http://pt.wikipedia.org/wiki/API

Sobre os programas iniciais, interface com usuario, etc, pegue um tutorial de introducao a linguagem ou entao compre um livro bom (pesquise aqui no forum, ja teve varias discussoes sobre livros bons pra iniciantes) e esqueca a interface grafica “nao-DOS”. Pra comecar vai de DOS mesmo, que eh feio, mas eficiente e voce nao perde tempo com detalhes de interface graficas. Quando voce conhecer bem a linguagem dai voce pode aprender a utilizar o Swing (que eh uma API do Java :)).

Outra coisa importante: tenha em mente que muita coisa vai ser diferente da programacao ASP. Desde a linguagem, ate conceitos de interface grafica e paradigmas de desenvolvimento. Com ASP/PHP voce fica acostumado a pensar em termos de request/pagina/script e em Java a coisa eh diferente (a coisa funciona em termos de “classes” e “objetos”).

Enfim - eh um desafio. Mas vale a pena. No pior dos casos voce pelo menos exercita o cerebro com algo diferente. :smiley:

Finalmente, seja bem-vindo. Dica: utilize titulos mais descritivos nos seus topicos. Facilita a leitura e ajuda nas futuras buscas no forum. :slight_smile:

Marcio Kuchma

seja bem vindo a comunidade tork é como o parceiro kuchma em java é as coisas é tudo diferente, eu ja programei em php e asp ja dei algumas lidas em tuto e livros mas em fevereiro conheci o java na faculdade e resolver adotar ela como minha linguagem filho hehe e no inicio tinha essas duvidas como vc ainda tenho, por enquanto ainda to no ms-dos tb, mas ja dei um trabalha com API - bibliotecas com interface gráficas, bom meu primeiro passo foi comprar o livro devido nao ter tempo para ta lendo tutoriais e apostilas da net ferramentas bastante importante. ai como adoro ler, comprei o livro deitel que estou gostando de ler, é bastante simples, porem qdo se trata-se de java temos que exercitar bastante o cerebro como o amigo mencionou, trabalha com classes e objetos, herança etc… é uma linguaguem muito mais complexa que php e asp…mas como vc ja programa em asp entao vai ser um processo de migração… uma dica nao tente se preocupar com o q vem pela frente como fazer…tente aprender determinando conteudo naquele momento o q vinher vc aprende hehe… no inicio é dificil tirar isso da mente mas consegue…coloquei em anexo… dicas como aprender java usando um livro, e o processo q faço para entender a linguaguem de maneira clara…e as duvidas que ficar GUJ. Ferramenta crucial para programadores…pois aki o q tem de gente bao… nao é pouco… fui qualquer coisa nao fiquei com vergonha de postar é so mandar…

Obrigado pelas respostas!

Da outra vez que eu comecei a aprender eu empaquei nessa história de objetos e classes! É muito estranho ainda para mim, mas agora eu to me acostumando com a idéia. =) Eu li dois tutoriais em duas revistas de Java que tenho. Os tutoriais falavam de igualdade em Java e números em Java. Aí eu to conseguindo ter uma noção melhor. Tem tipos primitivos, objetos, classes, é uma linguagem bem complexa.

Eu perguntei o negócio da interface para ter idéia do que é avançado o que não é. Então vou seguir o conselho de vocês e trabalhar só no DOS. Mas me diz uma coisa, os programas “em DOS” são somente acessíveis pelo prompt certo? Então é uma coisa para aprendizado, quero dizer, não dá para fazer um programa e pedir pra outra pessoa (que não saiba Java) usá-lo, dá? Assim, ela vai ter que abrir o prompt, chamar o arquivo, etc. É assim mesmo?

Ah, valeu pelos links e pelo anexo! Valeu kuchma! Valeu camilo!

Hum, mais uma coisa que eu queria saber: tem um lugar que eu possa ver quais são as funções, métodos e classes do Java? Eu lembro que tinha, mas não achei…