tenho uma class Operacao que possui um Set de Proponentes, a minha duvida é a seguinte:
1 - Se tudo estiver ok (relacionamentos, classes, etc), quando incluir uma nova operacao que possui um Set de proponentes, ao fazer so save(operacao) “automaticamente” o hibernate vai incluir os proponentes da operacao ou devo incluir os proponentes um a um percorrendo todo o Set e depois incluir a Operacao (quando entao o hibernate vai apenas “linkar” os proponentes aa respectiva operacao)? (pergunto isso pois inclui uma operacao e os proponentes nao foram incluidos pelo hibernate)
2 - Quando ocorre o delete-orphan? quando o aplicativo é iniciado ou a qualquer momento da execucao do programa?
3 - Meu aplicativo eh estilo desktop, como posso evitar que um usuario “mal intencionado” altere os arquivos xml de configuracao do hibernate de “bagunce” o sistema? (pensei em fazer o check sum dos arquivos, mas não me parece algo muito funcional)
4 - Posso incluir os arquivos xml de configuração hibernate em meu .jar?
Espero ter sido claro.
Desde já agradecido pelas respostas.
[quote=tiagolpadua]tenho uma class Operacao que possui um Set de Proponentes, a minha duvida é a seguinte:
1 - Se tudo estiver ok (relacionamentos, classes, etc), quando incluir uma nova operacao que possui um Set de proponentes, ao fazer so save(operacao) “automaticamente” o hibernate vai incluir os proponentes da operacao ou devo incluir os proponentes um a um percorrendo todo o Set e depois incluir a Operacao (quando entao o hibernate vai apenas “linkar” os proponentes aa respectiva operacao)? (pergunto isso pois inclui uma operacao e os proponentes nao foram incluidos pelo hibernate)
[/quote]
Ele só vai incluir os outros se você definir um casdade “save-update” ou mais abrangente.
Se ele for mal intencionado vai dançar, porque se mexer vai fazer o banco funcionar errado. Mas você pode serializar a configuração do Hibernate e não colocar arquivos de configuração: