Dúvidas iniciante java

Pessoal, estou começando no java, e me deparei com mais algumas duvidas.

• Além do swing, existe uma outra biblioteca grafica no java?
  • Por que o main recebe um array de string?
  • O acesso a banco de dados nativo do javba é o JDBC?
  • Por que o nome J -> 2 <- S E(J2SE)
  • O nome da minha classe precisar ser o mesmo do .java?

Quem poder me ajudar com qualquer questão.

obg

Sim, existe a AWT. Mas ela é antiga e seu uso não é mais recomendado.
Se você não estiver falando só em componentes, existe também a Java 2D.

Fora da distribuição padrão do Java, existe a biblioteca SWT (usada no eclipse, como citou o colega do post ali embaixo).
Para desenhos 3D, existe binding para OpenGL: JOGL e LWJGL e até mesmo APIs poderosas como a JMonkeyEngine. A sun também iniciou um projeto chamado Java 3D, que não foi incorporado ao JDK. Além disso, para captura de imagens de Cam e scanner, também foi criado o projeto JMF.

Para receber parâmetros da linha de comando.
Quando você executa o seu programa assim:
java seuPrograma A B 10 20

O array de Strings vai receber “A” na posição 0, “B” na posição 1, “10” na posição 2 e “20” na posição 3.

Muitas outras linguagens tem o método main recebendo um array de Strings, incluindo o C#, C++ e o C.

O JDBC é dividido em duas áreas. Um conjunto de classes para acesso bruto ao banco de dados. E um conjunto de drivers, que variam de fabricante para fabricante. Então, a parte de acesso em si (Conections, Statements, Resultset) é nativa, enquanto o driver específico do banco de dados é de propriedade do fabricante do banco, e deve ser baixado separadamente.

A versão 1.0 foi lançada em 1995. Em seguida, veio a versão 2. A sun foi um pouco resiste em alterar esse número de versão até o Java 5. Então tivemos o J2SE 1, 1.1, 1.2, 1.3, 1.4. Dali em diante JSE5 e JSE6.

O java 5 representou um grande avanço na linguagem. Nele foram incluídas sintaxes novas, como a dos Generics, do for each, além dos enums. Ele realmente justificou um novo número de versão. Já no Java 6, não seria tão necessário, mas resolveram abandonar de vez essa história de ter 2 versões para um produto só.

Se ela for publica sim. Se não for pública, não. Você pode ter até mesmo mais de uma classe não publica dentro de um .java. Entretanto, é uma boa política manter um arquivo por classe principal (publica ou não).

O correto é “puder”. Ou “tiver o poder”.

Além do swing, existe uma outra biblioteca grafica no java?
Sim, awt e umas outras … se não me engano o eclipse é feito com uma biblioteca GUI Desktop da IBM.

Por que o main recebe um array de string?
Não sei ao certo, mas deve ser um padrão de assinatura de método de JVM reconhece para Inicializar a classe (isso quando necessário, as vezes só queremos o objeto de uma classe X) .

O acesso a banco de dados nativo do javba é o JDBC?
Que eu saiba é apenas uma API, nem sei é a unica… talvez o link abaixo tire melhor tuas duvidas.
http://www.inf.furb.br/~jomi/java/pdf/jdbc.pdf

Por que o nome J -> 2 <- S E(J2SE)

Acho que a colocação do Wikipedia define bem…

O nome da minha classe precisar ser o mesmo do .java
SIM, exceto nos casos de subclasses :D, onde apenas a classe principal nomeia o .java

obs.: se alguem percebeu que eu me equivoquei em algo, já chegue na “voadora com os dois pés no peito :D”.

obs2.: VinyGodoy é o cara :smiley:

[quote=Vmaia]O nome da minha classe precisar ser o mesmo do .java
SIM, exceto nos casos de subclasses :D, onde apenas a classe principal nomeia o .java
[/quote]

O nome da Classe deve ser o mesmo da classe public que estiver no .java.
Por exemplo:

public class A { // O Nome deve ser A.java
    class B {
    }
    class C {
    }
}

Então sou obrigado em sempre ter uma classe public?

faz um teste ai …

crie um o Teste.java, porem remova o public da classe e e altere o nome da classe no codigo (sem alterar o nome do arquivo ) e ve se funciona :smiley: