Dúvidas iniciante java

Pessoal, estou começando no java, e me deparei com mais algumas duvidas.

• Além do swing, existe uma outra biblioteca grafica no java?
  • Por que o main recebe um array de string?
  • O acesso a banco de dados nativo do javba é o JDBC?
  • Por que o nome J -> 2 <- S E(J2SE)
  • O nome da minha classe precisar ser o mesmo do .java?

Quem poder me ajudar com qualquer questão.

obg

Sim, existe a AWT. Mas ela é antiga e seu uso não é mais recomendado.
Se você não estiver falando só em componentes, existe também a Java 2D.

Fora da distribuição padrão do Java, existe a biblioteca SWT (usada no eclipse, como citou o colega do post ali embaixo).
Para desenhos 3D, existe binding para OpenGL: JOGL e LWJGL e até mesmo APIs poderosas como a JMonkeyEngine. A sun também iniciou um projeto chamado Java 3D, que não foi incorporado ao JDK. Além disso, para captura de imagens de Cam e scanner, também foi criado o projeto JMF.

Para receber parâmetros da linha de comando.
Quando você executa o seu programa assim:
java seuPrograma A B 10 20

O array de Strings vai receber “A” na posição 0, “B” na posição 1, “10” na posição 2 e “20” na posição 3.

Muitas outras linguagens tem o método main recebendo um array de Strings, incluindo o C#, C++ e o C.

O JDBC é dividido em duas áreas. Um conjunto de classes para acesso bruto ao banco de dados. E um conjunto de drivers, que variam de fabricante para fabricante. Então, a parte de acesso em si (Conections, Statements, Resultset) é nativa, enquanto o driver específico do banco de dados é de propriedade do fabricante do banco, e deve ser baixado separadamente.

A versão 1.0 foi lançada em 1995. Em seguida, veio a versão 2. A sun foi um pouco resiste em alterar esse número de versão até o Java 5. Então tivemos o J2SE 1, 1.1, 1.2, 1.3, 1.4. Dali em diante JSE5 e JSE6.