comecei a estudar J2ee e estou com umas dúvidas terriveis :?: .
EJB é um framework assim como o spring?
Se EJB for um framework, é possível que eu construa componentes e os utilize em algum container apenas utilizando as outras apis do java? ps. sem utilizar JSP e servlets.
As aplicações que utilizam EJBs rodam em um container como o JBoss, e as feita com o Spring onde eu rodo elas?
4)Por que muitas pessoas odeiam EJBs?
5)Se os EJBs são tão ruins, Por que muitas empresas pedem que se saiba utilizá-los?
Antes de mais nada, EJB e Spring não tem nada a ver. São coisas totalmente diferentes. Muito diferentes!!
Spring é um framework. Existem tantas definições de Framework q confundem os iniciantes… Mas, minha versão sobre framework seria: Um conjunto de classes q te auxiliam a resolver um problema específico. O Spring serve pra separar suas classes por funcionalidades, desacoplando (tornando menos dependente umas das outras), e diminuindo programação “desnecessária”… Entre outras vantagens… Ou seja, ele vai facilitar sua vida depois q vc dominá-lo.
EJB é um elemento marcante da J2EE. Nao sei falar muito dele mas vou arriscar: São objetos q vc pode acessar remotamente, instanciar remotamente e trabalhar com eles remotamente como se tivessem local. Eles são indicados pra aplicações maiores… bem maiores… ou aplicações q podem crescer muito… Por isso muitos “fazem sinal da cruz” quando ouvem alguém falando q vai usar num projeto.
Bom, foi minha visão. Tentei nao complicar e nao usar termos Javaneses pra nao te confundir… posso ter falado alguma bobagenzinha ou outra, mas dá pra vc ter uma noçao da gigante diferença entre esses dois caras.
1- Ejb nao é um um framework, é na verdade parte de um framework, é um dos principais componentes da plataforma J2EE.
2-Existem varias maneiras de vc chamar um EJB, uma delas poderia ser atraves de um Servlet, outra de um JSP, ou melhor ainda, em uma Action do struts. Um EJB pode ser invocado de qualquer lugar, desde que esteja contido em um Container, ex JBOSS.
3-Sim, EJBs utilizam um container como o JBOSS, Spring é um framework assim como struts, mas nao confunda Container com Framework, Container é o cara que fornece os servicos para as aplicacoes e fazem elas funcionarem, e o Framework é o que organiza suas aplicacoes e utiliza um certa logica para o funcionamento.
4-Muitas pessoas odeiam EJBs, acho que pelo fato de nao conhecerem os ejbs direito.
5-Ha muitas vantagens e desvantagens de se utilizar EJBs, dentre elas controle de transacoes, pool de conexoes e tudo mais… entao, cabe a cada um verificar se compensa ou nao seu uso na sua aplicacao.
bom dia pessoal …
tô como uma duvida enorme sobre j2ee, sei q naum é uma muito facil de aprender, mais gostaria de um exemplo especifico… tipo… pq nao é facil de aprender ???