Estou criando um sistema simples (para quem sabe) de agenda, que conecta um banco de dados. Deve possuir as classes ContatoDAO, Contato, JDBCConnectionFactory e Teste. A classe do DAO deve possuir os seguintes métodos: Inserir, Apagar e Buscar.
Estou procurando tópicos de classe DAO neste fórum, e me parece que, o que há aqui é um pouco mais avançado.
A minha pergunta é: Eu declaro os métodos da classe DAO normalmente, como em uma classe normal? Ele fará contato com o banco de dados por essa classe?
Eu declararia o método como:
public String Apagar (){
return "Apagar tudo";
}
O que eu deveria colocar para transformar em DAO??
Só que contem métodos para fazer a comunicacao com o banco de dados…
Só uma observaçao: os métodos devem ter os nomes inserir, apagar e buscar (com letras minusculas… padrão java)
Gustavokt
Oi, pr?cipe
A idéia básica do DAO é criar uma classe onde todas as suas funcionalidades relativas ao banco seja feitas nele.
O JDBCConnectionFactory provavelmente deve ser responsável por fornecer uma conexão ao banco. O Contato vai servir como a classe que vai guardar os dados para você fazer a persistencia.
No seu método de inserção (no DAO), você teria algo do tipo
public void insert(Contato contato);
Esse método teria a query SQL e você precisaria pegar os dados de contato, e fazer a persistência usando a conexão fornecida pelo JDBCConnectionFactory
P
pr_cipe
Acho que entendi o que vocês explicaram.
Vou começar a fazer e depois mostro o código para vocês.
Eu tenho que fazer uma estrutura, dessa abaixo, para cada método: inserir, apagar e buscar??
public insert(String nome){
ContatoDAO contato DAO = new ContatoDAO();
Contato contato = new Contato();
contato.setNome(nome);
contatoDAO.inserir(contato);
Senhores, me desculpem a minha insistência, mas, é que eu sou muito cru em Java, e estou começando a aprender agora. Eu tenho certeza que são dúvidas simples, mas que para mim, ainda é um bicho de 21 cabeças.
Muito Obrigado!!
Gustavokt
Sim, a idéia é parecida para os outros métodos…
É dentro da classe ContatoBusiness, por exemplo, que você pode colocar algumas regras…