Dúvidas no WordPress

Algumas dúvidas básicas que o pessoal do WordPress “esqueceu” de colocar num lugar bem fácil de achar na documentação.

1. Como coloco código Java nos meus posts.

Tentei o Java2Html mas o WordPress insiste em cagar todo o html com o código Java.

1. Como instalo plugins no WordPress.

Exato !!! Estou usando a versão online (hosteada no site deles mesmo e não instalada no meu host) e simplesmente o menu PLUGINS inexiste. Estava querendo instalar alguns plugins sugeridos pelo urubatan aqui mais é claro que não consegui:

http://www.urubatan.com.br/2006/11/23/melhores-plugins-que-encontrei-para-o-wordpress/

Se alguém puder ajudar agradeço.

Para colocar código, você pode fazer o seguinte: postar o texto entre tags pre e usar o google cod prettify. Ele faz as alterações em Javascript. A vantagem disso é que ele não altera o resultado do post no feed.

Sobre os plugins, se você usa o wordpress.com não é possível instalar plugins nele. Em uma instalação normal, fora do wordpress.com, é só descompactar o arquivo .zip na pasta wp-content/plugins e ativar o plugin no painel de administração.

[quote=ZehOliveira]Para colocar código, você pode fazer o seguinte: postar o texto entre tags pre e usar o google cod prettify. Ele faz as alterações em Javascript. A vantagem disso é que ele não altera o resultado do post no feed.

Sobre os plugins, se você usa o wordpress.com não é possível instalar plugins nele. Em uma instalação normal, fora do wordpress.com, é só descompactar o arquivo .zip na pasta wp-content/plugins e ativar o plugin no painel de administração.

[/quote]

Olá,

Mas tendo a versão free .com, tem como usar esse google-code-prettify?

[quote=ZehOliveira]Para colocar código, você pode fazer o seguinte: postar o texto entre tags pre e usar o google cod prettify. Ele faz as alterações em Javascript. A vantagem disso é que ele não altera o resultado do post no feed.

[/quote]

Obrigado pela ajuda Zeh, agora estou muito pxtx da vida, pois o WordPress não permite tags html nem upload de arquivo css ou js.

Não consigo usar a tag por exemplo.

Impressionante como as coisas que deveriam ser fáceis se tornam tão difíceis e complicadas.

Cássio, eu pensava que sim, mas pelo que parece, não dá.

Sérgio, o software Wordpress é bem fácil de usar, alterar, configurar… Mas do serviço gratuito Wordpress.com, que não permite aos usuários instalar plugins.

Portanto, não é problema do software e não cabe aqui uma discussão sobre “esse software é simples, flexível etc.”, as limitações são do serviço (wordpress.com) que você tá usando, assim como o Blogspot tem várias limitações também.

Uma galera muito grande aqui usa Wordpress (software) em host próprio e sabe como ele é muito bom no quesito personalização.

[quote=ZehOliveira]Cássio, eu pensava que sim, mas pelo que parece, não dá.

Sérgio, o software Wordpress é bem fácil de usar, alterar, configurar… Mas do serviço gratuito Wordpress.com, que não permite aos usuários instalar plugins.

Portanto, não é problema do software e não cabe aqui uma discussão sobre “esse software é simples, flexível etc.”, as limitações são do serviço (wordpress.com) que você tá usando, assim como o Blogspot tem várias limitações também.

Uma galera muito grande aqui usa Wordpress (software) em host próprio e sabe como ele é muito bom no quesito personalização.[/quote]

ZehOliveira++

Espero que isso não seja o começo do MentaBlog :stuck_out_tongue:

Hehehehe. Boa piada! Eu mereci.

A verdade é que eu me enrolei todo porque o WordPress na versão online gratuita dentro do site deles, ou seja, sem necessidade de um host externo é limitadíssima! Não dá para fazer absolutamente nada. Nem usar tags HTML parece que dá, pois quando vc salva ele muda tudo. Publicar um código ali então impossível. Nem com o java2html eu consegui. (Até o Fabio Patricio me ajudou (valeu meu véio) e não rolou.)

Há vários lugares falando de plugins, etc. mas no Word Press online não existe isso.

Depois que eu descobri que tinha uma versão que vc baixa e instala em um host seu, e que essa sim te dá toda a liberdade pra fazer milhões de coisas e customizações, que eu entendi.

Conclusão: O WordPress online é muito ruim, chegou a me dar vontade de fazer um MentaBlog mesmo… (brincadeira!!!)

Já o software que vc baixa e instalar no seu host é MUITO bom.

Obrigado pela ajuda de qualquer jeito!

Se você não tiver um host rodando PHP, vi um post no blog do Urubatan propondo uma alternativa: http://www.urubatan.com.br/2007/05/07/java-php-wordpress-cool/

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Espero que isso não seja o começo do MentaBlog :P[/quote]

Word o que? O blog que eu fiz na Mundo Java é muito melhor :smiley:

Fala galera,

ai tenho um site feito em java, e fiz um blog usando wordpress.
Quero colocar uma area no meu site com os 3 ultimos posts do meu blog,
alguem sabe como eu do meu site tenho o acesso aos posts?

vlw…

Coloca o cógido fonte dentro das tagas

[sourcecode language=“java”] e [/sourcecode]

ViniGodoy que me ensinou. ^^

nao entendi?

Você coloca, no próprio editor do Wordpress (e não no de HTML) as tags
[sourcecode language=“java”]
Seu código aqui
[/sourcode]

Também suporta os formatos: cpp, csharp, css, delphi, jscript, php, python, ruby, sql, vb, xml
Mais informações: http://support.wordpress.com/code/

Como você está rodando no wordpress.com, você não poderá instalar plugins. Isso é privilégio exclusivo de quem possui o sistema do wordpress.
Ou seja, se você quiser instalar plugins, você deve hospedar o wordpress num servidor próprio.

Nesse caso, você deve:

1. baixar o wordpress no http://br.wordpress.org/
  2. Instalar o wordpress no seu provedor de páginas HTML favorito (ele deve suportar PHP e MySQL);
  3. olhar os plugins disponíveis no diretório de plugins do wordpress: http://wordpress.org/extend/plugins/
  4. Instalar o plugin, pelo próprio painel do Wordpress.

Eu já fiz a instalação do Wordpress. É extremamente simples.
Basta seguir o manual, que inclusive existe em português.

Pow kra brigadao mesmo, entao meu wordpress esta hospedado no meu
prorio servidor sim…

Qual é o plugin que tenho que instalar?

Valeu mesmo,

abraçao…

eu uso o syntaxhighlighter

Eu uso esse aqui SyntaxHighlighter Evolved.

E alem da forma comum, da para usar uma forma abreviada que fica assim:

//seu codigo aqui