Dúvidas PDV

Estou desenvolvendo a parte de PDV do meu sistema e surgiram algumas dúvidas

1. Segundo o pdf de regras de testes para homologação, o banco deve ser local. Então no PDV deve ter telas de cadastros de clientes e produtos, estoques , funcionários e assim por diante ou não? Ou deveria ter somente os módulos para consultar os produtos, cliente e efetuar vendas… isso seria aceito na homologação?

2. O esquema do banco local, poderia ser algo como um derby embutido da vida… daí… de tempos em tempos, tipo, a cada final de turno ele altualizar eu “mini banco” com o banco de dados central?

Ninguém nunca homologou um PDV?

Eu conheço um sistema só que foi homologado, que tem a parte de gerenciamento e os pdv’s… o banco do pdv é local mesmo, e pelo programa de gerenciamento é feita a exportação dos dados para o pdv (os cadastros são feitos no progrma de gerenciamento e os pdv’s são cadastrados nele também)

Não sei se vai ajudar alguma coisa, pois meu conhecimento desse sistema também é só superficial…

Isso que eu queria saber…no caso…a parte de cadastros dos clientes, produtos e outros… seria no sistema de gerenciamento mesmo e não no pdv…no caso o pdv só serviria para fazer as vendas propriamente ditas e fazer o fechamento de caixa no final do dia…

Isso mesmo… daí quando um cliente é cadastrado ele serve para todos os pdv :p´

leopoldof, os sistemas de PDV não costuma ter cadastro, pois isto é o módulo de retaguarda que faz toda interação… desde relatórios até gerenciamento.
E o pdv apenas recebe carga com os dados, mesmo porque não teria como cadastrar no seu pdv, pois a maioria das vezes ele possivel apenas um teclado de caixa, e não teclado convencional utilizado nos computadores.

E você está homologando o TEF no seu sistema de PDV correto? Software Express?

Att

Na verdade estou desenvolvendo ainda a parte de PAF-ECF
Já está rodando a comunicação com impressora…imprimir cupom…fechar…leitura x…redução Z …bla bla bla…

… o TEF acho que ainda não… vou aos poucos… primeiro quero deixar redondo a parte do PAF-ECF…
e fazer aqueles testes do pdf…de cem páginas… … :cry:
Mas quando começar essa parte de TEF…não creio que eu pegue algo pago para acoplar… vou fazer eu mesmo…isso se tiver como … pois li que alguns arquivos de comunicação com bancos são os próprios que devem fornecer e não é a empresa desenvolvedora que faz a comunicação… mas para isso … .ainda falta pesquisa…

Mas aceito sujestões… Prós e contras de pegar esses módulos TEF prontos…

ah…mais uma dúvida…
No caso da homologação… seria necessário homologar a retaguarda ? ou somente o PDV?

Software Express e SevenPDV são as empresas que homologam seu sistema TEF.

[quote]leopoldof
No caso da homologação… seria necessário homologar a retaguarda ? ou somente o PDV?[/quote]
Não, o retaguarda é um sistema como qualquer outro gerencial, apenas o PDV é necessário homologar, pois envolve instituição financeira / governo.

Voce está desenvolvendo um sistema de PDV para algum cliente especifico ou é um produto que deseja depois vender?

Uma coisa importante, somente como dica, é trabalhar legal na parte de exportação e importação entre PDV x Retaguarda, pois é comum uma empresa comprar sua solução de PDV, mas utilizar o sistema de retaguarda proprio, ou de outro fornecedor, logo é necessário ter importações e exportações entre eles.

Outro detalhe, não tenho certeza (preciso confirmar), o seu pdv tem que funcionar em ambiente OFFLine, ou seja, se o concentrador (Servidor) cair a conexão, os caixas (PDVs) precisam continuar operando, e assim que a conexão restabelecer enviar os dados para o concentrador !!! Se não me engano isto é uma exigencia legal.

E mesmo que não fosse, provavelmente seu cliente não vai querer parar de vender simplesmente porque a rede deu problema !!!

Att

Por isso que perguntei sobre a homologação da retaguarda, pois como vai ter estas rotinas de importação e exportação de dados entre o PDV e o banco de dados Central…e como a retaguarda vai trabalhar com a base central…me surgiu esta dúvida, pois teoricamente… se um cara for querer "profanar :twisted: " uma venda… ficaria fácil sem homologar a retaguarda, pois depois que o pdv exporta a venda para a base central, o gerente teria permissão, no caso de modificar itens da venda e até mesmo apagar a venda…!!!

Isso mesmo…pelo arquivo de exigencias que eu baixei… o pdv…teria que ter uma espécie de banco embutido, no meu caso… estou pensando em fazer com o derby…não sei se não vou ter que pegar outro banco, pois ouvi falar que o derby, depois de uma certa quantidade de registros, começa a ficar lento. Creio que por estar embutido no sistema PDV ele deva usar a memória para armazenar os dados, e somente no final ele grave em arquivo…(não tenho certeza, apenas imagino)…

Mas não seria obrigatório ter o TEF em um sistema ECF… certo?

Obrigado caros amigos…esta discussão está sanando várias dúvidas…

[quote]Por isso que perguntei sobre a homologação da retaguarda, pois como vai ter estas rotinas de importação e exportação de dados entre o PDV e o banco de dados Central…e como a retaguarda vai trabalhar com a base central…me surgiu esta dúvida, pois teoricamente… se um cara for querer "profanar " uma venda… ficaria fácil sem homologar a retaguarda, pois depois que o pdv exporta a venda para a base central, o gerente teria permissão, no caso de modificar itens da venda e até mesmo apagar a venda…!!!
[/quote]
Para o governo isto não é tão importante, pois se você vai trabalhar com PDV vai precisar homologar a impressora fiscal (a não ser que use impressora fria), mas isto nao vem ao caso… !!! Se o seu retaguarda está errado ou não… o importante que os impostos vão ser cobrado pela sua REDUÇÃO Z (Impressora fiscal).

[quote]
Isso mesmo…pelo arquivo de exigencias que eu baixei… o pdv…teria que ter uma espécie de banco embutido, no meu caso… estou pensando em fazer com o derby…não sei se não vou ter que pegar outro banco, pois ouvi falar que o derby, depois de uma certa quantidade de registros, começa a ficar lento. Creio que por estar embutido no sistema PDV ele deva usar a memória para armazenar os dados, e somente no final ele grave em arquivo…(não tenho certeza, apenas imagino)… [/quote]
Acho que não deve se preocupar com isto… porque o objetivo do seu banco off line seria funcionar em momentos que a rede não está trabalhando… ou seja seu pdv tem que ser inteligente para perceber sobre a rede… e comecar a gravar os dados em algum lugar interno dele, caso a rede não funcione…
Porem regularizando a rede, a base a utilizar é a principal, logo você pode apagar os dados do pdv que está no banco de dados dele… !!! Então dificilmente você vai ter uma quantidade grande de dados

TEF “Não”… Impressora Fiscal “Sim”
Embora dificilmente alguma empresa vai querer um sistema que não é habilitada a ter TEF… pois atualmente principalmente em cidades grandes… todo mundo utiliza cartao.
Mas é importante de fato ler a documentação, tem muitos detalhes que somente ela pode ajudar… !!!

Agora o seu PDV é para ser completo? TEF? Impressora Fiscal? Integração com algum retaguarda especifico?

Att

[quote]Acho que não deve se preocupar com isto… porque o objetivo do seu banco off line seria funcionar em momentos que a rede não está trabalhando… ou seja seu pdv tem que ser inteligente para perceber sobre a rede… e comecar a gravar os dados em algum lugar interno dele, caso a rede não funcione…
Porem regularizando a rede, a base a utilizar é a principal, logo você pode apagar os dados do pdv que está no banco de dados dele… !!! Então dificilmente você vai ter uma quantidade grande de dados [/quote]

Concordo 100% com você… mas teria uma gama de dados armazenados…como produtos e clientes…estes teriam que estar sempre na base local, pois se cair a rede… o sistema deve continuar emitindo vendas… então pegaria da listagem de produtos e clientes da base local… agora imagine um mercado… quantos mil produtos armazenados… he he he…

E outro grande problema que me deparei agora ao começar a fazer a parte de sincronização… he he he…
Como realizar a sincronização???
Apagar toda a base de dados local e repopular as tabelas com dados da base remota??? (Exceto as vendas se seriam enviadas direto para a base central e apagadas da base local)… Um problema se for assim… vai ser os milhares de produtos…

Veja, a quantidade de registro (produtos) que imagino que um mercado utiliza não deve ser mais que 10.000/20.000 registros (considerando as barras dos produtos, etc etc), mesmo que seja, acredito que esta quantidade de registro é tranquilo para o banco de dados (nunca usei o derby)

O projeto PDV é bem complexo, devido as grande variações e integrações que o mesmo tem com outro sistema / orgão do governo / instituição.
Embora conheço um pouco disto, nunca trabalhei de fato com a implementação do PDV, mas acompanhei bem de perto algumas pessoas sobre isto (Automação comercial).

Alguns detalhes é importante você confirmar, pois não sei informar com precisão.

• Pelo que sei, atualmente o governo já não homologa um projeto PDV sem impressora fiscal e TEF.
  • Precisa verificar se para homologar um sistema para impressora fiscal… se o governo exige algo da sua empresa. (Caso possua uma)
  • Quais impressoras deseja hologar o sistema.

Bom enfim, é um projeto chato devido estes detalhes !!! Só mais uma dica… cuidado com PDV que aceita apenas uma forma de pagamento… acredite, existe sistema que permite apenas uma forma de pagamento. E isto na prática é ruim…!!!

Att

Boa idéia… a princípio eu estava pensando em usar somente uma base local para fazer todo o trabalho do pdv…mas como vc citou, fica melhor… usar sempre a base da rede (Base Central) e cada vez que abrir uma nova venda, verificar…se não tiver conexão, começar a usar a base local… e de tempos em tempos fazer uma atualização de produtos e clientes na base local