Eae galera, eu sei manipular arrays e tal, mas é aquela coisa meio decorada, eu não sei como o compilador “pensa” quando vê uma sentença do tipo:
for( i = 0; i < 5; i++) {
mostra isso;
}
O que o programa java faz? Primeiro ele diz que i = 0 e mostra a entrada [0], depois, se i < 5 ele soma +1 e mostra o próximo? Na prática é isso que funciona, mas como o compilador interpreta esses ; como querendo dizer isso?
Bem, não sei se está complicado para vocês me entenderem… É que tipo, na minha cabeça essa parte i = 0; i < 5; i++ não faz sentido, apesar de dominar a técnica para usar…
Por exemplo, na minha cabeça o que deveria acontecer é o seguinte, i = 0 seria definido, i seria < 5, se somaria 1 (0+1=1) e seria mostrada a entrada [1]. Porque se repete somente a última instrução, no caso i++ e porque se mostra a entrada [0] antes de se chegar a instrução i++ (caso contrário começaria do [1]).
Acho que viajei demais, mas quem captar o que eu quis dizer e pudesse me ajudar eu ficaria muito grato.
Tudo bem alaorbarroso?
for (int i = 0; i < 5; i++) {
mostra isso;
}
O que acontece no for é o seguinte (Muitos usam o for, mas não sabem como funcionam corretamente). Como vc pode ver o for contém três partes, que são separadas por ;. Para facilitar a momenclatura vamos fazer o seguinte:
for (parte 1; parte 2; parte 3) {
mostra isso;
}
1 : Declaração e inicialização de variáveis;
2 : Expressão condicional (boleana);
3 : Expressão de iteração (e não incremental como falam, pois não precisa ser algo no tipo x++ ou ++xx).
A parte 1 será excecutada apenas uma vez antes de começar o for, onde serão inicializadas a váriaveis, onde pode ser um conjunto de inicializações separadas por vírgula (exemplo: for (int x=0, y = 0; 2; 3)).
A parte 2 é um teste condicional como um teste em if ou while. Caso seja verdadeiro o bloco for é excecutado, caso contrário, não é excecutado o bloco e nem a parte 3.
A parte 3 é sempre excecutado no final do bloco for, obviamente caso o teste condicional seja verdadeiro.
Blz?
Era exatamente o que eu queria saber.
Wow, acho que vou poder durmir mais tranquilo de hoje em diante. 
Brigadão.