dúvidas referente a analista x programador

Boa noite,

acabei de me formar esse ano e surgiu uma oportunidade de trabalhar com desenvolvimento Java no qual estou curtindo. No entanto recebi uma proposta para atuar como analista. E pesquisando no fórum pude ver algumas discussões referentes a esse assunto.
a diferença é que como analista irei ganhar menos e terei que mudar para uma cidade maior. Gostaria de saber se vale a pena e como que está o mercado de java atual.

Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista, por isso eu prefiro fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

No seu caso, se você gostar de programar, opte pela primeira opção.

Sobre o mercado, sem dúvida está aquecido.

Agora a situação de mudar de cidade e ganhar menos,
eu analiso da seguinte forma, ganhará menos por curto período de tempo, uns 6 meses o salário já começa a render
de acordo com o desenvolvimento do seu trabalho durante esse tempo, e a tendencia é aumentar.

Também tem que levar em consideração o tempo como bestlinux comentou, em alguns dias vai ser Full Ultra Mega House o tempo.
tem que pensar nesses pontos, se a empresa for muito grande vai ser assim. Para saber mais, tente verificar com o gerente ou com a equipe de
RH sobre o tempo de trabalho, horas a mais, essas coisas.

Eu mudaria de cidade, mas não para uma cidade tão grande como São Paulo, porque pra mim é loucura, prefiro ficar na região aqui,
Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, o mercado está no auge e o tempo de serviço é razoável.

Eu sempre pensei que não havia muita diferença entre os dois.

o shoes tem um post fantástico em seu antigo blog:

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/15/quando-eu-crescer-quero-ser-analista-de-sistemas/

[quote]o shoes tem um post fantástico em seu antigo blog:

http://blog.fragmental.com.br/2008/01/15/quando-eu...uero-ser-analista-de-sistemas/[/quote]

Legal o artigo, acho que nós como programadores, devemos entender também como funcionam os negócios da empresa para poder aplicar uma melhor solução, e desenvolver sistemas do 0 embora não seja o foco.

Em uma cidade maior os seus custos também serão maiores o que diminuirá ainda mais o seu salário final .

Você precisa avaliar quais benefícios concretos a nova empresa irá te proporcionar para compensar essa diminuição do salário.

Senão você corre o risco de continuar programando na outra empresa com um salário menor e apenas com o rotulo de analista na carteira.

[quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

Eu vou lhe dizer uma coisa,em quase 10 anos de carreira nunca vi um analista ‘full time’,o cara sempre metia a mão na massa.

[quote=misterzire]Em uma cidade maior os seus custos também serão maiores o que diminuirá ainda mais o seu salário final .

Você precisa avaliar quais benefícios concretos a nova empresa irá te proporcionar para compensar essa diminuição do salário.

Senão você corre o risco de continuar programando na outra empresa com um salário menor e apenas com o rotulo de analista na carteira.

[/quote]

Continuar programando seria uma coisa ruim?

[quote=raf4ever][quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

Eu vou lhe dizer uma coisa,em quase 10 anos de carreira nunca vi um analista ‘full time’,o cara sempre metia a mão na massa.

[/quote]

Já conheci Analista totalmente Power Full Time trabalhava em São Paulo numa empresa lá, perto da Google…
Trabalhava dás 7:00 às 23:00 e isso se não ligava pra ele, informando problemas…
(ainda bem que não era casado)

Se ta doido, trabalhar é bom, mas nem pra tanto…

[quote=raf4ever][quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

[/quote]

Eu trabalhei dois anos em uma consultoria na Av. Paulista, Rua Haddock Lobo que analista é analista e ponto final. Também pensei que não existia isso, mas depois disso eu mudei meu pensamento. ( e este ano faço 10 anos de carreira )

Parabéns!Deve ter bastante conhecimento pra compartilhar no GUJ.

[quote=charleston10][quote=raf4ever][quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

[/quote]

Já conheci Analista totalmente Power Full Time trabalhava em São Paulo numa empresa lá, perto da Google…
Trabalhava dás 7:00 às 23:00 e isso se não ligava pra ele, informando problemas…
(ainda bem que não era casado)

Se ta doido, trabalhar é bom, mas nem pra tanto…
[/quote]

Não brother,full time nesse caso é o analista que SÓ faz análise e não programa.

[quote=bestlinux][quote=raf4ever][quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

[/quote]

Eu trabalhei dois anos em uma consultoria na Av. Paulista, Rua Haddock Lobo que analista é analista e ponto final. Também pensei que não existia isso, mas depois disso eu mudei meu pensamento. ( e este ano faço 10 anos de carreira )[/quote]

Ninguem diz que não existe isso, que existe todo mundo sabe. O que se diz é que não deveria existir, não da forma como existe. E as empresas em que esta distinção é feita estão normalmente entre as piores pra se trabalhar.

[quote=orlandocn][quote=misterzire]Em uma cidade maior os seus custos também serão maiores o que diminuirá ainda mais o seu salário final .

[/quote]

Continuar programando seria uma coisa ruim?[/quote]

Não , mas acho que saber fazer as duas coisas muito bom para o currículo .

Eu sou analista de Sistemas mas continuo programando pois gosto de fazer as duas coisas.

Nem sabia que existia ainda a profissão de analista de sistemas. :smiley:
As empresas querem um analista programador, isso sim.

[quote=YvGa][quote=bestlinux][quote=raf4ever][quote=bestlinux]Bom, eu curto analise e curto programação. Porém, não deixaria de programar para ficar full time analista
[/quote]

[/quote]

Eu trabalhei dois anos em uma consultoria na Av. Paulista, Rua Haddock Lobo que analista é analista e ponto final. Também pensei que não existia isso, mas depois disso eu mudei meu pensamento. ( e este ano faço 10 anos de carreira )[/quote]

Ninguem diz que não existe isso, que existe todo mundo sabe. O que se diz é que não deveria existir, não da forma como existe. E as empresas em que esta distinção é feita estão normalmente entre as piores pra se trabalhar.[/quote]

Não seria as empresas mais organizadas ? Ou você prefere empresas que o Gerente de Projeto é programador também ? :roll:

Parabéns!Deve ter bastante conhecimento pra compartilhar no GUJ.[/quote]

só sei que nada sei :-o

[quote=bestlinux]
Não seria as empresas mais organizadas ? Ou você prefere empresas que o Gerente de Projeto é programador também ? :roll: [/quote]

Não, não seria. Não seria porque essa distinção é forçada, ela não existe na prática. O ato de levantar requisitos, imaginar uma solução e implementá-la, pode, e deve, ser feito pela mesma pessoa. Não faz sentido eu pagar duas pessoas pelo que uma pode fazer.

A diferença vem da tentativa, reconhecidamente fracassada (por QUALQUER autor da area), da analogia entre desenvolvimento de software e alguns ramos da engenharia (engenharia civil, mais comumente). Por se querer tratar o analista como “quem pensa” e o programador como “quem executa”. Mas isso não da certo porque o programador precisa pensar, precisa entender a solução tão bem quanto o analista para poder implementar, precisa saber julgar essa solução e se preciso for (e normalmente é porque só na implementação alguns problemas vão surgir) precisa saber contornar. Se você tem um programador com essa experiência para que precisa do analista?

Por outro lado, se voce quiser ter programadores “baratos”, o analista vai ter que detalhar completamente a solução, num documento tão rico e depois ainda ter que explicar minuciosamente ao programador “barato” o que exatamente cada detalhe daquele significa e como deve ser implementado. Fazer esse documento e depois conversar com o programador “barato” consome tanto tempo quanto levaria para um bom desenvolvedor por conta própria implementar.

Ah, mas o analista da minha empresa não sabe/quer programar. Paciência, se voce quiser eu posso te mandar curriculos de alguns que sabe e querem. O salario deles é maior do que a maioria, mas provavelmente você vai gastar menos do que tendo um analista inútil e um programador incompetente. Sem contar que a qualidade do trabalho será bem melhor.

Só, por favor, não tente transformar o seu programador incompetente ou seu analista inútil no seu ideal desenvolvedor, nenhum dos dois tem essa capacidade e depois você vai querer dizer que não funcionou.

[quote=YvGa][quote=bestlinux]
Não seria as empresas mais organizadas ? Ou você prefere empresas que o Gerente de Projeto é programador também ? :roll: [/quote]

Não, não seria. Não seria porque essa distinção é forçada, ela não existe na prática. O ato de levantar requisitos, imaginar uma solução e implementá-la, pode, e deve, ser feito pela mesma pessoa. Não faz sentido eu pagar duas pessoas pelo que uma pode fazer.

A diferença vem da tentativa, reconhecidamente fracassada (por QUALQUER autor da area), da analogia entre desenvolvimento de software e alguns ramos da engenharia (engenharia civil, mais comumente). Por se querer tratar o analista como “quem pensa” e o programador como “quem executa”. Mas isso não da certo porque o programador precisa pensar, precisa entender a solução tão bem quanto o analista para poder implementar, precisa saber julgar essa solução e se preciso for (e normalmente é porque só na implementação alguns problemas vão surgir) precisa saber contornar. Se você tem um programador com essa experiência para que precisa do analista?

Por outro lado, se voce quiser ter programadores “baratos”, o analista vai ter que detalhar completamente a solução, num documento tão rico e depois ainda ter que explicar minuciosamente ao programador “barato” o que exatamente cada detalhe daquele significa e como deve ser implementado. Fazer esse documento e depois conversar com o programador “barato” consome tanto tempo quanto levaria para um bom desenvolvedor por conta própria implementar.

Ah, mas o analista da minha empresa não sabe/quer programar. Paciência, se voce quiser eu posso te mandar curriculos de alguns que sabe e querem. O salario deles é maior do que a maioria, mas provavelmente você vai gastar menos do que tendo um analista inútil e um programador incompetente. Sem contar que a qualidade do trabalho será bem melhor.

Só, por favor, não tente transformar o seu programador incompetente ou seu analista inútil no seu ideal desenvolvedor, nenhum dos dois tem essa capacidade e depois você vai querer dizer que não funcionou.
[/quote]

Então “ok”, essa é uma opinião SUA :wink: