Duvidas sobre a utilização de beans do JSF

Bom dia pessoal
estou iniciando em JSF, queria saber como se tem como fazer isso:
tenho um cliente (ClienteBean), esse cliente tem um atributo endereco (Endereco).

O endereco tem os métodos set e get e tal, eu queria que ao editar o campo endereço da pagina, ele setasse o endereco de dentro do atributo Endereco:
<h:inputText value="#{cliente.endereco.endereco}"/>
<h:inputText value="#{cliente.endereco.complemento}"/>
… etc

Não queria colocar esse atributo na classe Cliente para usar assim:
<h:inputText value="#{cliente.endereco}"/>
<h:inputText value="#{cliente.complemento}"/>
… etc

Existe uma forma de fazer isso com JSF? valeu!

Ah, se não tiver como, alguem pode me dizer como é geralmente feita a união entre os Beans Endereco e Cliente por exemplo? como eu poderia cadastrar um cliente ja setando um endereço, sem precisar incluir no BD primeiro cliente depois o endereço.

funciona exatamente como tu queria :smiley:
#{cliente.endereco.rua} …

o unico esquema é que cliente.endereço não pode ser null, ou seja, tu ja deve ter criado o objeto endereço de dentro do cliente :smiley:

É verdade, funcionou… vacilo meu não ter testado instanciando o objeto endereco . :oops:

valeu pela ajuda.

Opa,

ah, só não esqueça de instanciar tua classe Endereco no construtor do teu backing bean. Isto pode evitar alguns nullpointer exceptions e algumas situações.

:okok:

Eu estou com um “problema” aqui que é o seguinte… comecei a trabalhar com java para web em um projeto que ainda só tem o cadastro de cliente. Porém achei muito estranho a maneira como esta implementado, os caras criaram 4 beans (cliente, endereco, email e telefone), porem eles naum tem ligacao nenhuma, cada um esta em uma “aba” diferente e tem seu salvar, quando salva um endereco, ele passa o id do cliente como parametro, mesmo para email e telefone. Isso me parece meio contra a OO, ao meu ponto de vista, um cadastro de cliente devia ter apenas um bean cliente e dentro desse bean os objetos de endereco, email etc… e tudo isso tem um salvar soh: o do cliente, que la para frente separa os DAO’s e salva cada um… isso me parece mais correto. Sera que podem me dizer se eu penso certo e esse sistema esta tudo errado? ou eu estou errado e é assim mesmo?