Olá
Na verdade wi-fi pode de certa forma ser protegida. Só trouxas a deixam completamente aberta para qualquer um. Mas Bluetooth é diferente sob todos os aspectos.
A gente já usa comunicação wireless há muito tempo nos controles remotos de nossos televisores, DVDs, etc. que usam conexão por raios infravermelhos. O alcance máximo é de cerca de 5m dentro de um ângulo de 45 graus. Mais recentemente passamos a usar os mesmos raios infravermelhos para comunicação entre PDAs, celulares e outros. Mas estes tipos de raios tem baixa velocidade e precisam alinhar os dispositivos.
Então apareceu a tecnologia bluetooth que usa rádio freqüência. Tem bem mais velocidade, o sinal se propaga em todas as direções e atua dentro de um raio de 10m. Em princípio era para ter segurança provendo autenticação, encriptação, controle QoS e outras coisas mais. Porém na prática se revelou vulnerável e abre portas para ataques maliciosos. De todo modo ela vem sendo atualizada por um monte de companhias para ser mais rápida segura e mais barata. Além da questão de segurança, o custo dos chips representa um embaraço a sua popularização desde que foi inventada pela Ericsson em 1994.
A função principal do Bluetooth é substituir cabos. É usada normalmente para conectar com uma impressora, transferir fotos ou tons de discagem entre celulares, sincronizar dados entre PC e PDA e outras conexões instantâneas e não-permanentes. Só deve ser habilitada para fazer a conexão desejada que quando terminada deve ser desabilitada.
Um dispositivo bluetooth pode ser colocado no estado de poder ser descoberto automaticamente (Discoverable" mode), isto é, que pode ser visível por outros dispositivos ou no modo de não ser descoberto (“non-discoverable” mode). O dispositivo deve ser sempre colocado como “non-discoverable” mode para evitar ataques que não precisam de prática nem habilidade.
Mesmo configurado como “non-discoverable” mode onde só aparece para quem conhece seu Bluetooth MAC address, ainda pode sofrer ataques de hackers e permitir conexões não autorizadas. O tal Bluetooth MAC address não tão único e seguro como devia e para piorar existem programinhas (RedFang por exemplo) que em cerca de 3 segundos podem descobrir um dispositivo escondido. Ele consegue isto mais facilmente quando o dispositivo está a vista. O hacker o percebe porque a maioria deles tem um led azul.
A segurança as vezes pode ser um pouco melhorada. Por padrão bluetooth não autentica a conexão. Mas alguns poucos fabricantes de dispositivos implementam um processo de autenticação e autorização que se existirem devem ser usados.
Portanto, muito cuidado com bluetooth. Proteja suas caracteristicas e senhas. Esteja atento a todas possibilidades de abertura deles via engenharia social.
Acho que expliquei porque bluetooth não deve ser usado para fazer rede.
[]s
Luca