Dúvidas sobre Bluetooth

Fala galeria…

Totalmete OFF!!!

Eh o seguinte… Comprei um PDA com Bluetooth e estou louco pra comprar um adaptador USB/Bluetooth pra conseguir navegar na net com ele…

Dei uma procurada na net, e o mais legal q eu achei, tem um raio de acao de 10M…

Nao imaginei q seria mais mesmo, porem, minha dúvida eh a seguinte: Esses 10 metros tem q ser em espaco aberto? Tipo, se meu computador estiver em uma sala e eu estiver em outra vai rolar?? Moro em um sobrado. Sera q funciona de um andar para o outro??

Valews!

10 metros sem paredes.

Era o q eu tinha imaginado!!!

O q eu estava imaginando era quase uma rede Wireless :wink:

Mas soh pra completar… De um comodo pra outro nao ira funcionar nadinha nadinha ??? :frowning:

bem dificl… compra esses adaptadores wi-fi… fica bacana e funciona na sua casa toda… ((;

Wi-fi… Eh pensei nele tb, soh q daih eu vou precisar da antena, nao?

Compra no Mercado Livre. Lá tu encontra adaptador Bluetooth de 100M, e com eles tu vai conseguir usar bem em menos de 10M. Tem uns por 80 pila que funcionam muito bem.

Bluetooth pode funcionar atravez de paredes, mas tem que ser perto, por exemplo, 3M com uma parede no meio funciona bem.

Em casa usei meu celular como controle remoto do powerdvd vendo filme na tv… fica tri bom! :slight_smile:

No meu caso, acho q 3M nao resolveriam tanto assim :frowning:

Vou avaliar a opcao do WiFi mesmo!!!

Valeu pelo toque!

O alcance do Bluetooth é baixo de propósito.
Por exemplo, para um fone de ouvido sem fio com Bluetooth, ou então um home theater wireless, ou mesmo uma chave de carro, não é preciso 10 metros de alcance. Na verdade até seria interessante em alguns casos um alcance menor. É que quando se especificam os 10 metros, isso dá para levar em conta alguns problemas ambientais (se você tiver um controle remoto de garagem, por exemplo, há obstáculos no caminho e interferências eletromagnéticas que diminuem o alcance do rádio. Então o alcance real é de bem menos de 10 metros.).

Olá

Acrescentando ao que já disseram, Bluetooth não oferece a segurança adequada para que se confie como uma rede. Melhor usa-lo tal como foi projetado sem a expansão sugerida.

[]s
Luca

Cá entre nós Luca, esse problema(a segurança) é o maior que tecnologia wireless pode oferecer.Infelizmente, ondas e todo tipo de espectro-eletromagnético são demasiado inseguros, pois podem ser retransmitidos, atenuados e repetidos.Tão tentando umas soluções para a Wi-Max, mas sinceramente, sei não… :roll:

E tem muita empresa feliz da vida com sua super rede Wi-Fi sem saber que ta “dando” ponto de acesso à internet ou deixando uma enorme porta de entrada para qualquer jovem provido de uma lata de atum e capacidade de ler 2 ou 3 pdf’s que se acha na internet.

Eu tinha um professor na Ulbra que era conhecido como “O homem da lata de pringles”

Segundo ele, a maioria das redes sem fio não tem nem a segurança padrão ativada.

Olá

Na verdade wi-fi pode de certa forma ser protegida. Só trouxas a deixam completamente aberta para qualquer um. Mas Bluetooth é diferente sob todos os aspectos.

A gente já usa comunicação wireless há muito tempo nos controles remotos de nossos televisores, DVDs, etc. que usam conexão por raios infravermelhos. O alcance máximo é de cerca de 5m dentro de um ângulo de 45 graus. Mais recentemente passamos a usar os mesmos raios infravermelhos para comunicação entre PDAs, celulares e outros. Mas estes tipos de raios tem baixa velocidade e precisam alinhar os dispositivos.

Então apareceu a tecnologia bluetooth que usa rádio freqüência. Tem bem mais velocidade, o sinal se propaga em todas as direções e atua dentro de um raio de 10m. Em princípio era para ter segurança provendo autenticação, encriptação, controle QoS e outras coisas mais. Porém na prática se revelou vulnerável e abre portas para ataques maliciosos. De todo modo ela vem sendo atualizada por um monte de companhias para ser mais rápida segura e mais barata. Além da questão de segurança, o custo dos chips representa um embaraço a sua popularização desde que foi inventada pela Ericsson em 1994.

A função principal do Bluetooth é substituir cabos. É usada normalmente para conectar com uma impressora, transferir fotos ou tons de discagem entre celulares, sincronizar dados entre PC e PDA e outras conexões instantâneas e não-permanentes. Só deve ser habilitada para fazer a conexão desejada que quando terminada deve ser desabilitada.

Um dispositivo bluetooth pode ser colocado no estado de poder ser descoberto automaticamente (Discoverable" mode), isto é, que pode ser visível por outros dispositivos ou no modo de não ser descoberto (“non-discoverable” mode). O dispositivo deve ser sempre colocado como “non-discoverable” mode para evitar ataques que não precisam de prática nem habilidade.

Mesmo configurado como “non-discoverable” mode onde só aparece para quem conhece seu Bluetooth MAC address, ainda pode sofrer ataques de hackers e permitir conexões não autorizadas. O tal Bluetooth MAC address não tão único e seguro como devia e para piorar existem programinhas (RedFang por exemplo) que em cerca de 3 segundos podem descobrir um dispositivo escondido. Ele consegue isto mais facilmente quando o dispositivo está a vista. O hacker o percebe porque a maioria deles tem um led azul.

A segurança as vezes pode ser um pouco melhorada. Por padrão bluetooth não autentica a conexão. Mas alguns poucos fabricantes de dispositivos implementam um processo de autenticação e autorização que se existirem devem ser usados.

Portanto, muito cuidado com bluetooth. Proteja suas caracteristicas e senhas. Esteja atento a todas possibilidades de abertura deles via engenharia social.

Acho que expliquei porque bluetooth não deve ser usado para fazer rede.

[]s
Luca

Parece que no último Oscar roubaram as listas de contatos de celulares de várias celebridades dessa forma. Algum engraçaralho pra cadinho estava na platéia com tudo pronto e mandou bronca. Aquela Paris Hilton foi uma das vítimas, por exemplo.

Parece que no último Oscar roubaram as listas de contatos de celulares de várias celebridades dessa forma. Algum engraçaralho pra cadinho estava na platéia com tudo pronto e mandou bronca. Aquela Paris Hilton foi uma das vítimas, por exemplo.[/quote]
Só para dar uma contribuição para os interessados, um artigo que vale a pena ler e que o Luca colocou alguma coisa: http://www.securityfocus.com/infocus/1830

GNFARB!

[size=7](Good Name For A Rock Band)[/size]

Olá

Só quero acrescentar que não é que Bluetooth não possa ir mais longe. Há casos de testes com acessos muito maiores do que 10 metros. Na Noruega eles captaram sinal de Bluetooth a 2500 metros com uma antena parabólica grande. Nos Estados Unidos em campo aberto em linha reta captaram sinal a cerca de 1000m. Mas na prática em ambientes fechados normalmente o limite é de 10 metros.

Outra questão importante é sobre a segurança. Com bluetooth alguém mal intencionado pode roubar dados de uma empresa com um telefone celular com bastante memória (Nokia 6600 por exemplo) e mais um concentrador Bluetooth com o tamanho de um cartão de crédito mais grosso. Ou com um notebook (como o meu). Pode também se apoderar de conexões de celular e usar a linha com fins escusos (sequestro, terrorismo, etc.). Pode roubar a agenda como já disseram e causar muitos outros transtornos. O administrador de rede precisa saber usar uma ferramenta como hcidump para monitorar constantemente o que se passa em sua rede.

Obs.: Wi-Fi é mais seguro mas também não é totalmente seguro, precisa também de monitoramento constante e de educação dos usuários. Diretor de empresa que usa rede wi-fi em locais abertos (aeroporto, cyber-cafe, etc.) podem ter dados violados. Só use seu notebook em locais assim se seus dados não valem porcaria nenhuma.

Finalmente uma recomendação: sugiram que suas empresas comprem o último livro do Nelson Murilo (do chkrootkit), Segurança em redes sem fio.

[]s
Luca (Feliz da vida porque sua viagem pra Boston foi suspensa)

Pessoal, me ajudem com uma duvida. comprei um bluetooth OEM. não encontrei manual. esta escrito nele v1.2. tentei conectar com o nokia 6565 e ele não encontrou acessorios bluetooth, tentei com um ericsson de um amigo (não sei o modelo) tb. não consegui encontra-lo. No manual do meu celular 6265 nokia diz que é 1.1 para fone e 1.0 para voz. O que isso quer dizer? que não conecta com o bluetooth 1.2? Vou ter que encontrar um celular compativel para parear?
Ou sera que meu bluetooth esta com defeito?
Quem puder me ajude.
Obrigaduuuuuuuu.
jo.rocha@ibest.com.br

é importante ressaltar que bluetooth tem categorias assim como o procotolo 802.11, e a diferença entre esse protocolos define a esfera de alcance da rede.

Como o thingol mencionou, bluetooth não foi projetado para ser usado de longa distância ele foi criado pra implementar o conceito de PAN (Personal Area Network).

Caso vá comprar verifica qual o tipo do padrão que ele implementa (algo parecido com as letrinhas que seguem o 802.11, - G,H etc) e verifique o alcance dessa implementação, lembrando que ele é ainda mais sensível que o 802.11 no que diz respeito a barreiras como paredes e etc.

Em geral os adaptadores USB são bem simples e não dão problemas (fora ser reconhecido automaticamente no XP)