Dúvidas sobre carreira

Boa noite Srs,

Me chamo Carlos Bruno, trabalho em um ServiceDesk, tenho 26 anos.
Sou formado em Redes de Computadores, porém, penso em fazer outra faculdade.
Gosto muito de programação, e quero iniciar nessa carreira.

Tenho vontade de iniciar como programador júnior o quanto antes, já tenho uma boa lógica de programação e o básico de java, e conheço a nível intermediário php/asp.

Gosto de desafios e de me “matar” de segunda a sexta, mas não estou mais aguentando perder meus sábados (algumas vezes domingos) e TODOS os feriados (esse ano não pude viajar nem no carnaval, nem na páscoa e nem no corpus christis por conta do meu trabalho).

Entendo que alguns ao lerem isso, podem pensar “ahh que preguiçoso”, mas peço que não me julguem, eu prefiro esse estilo de vida; prefiro ganhar menos e ganhar em qualidade de vida (que p/ mim é fins de semana e feriados para descansar).


  1. Como é a rotina de um profissional de programação? Vocês costumam poder viajar no carnaval/páscoa/corpus christis, etc… ?

  2. Estou a 4 meses na empresa de ServiceDesk, devo continuar lá até completar 1 ano de experiência, ou já devo procurar algo na área de programação ?

  3. Na opinião de vocês, seria uma “sacanagem” com quem me contratou?

  • meu chefe perguntou na entrevista se eu tinha disponibilidade de ficar um ano lá, eu disse que sim, e p/ falar a verdade, no começo achei normal a idéia de trabalhar de sábado…mas ele também não foi honesto comigo ao dizer que eu JAMAIS poderia programar viagens de feriado com antecedência, visto que não dá pra saber se vou folgar ou não. Eu pensei que, apesar de ser 6x1, feriado sempre seria feriado…

Agradeço toda a ajuda, não fazem idéia do nó que está na minha cabeça.

Abraços!

edit: estou a 4 meses na empresa.

Meu caro, antes de mais nada: você não é obrigado a trabalhar num lugar em que não queira (caso contrário, isso qualificaria trabalho escravo).

E, segundo, você deve se perguntar o seguinte: já que você já fez a faculdade de redes e já se interessa pela profissão, será que não valeria mais a pena achar um emprego nessa mesma área e não precise ser 6 x 1?

Em terceiro lugar, fica o aviso: toda profissão de TI é igual. Suporte ou programação, 6x1 ou 5x2, tanto faz. Todos trabalhamos sábados, domingos e feriados. A diferença é, de fato, quando isso já é estabelecido e quando é por alguma tarefa pontual.

A rotina de um programador varia. Em geral, trabalha-se das 9 às x (ponha aqui algum horário depois das 18 horas), às vezes trabalhando nos fins de semana, às vezes não. Costuma depender do tipo de empresa em que você trabalha, a época do ano, etc.

Então, já pensei também nesse assunto…
mas tenho vontade de trabalhar com programação, sentir como é “a pegada”, p/ ver o que, de fato, prefiro…infra/suporte ou desenvolvimento.

Mas isso é padrão?

Na minha empresa é meio tiranidade, mas…se vc tem um patrão legal, é possível que ele também prefira que você fique até mais tarde na sexta p/ folgar sábado?

dando um exemplo desse feriado de corpus cristis…é possível que ele fale “pessoal, vamos fazer hora extra segunda/terça/quarta p/ nao ter que vir quinta e sexta?”

Como é o meu primeiro emprego de TI, fica essa dúvida.

É muito difícil ver todos meus colegas de outras áreas com vida social, enquanto eu só fico imerso no trabalho, e acabo não vivendo como gostaria.

[quote=brunobra]

Mas isso é padrão?

Na minha empresa é meio tiranidade, mas…se vc tem um patrão legal, é possível que ele também prefira que você fique até mais tarde na sexta p/ folgar sábado?

dando um exemplo desse feriado de corpus cristis…é possível que ele fale “pessoal, vamos fazer hora extra segunda/terça/quarta p/ nao ter que vir quinta e sexta?”

Como é o meu primeiro emprego de TI, fica essa dúvida.

É muito difícil ver todos meus colegas de outras áreas com vida social, enquanto eu só fico imerso no trabalho, e acabo não vivendo como gostaria.[/quote]

Todo chefe é um ser humano! É impossível dizer, pode ser que alguns prefiram que você não trabalhe no fim de semana, pode ser que outros não liguem, pode ser que outros te dêem tanto trabalho que você não tenha opção. Varia bastante de pessoa para pessoa e de empresa para empresa. Em geral, é difícil que você, como programador, tenha que trabalhar num domingo. Mas é igualmente difícil que você NÃO tenha que trabalhar algum sábado ou feriado de vez em quando.

Esse negocio de trabalhar aos sabados e domingos varia de empresa para empresa e até de projeto para projeto, mas sinceramente, pelas empresas onde passei isso era excecao. De vez em quando, alguns sabados, ate domingos, quando tem algo urgente, tudo bem, mas sempre já acho exagero.

Acredito que na maioria das empresas é de segunda a sexta, eventualmente sabados e raramente domingos. Em uma empresa que se torne habito trabalhar finais de semanas e feriados acho que tem algo de errado. Ou eles sao pilantras que nao pagam HE ou sao burros pra nao fazerem o calculo e perceberem que contratar mais alguem sai, em periodo normal, mais barato.

Esse negocio de trabalhar aos sabados e domingos varia de empresa para empresa e até de projeto para projeto, mas sinceramente, pelas empresas onde passei isso era excecao. De vez em quando, alguns sabados, ate domingos, quando tem algo urgente, AÍ tudo bem. Agora se for sempre já acho exagero.

Acredito que na maioria das empresas é de segunda a sexta, eventualmente sabados e raramente domingos. Em uma empresa que se torne habito trabalhar finais de semanas e feriados acho que tem algo de errado. Ou eles sao pilantras que nao pagam HE ou sao burros pra nao fazerem o calculo e perceberem que contratar mais alguem sai, em periodo normal, mais barato.

Minha opinião:

Já trabalhei como suporte e hoje sou programador. O que o asaudate falou é verdade. Trabalhar livre de finais de semana? Acho que não em TI…mas pelo menos aonde trabalhei, era algo pontual. Depende da empresa também…tem amigo meu programador que durante o mês, trabalhou todos os sábados e domingos.

Mas antes de trocar de área pensa bem. Programação não tem meio termo, ou se ama, ou se odeia. Trocar apenas por causa do feriado às vezes não compensa. Como já foi dito aqui, talvez seja uma boa hora de trocar de empresa e não de área. :smiley:

[quote=asaudate]Meu caro, antes de mais nada: você não é obrigado a trabalhar num lugar em que não queira (caso contrário, isso qualificaria trabalho escravo).

E, segundo, você deve se perguntar o seguinte: já que você já fez a faculdade de redes e já se interessa pela profissão, será que não valeria mais a pena achar um emprego nessa mesma área e não precise ser 6 x 1?

Em terceiro lugar, fica o aviso: toda profissão de TI é igual. Suporte ou programação, 6x1 ou 5x2, tanto faz. Todos trabalhamos sábados, domingos e feriados. A diferença é, de fato, quando isso já é estabelecido e quando é por alguma tarefa pontual.

A rotina de um programador varia. Em geral, trabalha-se das 9 às x (ponha aqui algum horário depois das 18 horas), às vezes trabalhando nos fins de semana, às vezes não. Costuma depender do tipo de empresa em que você trabalha, a época do ano, etc.[/quote]

Então devo me considerar sortudo por poder entrar às 09h00 e às 18h02 estar passando pela portaria da empresa, voltando para casa? (Sou Analista Programador)

[quote=Leonardo Gaona][quote=asaudate]Meu caro, antes de mais nada: você não é obrigado a trabalhar num lugar em que não queira (caso contrário, isso qualificaria trabalho escravo).

E, segundo, você deve se perguntar o seguinte: já que você já fez a faculdade de redes e já se interessa pela profissão, será que não valeria mais a pena achar um emprego nessa mesma área e não precise ser 6 x 1?

Em terceiro lugar, fica o aviso: toda profissão de TI é igual. Suporte ou programação, 6x1 ou 5x2, tanto faz. Todos trabalhamos sábados, domingos e feriados. A diferença é, de fato, quando isso já é estabelecido e quando é por alguma tarefa pontual.

A rotina de um programador varia. Em geral, trabalha-se das 9 às x (ponha aqui algum horário depois das 18 horas), às vezes trabalhando nos fins de semana, às vezes não. Costuma depender do tipo de empresa em que você trabalha, a época do ano, etc.[/quote]

Então devo me considerar sortudo por poder entrar às 09h00 e às 18h02 estar passando pela portaria da empresa, voltando para casa? (Sou Analista Programador)[/quote]

Com certeza, muito sortudo!

cara…
concurso público…

final de semana certo em casa!

hhehe…

e cara…tem que fazer o que ti der vontade!

Li aos tópicos com calma, e confesso que fiquei frustrado.

Vi que, minha maior motivação será passar em algum concurso (não apenas pelos salários, que quase sempre são maiores).

Entendo que, assim como banco/mercados/hospitais, tem áreas de TI (como infra/suporte) que não podem parar nunca…

Mas programação?

Francamente, na empresa onde trabalho com suporte, se o usuário liga no feriado com problema em uma aplicação X, informo a ele que é só na segunda que será resolvido.

Agora vai um outro desabafo: hoje ouvi no elevador (de tiozinhos já, com cargos mais “top”) lamentações de que eles trabalharam no feriado; ou seja, é impossível eu trabalhar com TI e ter uma vida que um advogado por exemplo leva: trabalhar SOMENTE de segunda a sexta, e JAMAIS aos feriados (visto que até os “tiozinhos” que já são mais poderosos lá dentro não podem folgar os 4 dias).

[quote=brunobra]Li aos tópicos com calma, e confesso que fiquei frustrado.

Vi que, minha maior motivação será passar em algum concurso (não apenas pelos salários, que quase sempre são maiores).

Entendo que, assim como banco/mercados/hospitais, tem áreas de TI (como infra/suporte) que não podem parar nunca…

Mas programação?

Francamente, na empresa onde trabalho com suporte, se o usuário liga no feriado com problema em uma aplicação X, informo a ele que é só na segunda que será resolvido.

Agora vai um outro desabafo: hoje ouvi no elevador (de tiozinhos já, com cargos mais “top”) lamentações de que eles trabalharam no feriado; ou seja, é impossível eu trabalhar com TI e ter uma vida que um advogado por exemplo leva: trabalhar SOMENTE de segunda a sexta, e JAMAIS aos feriados (visto que até os “tiozinhos” que já são mais poderosos lá dentro não podem folgar os 4 dias).[/quote]

Vá com calma; também não seja inocente. Quem falou que um advogado NUNCA trabalha aos feriados? Uma coisa é certa: a não ser que você tenha um trabalho considerado “desqualificado” (pedreiro, garçom, etc.), isso é constante. Todo mundo que tem alguma espécie de trabalho qualificado trabalha, às vezes, durante um feriado ou final de semana.

[]'s

Na minha empresa nenhum desenvolvedor trabalha de sábado, domingo ou feriado. No entanto, fazemos 8:48 por dia para compensar as horas.

Mas o tempo que fico sem trabalhar de sábado, domingo e feriado, eu o uso para estudar. Por tanto, independete da empresa que voce estiver, com certeza terá que dedicar tempos extras com estudos, codificação, e quem sabe, projetos pessoais.

[quote=Lucas Emanuel]Na minha empresa nenhum desenvolvedor trabalha de sábado, domingo ou feriado. No entanto, fazemos 8:48 por dia para compensar as horas.

Mas o tempo que fico sem trabalhar de sábado, domingo e feriado, eu o uso para estudar. Por tanto, independete da empresa que voce estiver, com certeza terá que dedicar tempos extras com estudos, codificação, e quem sabe, projetos pessoais.

[/quote]

As 8:48 por dia são porque a CLT define que os empregados devem trabalhar 44 horas por semana. Nem todas as empresas aplicam, obviamente, mas algumas sim.

[]'s

Vc só sera feliz quando fazer algo que gosteee…
Vc gosta do que? Pare e pense.
Caso não seja oque vc faça hoje, se planeje para mudar…
Invista numa graduação e especialização que as portas se abrirão…
t+

Quando você é contratado num padrão diferente de 5x2, hora-extra passa a ser um acordo entre empregador e empregado hehe
Em TI há de tudo, desde pessoas que ganham para gastar depois com remédio (trabalharam meses com mais de 100 horas-extra/mês) até gente que consegue ter a maioria dos finais de semana e qualquer coisa entre os dois extremos.

E não será a empresa que fará a diferença mas, provavelmente, o projeto :wink: