Dúvidas sobre carreira

Boa tarde Pessoal,

Procuro ajuda/esclarecimentos sobre algumas áreas relacionadas a tecnologia.

Hoje estou fazendo um estágio num hospital onde o que mais faço é helpdesk, e não vejo como isso pode ajudar na minha carreira com tecnologia, pois sempre pensei em programar e não ficar na área de suporte.

Contudo, nesse estágio, vi algumas coisas relacionadas a banco de dados (fiz algumas consultas em PL/SQL), Windows Server (gerenciamento de usuários e servidor de impressões), configurações de Windows voltadas para redes corporativas, alguma coisa ou outra de redes e um pouco, muito pouco sobre o ERP do hospital.

Mas ainda fazendo aquele helpdesk maroto, vi algumas coisas que nem imagina chegar perto, tipo um banco de dados em produção ao vivo, ou até mesmo um servidor com várias máquinas virtuais, cada uma cuidando de uma coisa no hospital.

Porém de um mês para cá não tenho mais aquele entusiasmo de ir para o estágio, pois tenho a impressão de que nunca vou aparecer algo novo e a parte que tenho mais gostado que é consulta em banco de dados e ver melhor o funcionamento do ERP, parecem cada vez mais distante de mim, pois a equipe está separada (fisicamente) em infra e sistemas, pois segundo o gerente da T.I., assim parece fazer mais sentido para ele.

A questão é, hoje como estagiário, tenho vontade de aprender e tentar me decidir por uma carreira, porém o local que estou parece não proporcionar o desenvolvimento que espero pois ali me sinto como um faz tudo, mas sem profundidade em nada.

Gosto de programação, mas não sei se consigo entrar no mercado sem ter experiência profissional, embora estude por conta, e esse fim de semana andei procurando ver o que mais alguém que se especialize em infraestrutura pode fazer, e nesse estágio também tive o estalo que pode ter alguém que trabalhe apenas com banco de dados, que também achei muito legal.

Enfim, depois dessa longa exposição, podem me direcionar e dar algumas dicas sobre carreira, se é possível alguém de infra mexer com banco de dados ou o que é necessário para aplicar a uma vaga de junior.

Peço desculpas se algo ficou confuso, são tantas questões.

Abraço.

Um pouco da minha história.

Também trabalhava como suporte e queria muito ir para área de desenvolvimento. Sempre que aparecia uma oportunidade, eu tentava desenvolver algo para ajudar/automatizar algo na área de suporte em que trabalhava. E isso me fez desenvolver um pequeno sistema que foi uma mão na roda para o setor, e esse mesmo projetinho me ajudou a passar em uma vaga de estágio numa empresa 100% desenvolvimento. A questão é que aceitei ir ganhar menos para adquirir conhecimento na área, e não me arrependo.

obs.: Recentemente, descobri que até pouco tempo atrás, a base de dados que criei na época ainda era usada nessa empresa em que trabalhava kkkkk

Temos que ficar atentos à oportunidades e sempre persistir e, às vezes, tomar decisões difíceis (na época, eu sai de um emprego onde eu era bem visto, para ir ganhar menos sem nem saber se ia valer a pena).

1 curtida

Entendi, acabei de comentar em outro local, que hoje estou mirando numa vaga de estágio numa empresa que faz implantação e altas coisas relacionadas a SAP, mas o estágio ainda vai ser em infra, cuidar de Active Directory, gerenciamento de usuários e formatação de máquinas, mas por ser um local onde o serviço final tem haver com software e já vi eles publicando vagas para Java, espero um dia encontrar o caminho para ser desenvolvedor ou trabalhar com sistemas dentro dessa empresa mesmo.

Obrigado pelo comentário.

Cara, continua estudando por conta aquilo que te interessa, cria um portfólio no GitHub e depois tenta uma vaga de estágio júnior quando surgir. Não tenha medo de arriscar.

1 curtida

Cara, faça projetos em desenvolvimento, coloque debaixo do braço e vá procurar um estagio em desenvolvimento de sistemas ou em banco de dados, mas ficar como suporte técnico não vai lhe ajudar em programação.

Isso tudo pode ser na empresa que você esta atualmente, mas também não se prenda a ela caso não tenha oportunidade, busque outra.

1 curtida

Desde que comecei a acompanhar as discussões aqui no fórum tenho pensado nisso.

Estava estudando Delphi, mas depois de uns toques aqui, comecei a ver as vagas para júnior, e a maioria delas é Java, então comecei a estudar pela apostila da Caelum e todos os exercícios tenho colocado no GitHub (pelo menos para aprender a usar a ferramenta mesmo).

E tenho feito isso, toda vaga de estágio para desenvolvimento que encontro tenho me aplicado, essa semana fui chamado para uma entrevista, espero me dar bem.

Muito obrigado pelas dicas pessoal!

1 curtida

Disponha, e espero que consiga a vaga.

Abraços.

1 curtida

Qual teu conceito de estágio? A ideia é introduzir o estagiário a uma gama de opções. E, neste sentido, quanto mais você tiver contato com tecnologias diferentes, melhor. Mesmo que seja um contato pequeno.

Acredite, tem muito dev que nunca viu isso. Acha que é lenda.

Cara, um problema para quem está trabalhando como CLTista e que não ocorre com estagiário é que você pode chutar o balde e buscar outro lugar para estagiar, sem qualquer demérito.

Eu comecei a trabalhar com suporte técnico em 2003, via telefone.
Em 2006 iniciei a graduação. Concluí os 8 períodos em 2009, ainda trabalhando com suporte.
Em 2010 eu, sem estágio, nem nada, passei do suporte para desenvolvimento.
Em 2018 eu entreguei meu TCC e em 2019 recebi meu diploma de bacharel em sistemas de informação.
Este ano completo 10 anos de experiência como analista desenvolvedor java.

Ou seja, tudo depende. Quando passei do suporte para desenvolvimento, estava no lugar certo, na hora certa. Pode ocorrer para ti? Sim. Pode não ocorrer? Também.
A questão é, citando Virgílio: a sorte laureia quem tem coragem. Entenda por coragem, preparo e ousadia para dar um passo à frente ou um passo atrás.

1 curtida

Sim, tudo depende.

Mas o que já tenho em mente, é que no local que estou hoje, não vou chegar perto de desenvolvimento, e como disse:

Aqui meio que já saquei onde vou poder seguir, e não me atrai muito esse futuro.Não me importa realizar estágio num local onde vou fazer mais a parte de suporte, mas sabendo que talvez possa mexer num código e a partir daí começar a trilhar um caminho.

Sendo assim tenho corrido atrás de uma oportunidade e estudado Java desde então, aproveitando as férias da faculdade.

Mais uma vez obrigado.

Abraço!

Bom dia pessoal,

Passando só pra dar um retorno quanto a minha situação.

Consegui a vaga em questão, irei começar na segunda-feira agora, vou estagiar na área de desenvolvimento de um dos produtos da empresa, que é um ERP, me disseram que 90% dele é feito em Delphi e o restante é Java.

Mas de toda forma, só passei pra agradecer mesmo, as dicas passadas aqui foram de grande valia.

Grande conselho, quando pus isso na cabeça sai aplicando para várias vagas de estágio, participei do processo da empresa que vou iniciar agora, e na semana que recebi que fui aprovado, todo dia uma empresa me chamava para entrevista, mas ainda bem que já estava com essa vaga garantida, e pude recusar sem peso na consciência.

Agora que a vaga está certa e tenho data para iniciar, o que me assola é a sombra de realmente saber muito pouco sobre a tecnologia em questão, embora faça o possível para progredir nos estudos.

Já escutei em alguns podcasts de tecnologia sobre a Síndrome do Impostor, nunca havia me sentido dessa forma e se caso alguém já passou por isso, poderia dizer como foi e se foi superado esse medo.

Mais uma vez muito obrigado a todos.

1 curtida

Parabéns! pela conquista. Uma viagem se faz de passo em passo.

Tire essa neura da cabeça de “não sei de tudo”, ora ninguém sabe de tudo.

Quando eu era iniciante tinha a preocupação de mostrar de sabia de “tudo”.

Se preocupe em desenvolver habilidades que ajude você a resolver problemas como: pensamento analítico, responsabilidade, capacidade de aprendizagem e reaprendizagem, auto didatismo etc.,…

É saber o caminho pra buscar informações, ter boa comunicação e saber trabalhar em equipe.

2 curtidas

Obrigado,

Também penso em me desenvolver dessa forma, mas como é a primeira vez que vou mexer com código mesmo, fico com certo receio de não superar as expectativas de quem me contratou…

Mas muito obrigado pela reflexão!