Eu desenvolvo atualmente em jsdk, ou seja desenvolvo software compilados para desktop, estou querendo iniciar em JSP para desenvolver para web as minhas dúvidas são as seguintes:
As estruturas de comando da linguagem usada no JSP são as mesmas usadas no JSDK? Eu sei que junto da linguegem vem as tags html porém o mode de programar é o mesmo?
Para usar o JSP eu instalo o J2EE e o TomCat ou tem que ter outro coisa instalada?
3)Alguém poderia me indicar um bom livro de JSP que ensine não só a programar mas também a configurar o servidor? E claro onde eu compro?
Na verdade vc não desenvolve em jsdk vc desenvolve em jse o jsdk é um kit que vem com um ambiente para desenvolvimento para java !!
para vc entender jsp vc tem que aprender também servlet sendo que as duas tecnologias estão lado a lado e o jsp geralmente são paginas html com codigo java nele nó qual esse codigo não muda em sua sintaxe mas muitos projetos omitem esse codigo java dentro do jsp com uso de tag library para que o codigo fique muito mais limpo e facil de se dar manutenção
para vc criar um ambiente para trabalhar com jee vc precisa de um servidor jee e as bibliotecas jee no seu caso o tomcat server mas vc não precisa abaixar o jee eu uso o eclipse e puglin JBoss eclipse IDE que já vem com tudo que vc precisa para trabalhar nas usas aplicações Web
Olá.
Um livo bem didático para iniciantes, que trata desde a configuração do ambiente para se trabalhar com J2EE, traz CD com os programas, etc, é o livro JAVA PARA INTERNET, da Editora Digeratti, de Oziel Moreira Neto.
É um bom livro para se iniciar em J2EE, passando por JSP, Servlets e Java Beans.
Entendi. Então no caso eu preciso apenas instalar e configurar o TomCat e usar o NetBeans para desenvolver! No caso ainda será necessário configurar mais alguma ferramente o usando apenas o tomCat e o NetBeans já estou com tudo para desenvolver?
o netbeans 5 ja vem com o tom cat
auxilia muito pois quando vc clica em run o netbenas sozinho compila a sua aplicação estarta o tom cat e abre o browser
O NetBeans 7.0 também é uma ótima IDE para desenvolvimento Java Web. Além do Tomcat, ele possui uma outra opção de servidores de banco de dados que é o GrassFish Server Open Source Edition.
Possui também plugins para voce trabalhar em ambientes PHP, C++, Ruby, Java FX e Java ME (Micro-Edition) para aplicativos móveis (celulares), podendo instalar tudo isto de um tacada só, bastando tão somente escolher as opções na hora da instalação. Dê uma olhada no link http://netbeans.org/downloads/
[quote=alexandremanowar]Entendi. Então no caso eu preciso apenas instalar e configurar o TomCat e usar o NetBeans para desenvolver! No caso ainda será necessário configurar mais alguma ferramente o usando apenas o tomCat e o NetBeans já estou com tudo para desenvolver?
No Servidor de banco de dados, você só instala o JDK Kit de instação java (JVM e JRE), o Banco de Dados e o Tomcat ou GrassFish sem o NetBeans.
Já no ambiente de desenvolvimento, você só instala o JDK java, e o NetBeans junto com o Tomcat ou GrassFish, bastando escolher essa opção na hora de instalar o NetBeans, caso voce queira utilizar o banco do servidor, basta tão somente direcioná-lo a url na hora do desenvolvimento para lá, caso não, instale também o banco de dados no ambiente de desenvolvimento.
Eu recomendo voce instalar tudo no ambiente de desenvolvimento, isto porque, o direcionamento ao banco de dados tem, a princípio, ser configurado como Localhost, visto que todo o processamento de requisição das regras de negócio se dará no servidor, enquanto que o cliente apenas receberá uma página JSP dinâmica.
Quando voce instala o Tomcat no servidor, este tem uma pasta dentro do seu diretório chamada “wepapp”, é dentro desta pasta você vai colocar o seu projeto compilado que é um arquivo que recebe a extensão “*.war” este projeto compilado geralmente é gerado dentro da pasta “dist” que se encontra na pasta do seu projeto no ambiente de desenvolvimento, e ele é gerado após você compilar rodando o NetBeans para testar o programa
Eu desenvolvo atualmente em jsdk, ou seja desenvolvo software compilados para desktop, estou querendo iniciar em JSP para desenvolver para web as minhas dúvidas são as seguintes:
As estruturas de comando da linguagem usada no JSP são as mesmas usadas no JSDK? Eu sei que junto da linguegem vem as tags html porém o mode de programar é o mesmo?
Para usar o JSP eu instalo o J2EE e o TomCat ou tem que ter outro coisa instalada?
3)Alguém poderia me indicar um bom livro de JSP que ensine não só a programar mas também a configurar o servidor? E claro onde eu compro?
Alguém pode comentar por favor? Valeu
a estruturas são da linguagem java então logo são as mesmas .
para usar o jsp vc simplesmente tem que instalar o jdk que vc encontra no site da Oracle , e usar um contêiner web , vc pode usar o tomcat.
uma boa pra vc aprender sao as apostilar que a k19 e a caelum disponibilizam gratuitamente no site deles da uma pesquisada .