[b]Eu estou em duvida sobre o JFrame, sou iniciante em Java, eu nao entendo básicamente como fazer para que mensagens apareçam dentro dele, eu estou fazendo direto das variaveis, existem formas especificas para se fazer isto?
[color=red] Nota: Já li em livros e apostilas mais mesmo assim eu nao compreendo como fazer-lo[/color][/b]
Como assim mensagens, você quer escrever textos dentro do JFrame ou você está falando de mensagens de diálogos para o usuário, se for Dialogs você faz assim:
Se você quiser desenhar e escrever dentro do Frame você pode adicionar um JPanel dentro do JFrame e sobrescreva o método paintComponent() do Jpanel, ficaria mais ou menos assim :
Claro que existem casos que vc precisa implementar o paintComponent e fazer igual o amigo acima indicou, mas por exemplo se vc quiser fazer um Frame que cadastra usuario por exemplo, mais pratico criar os JLabels e ir posicionando no JFrame.
Posicionamento no JFrame ja sao outros quinhetos tb, da uma olhada no GridBagLayout (que na minha opiniao eh o mais eficiente).