Duvidas sobre microservices

Pessoal, alguem aqui trabalha com microservices e pode me dar uma luz, estou estudando para implementar isso, mas estou com algumas duvidas basicas, por exemplo:

1 - Todo microservicos precisaria de uma autenticação para ser chamado (sei que isso pode ser bloqueado para receber apenas de um ip fixo ou localhost) mas essa autenticacao seria como? oauth, login e senha fixa, etc?
2 - preciso replicar todos os dados? por exemplo, os dados do usuario, replico esses dados(codigo, nome e etc) em cada microservicos que for trabalhar com ele, ou tenho um microservico que so trabalha com usuario, e ai nesse outros microservices eu tenho apenas um id que quando ele precisar dos dados mais complexos (por exemplo gerar um boleto no nome do usuario) eu peco para o microservice de usuarios os dados?
3 - como disponibilizar esses microservices? jogos todos dentro do mesmo tomcat? ou empacoto um container para cada micro service? qual container? tomcat? existe um proprior?
4 - caso eu tenha um container para cada servico, se eu subir todos na mesma maquina preciso me preocupar com as portas dos containers, e outra isso nao pode sobrecarregar o meu computador?
5 - alguem utiliza o spring-boot para microservices ou tem algum outro framework melhor?

Voce pode ter um projeto com vários microservices, cada microservice é um endpoint. Pra ter autenticacao, dependendo do requisito, pode usar basic auth mesmo, aí na chamada ele precisa passar um usuario e senha (Ex: curl -u user:user -X GET localhost:8080/bla/bla?q=1)
O Spring Boot é apenas um framework facilitador pra trabalhar com o Spring framework, nele vc pode usar Spring MVC pra criar seus microservicos, ou Jersey, ou qualquer outra coisa.

Seguinte:

Item 1 : nada impede que você tenha microserviços públicos. O requisito de autenticação ou não é uma decisão de negócio (ou sua).