Dúvidas sobre o cenário Java

Venho nos últimos tempos me dedicando a estudar melhor o Java, pois possuo um tempo maior de experiência com outras linguagens. O que estou achando estranho é que (tirando as aplicações Mobile), a plataforma Java é usada principalmente para criar aplicações distribuídas com interfaces baseadas em web (websites e sistemas de intranet), correto?

Porque as interfaces desktop (ex.: Swing) não recebem tanto foco? Tudo bem que, por exemplo, em Delphi ou .NET o desenvolvimento de “telas” é para lá de rápido, mas isso era um problema que já deveria ter sido resolvido. O que me parece é que o foco dos desenvolvedores Java está sendo web.

Um sistema feito para rodar em uma rede local tem que ter uma interface web? Eu gostaria de desenvolver meu próximo sistema em Java, acho que vou usar Swing e JAX-WS. Mas é uma área que ainda tenho pouca experiência e parece que vou ter dificuldades para encontrar algum suporte na internet.

Gostaria de saber a opinião de vcs.

O Java desktop não vingou pois as máquinas no passado eram lentas. Memória custava “muitos dinheiros”.

O Java desktop sentava a máquina para coisas simples. Mas com web a coisa muda, o processamento é feito no servidor e o usuário não tem a performance da sua máquina afetada. ^^

Uai, Swing com WebServices? Bem, fique a vontade para usar o que te deixa mais confortável. Se você quer praticar java para fortalecer sua chance no mercado, web é mais popular viu. [=

???

[quote]
O que estou achando estranho é que (tirando as aplicações Mobile), a plataforma Java é usada principalmente para criar aplicações distribuídas com interfaces baseadas em web (websites e sistemas de intranet), correto?[/quote]
SIM

SIM, o grande mercado de java são aplicações web.

NÃO, vc pode usar Flex. Vc tbm pode usar uma interface desktop

Vc ta avançado !!!

Então nem começe, pois suporte só se vc pagar mas existem as “ajudas” nos foruns e blogs.

E complementando a resposta anterior, no inicio tbm havia falta de uma boa IDE e vc tinha que desenvolver na mão as interfaces e outra coisa, pense na facilidade em distribuir a sua aplicação que roda em um browser, pode ser 1 usuario ou 1000 e inclusive remotamente.

[quote=Hebert Coelho]O Java desktop não vingou pois as máquinas no passado eram lentas. Memória custava “muitos dinheiros”.

O Java desktop sentava a máquina para coisas simples. Mas com web a coisa muda, o processamento é feito no servidor e o usuário não tem a performance da sua máquina afetada. ^^

[=[/quote]

Alem disso, imagine um saguao com 100 maquinas e a empresa perdendo poder computacional de todas elas!!! Eh muito mais vantajoso financeiramente delegar todos esse trabalho para um unico servidor! E se de repente um diretor da empresa resolve acessar essa aplicacao de um outro escritorio?? Caso voce tenha uma uma aplicacao WEB esse problema seria contornado com mais facilidade, rapidez, o que significa economia de varios $$$$$.

Pessoal, agradeço as respostas.

A minha intenção é justamente adquirir a experiência em Java que eu ainda não tenho, poder colocar no meu currículo que eu fiz uma aplicação em Java e que esta aplicação usa padrões e tecnologias difundidas na comunidade Java. Eu sei várias coisas sobre Java mas há muitas outras mais que eu não sei; o meu objetivo é selecionar algumas tecnologias para estudar e colocar em prática nesse meu projeto.

Seria um sistema para rodar em uma rede local de pequeno porte. Poderia ser até em 2 camadas, mas eu gostaria de poder fazê-la distribuída só para eu pegar a prática. Eu poderia fazer em Delphi (se for desktop) ou PHP (se for web) em uma sentada só, mas como é para o meu próprio negócio eu não iria ganhar nada com ele, então que eu ganhasse em experiência e aprendizado.

Pelo que vcs estão dizendo, o mais indicado seria usar mesmo uma interface em web, não é? Combinar VRaptor com Hibernate com certeza seria uma boa escolha, não seria?