Olá a todos…
Tenho uma dúvida sobre o padrão da camada de negócio Table Module…
Li no Fowler q ele é mais adequado para aplicações q serão Orientas a Tabelas (domínio + próximo da representação da BD)…até aí blz…mas li tb q não é um bom padrão p se usar c Java pois na plataforma J2EE não existe uma classe DataSet que permite manipular os resultados das queries facilmente já o .NET possui tal…
Eu achei q o ResultSet podia ser usado p isso…mas agora já não sei +…
Li q quando os objectos do Domain Model e as tabelas da base de dados são relativamente semelhantes, é melhor usar o padrão Domain Model que use o padrão Active Record.
Oq vcs acham…dá ou não dá p usar o Table Module em um projeto em java…ou é melhor usar mesmo o Domain Model ???
Até +
o padrão “domain model” é mais vantajoso, pois lhe permite uma maior abstração com relação aos dados.
Quanto mais você se afastar das tabelas do bd, mais você vai se aproximar da visão do seu cliente. É um erro muito comum o desenvolvedor ficar preso nas tabelas do bd e acabar se afastando do real objetivo da aplicação. Quando você se atém ao domínio da aplicação, ou seja, aquele problema que ela deve resolver, você acaba obtendo uma visão geral MUITO melhor do problema do que se tivesse trabalhando diretamente com as tabelas do sistema. Como consequencia, sua aplicação será melhor, MUITO melhor.
Agora, se quiser usar o padrão Active Record no Java, pode também, só que há o problema do parágrafo anterior.
Legal…
Mas pelo jeito vai ser mesmo o padrão Domain Model…exatamente pelo q vc disse…
Valeu cara e até +