Duvidas sobre Transfer Objects e Value List

Construi um sistema na seguinte arquitetura:

MVC - Struts
Business Delegate

Session Facade
Business Object

DAO (JDBC)
Transfer Object
Value List

Minha duvida está nos TO e VL, tenho um caso onde eu preciso fazer uma regra de negocio assim:

Verificar se o item ja existe em um DAO “X” e se nao existir verifcar em outro DAO “Y”

Acontece que tenho um TO que eh passado pelo Action (Struts) e no metodo do BO tenho que usar as funcoes dos respectivos DAO o qual retornam TOs diferentes, tenho que ficar criando TO e juntando depois os mesmo no TO de resposta para a camada cliente.

Minha duvida e quanto os TOs, tenho que ficar criando varios TOs ou devo analisar melhor e fazer apenas um TO para trafegar, mesmo que não preencha todas as propriedades, ou eh assim mesmo, quanto a performance vou ter problemas futuros…

O que voces acham, por favor facam criticas, deem opnioes, me ajudemmmmm

Obrigado.

Qual o problema de não ter todos os atributos populados?

se esses dois TO´s são relativos ao mesmo objeto, porque separá-los?! Só porque um retorna um campo a mais que outro?

eu faria tudo em um mesmo!
(IMHO)

abraços!

Detalhando o caso:

Tenho uma tabela de transportadoras e uma tabela de clientes associados com uma transportadora, e uma tabela de aprovacao que e usada para aprovar clientes e transportadoras. Criei um TransportationTO, um TranspDnTO(Cliente associado) e um ApprovationTO, sendo que os tres TO tem basicamente os mesmos campos, apenas uns tres ou quatros campos nao sao iguais.OK?

Só que eu tenho uma tela(actions) para cada caso especifico, criei um DAO para trabalhar com cada tabela.

Minha duvida fica qdo uso funcoes que retornam um tipo TO e preciso usar outro, ai fico pouplando-os para poder usa-lo. Exemplo eu adiciono com um TOX em um DAOX e consulto em outro DAOY que me retorna outro tipo de TOY mas o bean que esta sendo usado no jsp eh apenas um. Ai fico pupulando de TOY e TOX para apenas um TO.

Voce disse que seria melhor usar apenas um TO, pensando bem concordo, mas nao estaria misturando os contexto mesmo sendo os TO bastante parecidos??? Ou nao tem nada a ver pois os TO sao apenas para transferencia de informacoes…

Obrigado pelo post…

Dependo do caso você resolve isso com herança ou composição.
Depende do caso.