Dúvidas Sql, com count

Olá galera, estou com uma dificuldade… tenho que gerar um relatório e nesse relatório tem que ter quantos tipos de itens teve em cada “ordem de serviço”…

EX: ordem de serviço = 1 teve 5 tipo ‘A’, 2 tipo ‘B’ …

pois bem é só usar o COUNT(tipo) AS tipoProd ( ira me retorna o total de tipos!!! e preciso das quantidades por tipo)

mais tenho que filtrar esse tipo em cada COUNT(); se eu colocar no WHERE irá filtra somente aquele tipo e não todos.

desde já agradeço.

Utilize a clausula GROUP BY

Exemplo:

Select count(valor) From Clientes Group By valor

Você precisa observar todos os valores que se repetem, caso repetirem, você precisa agrupar também.

Convém saber a que tipo corresponde cada contagem…

Ok!!! vlw pela ajuda, obrigado…

Movido para o fórum de persistência. Por favor, leia com atenção a descrição dos fóruns antes de postar.

Olá, olha eu consegui resolver os “problemas” do relatorio individualmente so que o conjunto complico minha vida.

nesse relatório tem que ter a numeração de selos utilizados o inicio é o fim. entao eu resolvi da seguinte forma.

[code]SELECT
MIN(os_dados_extintor.SELO) AS MenorSeloOs,
MAX(os_dados_extintor.SELO) AS MaiorSeloOs

FROM ordem_servico ordem_servico INNER JOIN os_dados_extintor os_dados_extintor ON
ordem_servico.ID = os_dados_extintor.ordem_servico_ID,
WHERE
ordem_servico.DTA_ENTRADA BETWEEN $P{dataInicio} AND $P{dataFim}[/code]

tem que mandar o selo que tem em estoque!!! que é em buscado de outra tabela.

[code]SELECT
MIN(selo.NUMERO) AS MenorSelo,
MAX(selo.NUMERO) AS MaiorSelo

FROM selo selo

WHERE
selo.STATUS LIKE false[/code]
.
.
.
e por fim preencher o relatorio com as ordem de serviço e as quantidades de tipos feito em cada ordem de serviço.

que foi o que vc’s me ajudaram.

[code]SELECT
os_dados_extintor.TIPO, COUNT(*) AS contagem

FROM
os_dados_extintor GROUP BY os_dados_extintor.TIPO[/code]

entao o corpo do relatorio vai ter os seguintes itens:

dia, Nº ordem serviço, Nº venda, QTDES-Tipo’A’, Tipo’B’, Tipo’C’, Tipo’D’, Tipo’E’, Total, Selo Usado nessa Ordem Serviço, TotalSelo.

Creio que vao precisar da estrutura segue abaixo.

Olha agradeço a atenção de todos, e ficarei grato pela ajuda…