Pessoal estou estudando Java, e tenho algumas dúvidas:
A maioria delas é a respeito de Herança x Composição. 1) Seria correto eu dizer que Composição eu sempre implemento com interfaces?
2) Ouvi dizer que posso substituir todas minhas heranças por composição, é correto isso? Se sim, existem desvantagens?
3)A outra dúvida, é que não estou conseguindo diferenciar overriding de overloading.
4) Uma array bidimensional não precisa ser retangular, isto é, cada linha pode ter um número diferente de colunas. Como? Porque?
Pessoal, são dúvidas apenas teóricas, mas acredito que para a prática são fundamentais! Poderia pesquisar tudo isso no google (é claro), mas resolvi postar no GUJ, pq sempe as perguntas são respondidas com total clareza e portanto facilítará e muito no meu aprendizado.
bom respondendo algumas pela numeração… eu nao lembro perfeitamente de Composicao… e nao entendi sua pergunta de numero 2…
mais vamos la resposta
3 - overriding - é quando vc que subscrever um metodo, entao ele deve ter o mesmo tipo de retorno e mesma lista de argumentos, pense nisso como, tenho uma pasta com nome Java unidade C: e agora pego uma pasta Java no pen-drive e vou subscrever minha pasta na unidade C, para ser subcrita a pasta deve estar com o mesmo nome correto? pena que o windows ele nao diferencia maiusculo e minusculo… mais isso eh o overriding. exemplo em java.
class Over{
public void met1(){System.out.println("super");}
}
class Sub extends Over{
public void met1(){System.out.println("Sub");}
}
//metodo subscrito na Subclass
agora vamos ao overloading que é uma sobrecarga é quando vc tem metodos com mesmo nome porem tipos de retornos diferentes e a lista de arg diferentes. Exemplo: posso ter um arquivo conta na extensao do word e outro arquivo conta na extensao excel, porem nomes iguais mais extensao diferente. Em java:
class Sob{
public void setM(){System.out.println("ssa");
}
}
class SobSub extends Sob{
public void setM(int a){System.out.println("sobrecarga");}
}