É boa idéia pedir para a Caelum editar um parágrafo da apostila para que esse parágrafo não diga que o estudante dessa apostila pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo sem ter estudado os capítulos anteriores?

Olá!

Eu decidi estudar o apêndice da instalação do Java sem ter estudado o resto dos assuntos anteriores ao capítulo 6 - Eclipse IDE porque eu decidi praticar isto que está escrito no conteúdo do subtítulo “2.6 JVM? JRE? JDK? O QUE DEVO BAIXAR?” dessa apostila:

“Tanto o JRE e o JDK podem ser baixados do site http://www.oracle.com/technetwork/java/. Para encontrá-los, acesse o link Java SE dentro dos top downloads. Consulte o apêndice de instalação do JDK para maiores detalhes.”

Eu decidi estudar o apêndice da instalação do Java dessa apostila para executar programas Java no prompt de comando do Windows.

Eu li o capítulo 6 - Eclipse IDE da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum sem ter lido os capítulos anteriores ao capítulo 6 porque eu decidi praticar isto que está escrito no capítulo 21 - Apêndice Instalação do Java:

" Você pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo, ou utilizar um editor de texto simples como o bloco de notas para os primeiros capítulos de apostila."

Eu li o capítulo 6, mas quando eu tentei resolver todos os exercícios obrigatórios desse capítulo, eu vi que quem não estudou todos ou parte dos capítulos anteriores ao capítulo 6 não pode resolver todos os exercícios obrigatórios desse capítulo.

Por exemplo, está escrito no exercício 2 do capítulo 6:

"2. Dentro do projeto fj11-contas, crie a classe Conta. Uma conta deve ter as seguintes informações: saldo (double), titular(String), numero (int) e agencia(String). Na classe Conta, crie os métodos deposita e saca como nos capítulos anteriores. Crie também uma classe TesteDaConta com o main e instancie uma conta. Desta vez, tente abusar do control + espaço e control + 1.

Por exemplo:

publ<ctrl	espaco>	v<ctrl espaco>	deposita(do<ctrl	espaço>	valor){	

Repare que até mesmo nomes de variáveis, ele cria para você! Acompanhe as dicas do instrutor.

Muitas vezes, ao criarmos um objeto, nem mesmo declaramos a variável:

new Conta();

Vá nessa linha e dê control + 1. Ele vai sugerir e declarará a variável pra você."

Quem não estudou todos ou parte dos capítulos anteriores ao capítulo 6 não tem conhecimento suficiente para fazer no Java uma conta que tem as seguintes informações: saldo (double), titular(String), numero (int) e agencia(String) e também não pode na classe Conta, criar os métodos deposita e saca como nos capítulos anteriores.

Os responsáveis pelo conteúdo dessa apostila realmente acreditam que o estudante dessa apostila pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo sem ter estudado os capítulos anteriores a esse capítulo, ou seja, ao capítulo do Eclipse IDE?

É boa idéia pedir para os responsáveis pelo conteúdo dessa apostila editarem o parágrafo dessa apostila que eu citei acima para que esse parágrafo não diga que o estudante dessa apostila pode seguir para a instalação do Eclipse, conforme visto no seu capítulo sem ter estudado os capítulos anteriores?

ola Clark

Sou o responsável por essa apostila, quando escrevemos esse paragrafo nao imaginariamos que pulariam de um capitulo como o 6 para lá, sem ler os anteriores. realmente precisa ler os anteriores. vou editar futuramente para ficar mais claro

1 curtida

@Paulo_Silveira,

Você pretende fazer essa edição quando?

nao tenho previsao, nao esta na lista da prioridade essa mudanca em especifico para publicacao, agora que migramos o site.

2 curtidas

@Paulo_Silveira,

O capítulo 22 - Apêndice Debugging dessa apostila não tem as imagens que diz ter nem no site (https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/#null) nem no formato PDF.

Qual é sua opinião sobre o fato do Apêndice Debugging dessa apostila não ter as imagens que diz ter?

minha opiniao é de que deveria ter as imagens. simples assim :slight_smile:

1 curtida

Olá @Paulo_Silveira,

Qual é o artigo que você sugere estudar sobre o Debugging do Java?

Eu lhe faço essa pergunta porque o Apêndice Debugging da apostila de Java e Orientação a Objetos da Caelum não tem as imagens que diz ter.