é boa pratica de programação?

Se eu fizer um programa que foi todo implementado apatir de uma lista é uma boa pratica de programação? Todo o programa estária contido nessa lista, as classes e seus métodos seriam instanciados e chamados a partir dela…

public class Escola {

private Diretor diretor=new Diretor();
	private Secretario secretario= new Secretario();
	private Turma turma= new Turma();

//gets e sets
}
public class Test {

/**
	 * @param args
	 */
	public static void main(String[] args) {
		// TODO Auto-generated method stub

List <Escola> lista_escola = new ArrayList<Escola>(); 
		Escola escola=new Escola();
		lista_escola.add(escola);

Eu não sei se deu pra entender, mas o programa iria instanciar uma escola e depois colocaria ela em uma lista e todas as outras classes eu iria instanciar em escola e depois armazenar na mesma lista.
ex: vou acessar a nota de um aluno eu faria assim : lista_escola.get(0).getTurma().getAluno().getNota1

O programa iria ter varias lista dentro desta lista_escola… ex: lista_aluno , lista_professor…

Na minha opinião não é uma boa prática, principalmente isto daqui:

Faça com que cada lista (ou mapa, talvez… depende) seja responsável por si só.

:thumbup:

O programa fica mais fácil de fazer, não sei se perde alguma coisa de performance e acho também que é uma má pratica de programação, mas não sei ao certo…

Além de perda de performance (mesmo que com poucos dados você não perceba), o pior será para manter o código ao decorrer do projeto gerando diversos POG encadeados.

isso é boa pratica de programação? resolvi não usar aquela gambiarra, mas precisei relacionar várias series para terminar o programa

ex: parte do codigo

if(diretor.getSecretario().getAluno().getSerie()==1 && diretor.getSecretario().lista_alunos1.size()<diretor.getTurma1().getTamanho()) { diretor.getSecretario().lista_alunos1.add(diretor.getSecretario().getAluno()); }

Vendo trechos de código não tem como avaliar o que está e o que está ruim. Mas tenho uma :idea: dica :idea: segue :arrow: http://blog.caelum.com.br/nao-aprender-oo-getters-e-setters/ você pode usar isto para dar nomes mais adequados aos seus gets e sets.