O www.wordpress.com é focado apenas em blogs. Já o wordpress.org é o wordpress de verdade. Se vc quiser utilizar a força total do Wordpress terá que instalar em servidor próprio.
Tá melhor que eu, rsrs. Nunca havia programado de verdade em PHP e não tem nem 3 semanas que comecei com WP. Sou iniciante neste assunto.
[quote=brunohansen]1) Tem como eu definir os dados que podem ser cadastrados em uma página? Queria algo mais ou menos assim:
www.exemplo.com/loja1
www.exemplo.com/loja2[/quote]
Sim. É um recurso ‘novo’ do WP3. Não é exatamente novo pq já havia um plugin que fazia isto, e na versão 3.0 fizeram um merge deste plugin com o WP3. Este recurso se chama MultiSite. Vc poderá optar por ter url’s iguais a que vc sugeriu (www.exemplo.com/loja1) assim como poderá optar por subdomínios (loja1.exemplo.com).
Neste caso é uma instalação apenas do WP gerenciando várias outras instâncias do WP. Cada instância tem seus próprios usuários, plugins, temas e etc. Ai terá, claro, uma espécie de “super admin” que gerencia tudo 
[quote=brunohansen]E nas lojas eu poder colocar: logo, endereços, telefones, produtos.
Tem como eu fazer algo assim? Que seje fácil de cadastrar uma loja?[/quote]
Se vc utilizar o MultiSite para ter várias lojas, então cada loja tem suas próprias informacoes e produtos. Essas informações não se misturam com os das outras lojas. O recurso de customizações de logo vai depender dos recursos oferecidos pelo tema que você escolheu (ou melhor, do tema que vc irá criar ou extender
)
Bom… se utilizar o multisite, cada loja tem sua própria administração que nao tem relação nenhuma com as outras. Ou seja, só existiriam as categorias daquela loja. Ela nem saberia da existencia de outras lojas e suas respectivas categorias, produtos e etc…