É decisão correta aprender programar em Windev para conseguir emprego no Brasil?

O Windev é uma IDE que usa a linguagem de programação Wlanguage.

Está escrito no Wikipedia espanhol sobre o Windev:

WinDev utiliza un lenguaje de programación evolucionado propio llamado el WLanguage. Este se parece por momentos a Visual Basic, y también hace pensar un poco en algunos lenguajes de tercera generación como Borland Delphi en cuanto al código de ciclos y condiciones, etc…pero se clasifica sobre todo en los L5G de alto nivel de abstracción como SQL, eDevelopper, etc…

El lenguaje soporta la programación por procedimientos y la programación orientada a objetos, por lo tanto, se puede utilizar de diferentes maneras según la experiencia anterior del programador que empieza a conocer la herramienta. El WLanguage se distingue por la presencia de funciones de relativamente alto nivel, tales como la función ScreenToFile, quien realiza las asignaciones del contenido de los controles de una ventana hacia las tablas de una base de datos a las cuales fueron antes vinculados.

Referência: https://es.m.wikipedia.org/wiki/WinDev

O Windev talvez é muito parecido com VisualBasic 6 e xbase.

É decisão correta aprender programar em Windev para conseguir emprego no Brasil?

Se não, porque não é decisão correta aprender programar em Windev para conseguir emprego no Brasil?

Você não pode se prender a um país.
Sendo desenvolvedor, você é um cidadão do mundo (com privilégio de home office, por exemplo).
Você encontrará a sua resposta, não sobre a minha opinião pessoal, pelo contrário, vou orientá-lo que visualize através de números(a nível global) no ranking das linguagens mais populares.

1 curtida

@brunoAndradeDev,

Segundo o ranking da Tiobe, o Java está em 1° lugar, o Assembly language está em 14° lugar, o Visual Basic está em 16° lugar e o Delphi/Object Pascal está em 18° lugar.

Eu não acredito que o Assembly é mais usado do que o Visual Basic e o Delphi.

Eu digitei a palavra-chave Wlanguage no LinkedIn para encontrar as vagas de emprego no Brasil para essa linguagem porque o Windev é uma IDE que usa a Wlanguage, mas essa pesquisa não retornou nenhum resultado:

https://br.linkedin.com/jobs/search?keywords=Wlanguage&location=Brazil&trk=homepage-jobseeker_jobs-search-bar_search-submit&redirect=false

Depois eu digitei a palavra-chave Windev para ver os resultados para o Brasil, mas essa pesquisa também não teve nenhum resultado:

https://br.linkedin.com/jobs/search?keywords=Windev&location=Brazil&trk=guest_job_search_jobs-search-bar_search-submit&redirect=false

Talvez a Wlanguage ou a IDE Windev é uma tecnologia que é usada somente por programador que tem seus clientes.

Já encontrou a resposta.

1 curtida

Assembly aparecer em 14 lugar realmente é uma grata surpresa. Isso mostra o quanto o mundo lá fora é grande e fazem coisas independentemente da nossa vontade.
E sim, Eu acredito nos critérios da Tiobe.Embora a gente não vê a quantidade de vagas em Assembly como em Java, mas sim tem muita coisa em Assembly e tem a sua razão de ter.
Conheço amigos engenheiros eletrônicos, aquela turma mais velha, amam e desenvolvem em Assembly até hoje.

1 curtida

@j-menezes,

Você realmente acredita que o Assembly é mais usado do que o Visual Basic 6 e o Delphi?

Você está brincando?

O ranking não é exatamente sobre as mais usadas. Ser mais popular em pesquisas não quer dizer ser sempre o mais usado.

1 curtida

Visual Basic e Delphi a muito tempo já não estão com essa bola toda.
Eu mesmo já fui contratado pra substituir um monte de sistemas em Delphi para Java.
Se Assembly é mais usado que essas linguagens depende para qual segmento você está olhando. Como disse acredito nos critérios usados na Tiobe.
Tem um montão de engenheiros velhos que ainda estão vivos por ai e programando Assembly. (risos)

1 curtida