É fácil usar o JBuilder?

Galera eu sou novo em programação Java (trabalho apenas em modo texto) e estou querendo começar a desenvolver programas em modo gráfico.

Eu já tenho experiência em fazer programas “for Windows” em outras linguagens usando o Borland C++Builder por ser muito mais fácil de se trabalhar do que o Visual C++. Pensando nisso eu estou pensando em adotar o JBuilder X também de Borland mas um amigo meu (que também é iniciante em Java) disse que programar no JBuilder não lembra em nada o C++Builder.

Ele falou que a cara é basicamente a mesma, um formulário com um monte de controles já prontos para serem usados mas é SUPER difícil até mesmo inserir um botão no formulário e nas poucas vezes que ele conseguiu fazer isso (sorte) os botões nunca paravam no lugar que ele tinha pressionado.

Eu gostaria de saber de vocês que são mestres no Java primeiramente se o JBuilder é um programa bom realmente para se começar a programar graficamente no Java e segundo se toda essa dificuldade que o meu amigo enfrentou é verdade. É tão complicado assim apenas colocar um botão no formulário?

Abraços,
Vinnie

Bom… não uso o JBilder… mas seu qual foi o programa dele…

em Java um paninel de um formulário tem varios tipos de layout…
e o padrão é um layout onde os componentes ficam um atraz do outro em sequencia e quando akabam a linha eles vão para linha de baixo…

esse problemas os novos programadores sempre enfretam… até ver que podem setar o layout como nulo… e podem então arrastar o botão pra onde quizer…

Bom… a IDE da borlando tem muitos recuros… então um novo usuario se complica diante de tanto função… principalmente se ele não conhecer a linguagem…

Pelo que ouvi dizer… esse recursos do Borlando sujam o código todo… fica horrivel de ler o código (mas eu não sei se é verdade)… o outro problema é que o JBilder custa usn R$4.000,00 … caro pra dedel…

Eu particularmente uso a IDE eclipse… que é FREE e é feita em JAVA…