É fácil usar o JBuilder?

Galera eu sou novo em programação Java (trabalho apenas em modo texto) e estou querendo começar a desenvolver programas em modo gráfico.

Eu já tenho experiência em fazer programas “for Windows” em outras linguagens usando o Borland C++Builder por ser muito mais fácil de se trabalhar do que o Visual C++. Pensando nisso eu estou pensando em adotar o JBuilder X também de Borland mas um amigo meu (que também é iniciante em Java) disse que programar no JBuilder não lembra em nada o C++Builder.

Ele falou que a cara é basicamente a mesma, um formulário com um monte de controles já prontos para serem usados mas é SUPER difícil até mesmo inserir um botão no formulário e nas poucas vezes que ele conseguiu fazer isso (sorte) os botões nunca paravam no lugar que ele tinha pressionado.

Eu gostaria de saber de vocês que são mestres no Java primeiramente se o JBuilder é um programa bom realmente para se começar a programar graficamente no Java e segundo se toda essa dificuldade que o meu amigo enfrentou é verdade. É tão complicado assim apenas colocar um botão no formulário?

Abraços,
Vinnie

Bom… não uso o JBilder… mas seu qual foi o programa dele…

em Java um paninel de um formulário tem varios tipos de layout…
e o padrão é um layout onde os componentes ficam um atraz do outro em sequencia e quando akabam a linha eles vão para linha de baixo…

esse problemas os novos programadores sempre enfretam… até ver que podem setar o layout como nulo… e podem então arrastar o botão pra onde quizer…

Bom… a IDE da borlando tem muitos recuros… então um novo usuario se complica diante de tanto função… principalmente se ele não conhecer a linguagem…

Pelo que ouvi dizer… esse recursos do Borlando sujam o código todo… fica horrivel de ler o código (mas eu não sei se é verdade)… o outro problema é que o JBilder custa usn R$4.000,00 … caro pra dedel…

Eu particularmente uso a IDE eclipse… que é FREE e é feita em JAVA…
A maioria da turma usa ou Eclipse ou Netbeans… ambas gratuitas…

o Eclipse é uma IDE Free da IBM muito poderosa… xeia de recursos… e com varios plug-ins que podem ser instalados e que vão aumentando os recursos dela… vc pode ver onde baixar aki mesmo no forum… na secção GUI o 1º post tem falando do eclipse…

o Netbean axo eu q é da SUN… não deve estar enganado… tb é free… mas não sei como funciona…

e tem o JCreator… q é uma IDE simplisinha e facil de usar (tb tem versão free…)

Bom a escolha é sua… mas não vou pode te ajudar nas dúvidas com JBilder… não o uso… =] voto no elcipse…

Boa sorte em sua escolha

Obrigada cara, eu vou tentar o JBuilder de início por eu já estar familiarizado com o C++Builder. Esse meu amigo tem uma versão piratex… R$ 4000,00 é muita grana.

Com relação a esses layouts que você falou, eles existem em todas as IDEs Java no mercado??? Desativando isso eu não perco nenhum recurso?

Abraços,
Vinnie

Quanto ao layout isso não é da IDE e sim do Java…

é a classe JPanel q tem isos dai… vc muda o layout da classe e ele funciona… vc não perde recurso não… é q existe varios tipos de layout… o padrão é um horozo que não deixa vc mexer… ai tem mais um monte de tipo… eu prefiro o nulo… q eu posso colocar livrimente meus componentes…

quando a versao piratex é fria… pq da pra um cara saber c seu programa foi feito no borlan… pq ele deixa muita sugeira no código ai fica dificil negar…

c que sabe … sim… JBilder exige (segundo suas restrições) 1GB de memira RAM … absurdooooo UAhAUa

boa sorte

O JBuilder é bom sim, embora eu naum conheça mto outras IDEs. Ele realmente cria um código estratosférico, que complica d+ para iniciantes. Qto ao piratex há uma alternativa, a Borland disponibilisa uma versão personal do borland jbuilder 9 totalmente de graça. É claro que ela naum possui todos os recursos de uma ediçao server ou enterprise, mas é mto boa. Procure no site da borland .com, saum quase 70 megas e mais a documentação, que é separada. Pelo menus vc naum vai ficar com dor na consciência…

Ederson

Eu uso o NetBeans e acho ele muito bom, mas tive a oportunidade de dar uma “fussada” no JBuilder na Faculdade. Achei muito interessante o JBuilder porque ele já vai criando toda a modelagem UML do sistema, automaticamente. Achei isso muito interessante, MAS, achei interessante o NetBeans porque ele é “de graça”. Acho que isso me chamou muita atenção no NetBeans.:wink:

como o wanderson, eu tb conheço o JBuilder da facul, realmente ele chama atenção por fazer automaticamente o uml e outras coisas, mas polui o código q só ele! …e tb vou de netbeans.

Galera, eu consegui instalar o JBuilder X na minha máquina apenas hoje mas ainda não estou conseguindo desativar o JPanels que o Tomaz me falou!!! Alguém sabe me dizer como eu faço isso no JBuilder X?

vc é ouviram numa IDE q chama GEL?
eu uso esta… e é mtoooooooo esquema!
eu nao curto nem JBuilder nem NetBeans nem Eclipse com plugin para programar visualmente,
eu Nao curto programar na base do click-click (estilo VB, Delphi)… mas quero deixar bem claro q isso é uma opiniao minha e q nao tenho nada contra quem usa IDE visual para criar seus softwares…
mas voltando a IDE Gel, é mto boa… levissima, e nao é um Java Editor da vida q é um bloco de notas melhorado.
o Gel é mais… ele tem um controle das classe… q completa os métodos dos objetos… tem uma GUI mto boa e organizada… versao para portuges… monta projetos, compila, roda ah! e é free!.. é tipo um Eclipse mas sem o plugin de deixar ele visualmente… (e um pouco mais simples)… mais leve tb!

pra quem gosta de programar na raça, na unha (como eu), entao Gel é uma excelente opção…
pra quem se interessar,
http://www.gexperts.com

abraços a todos!

Obs.: o PJ poderia disponibilizar o download do Gel aki no portal.

Olha, como eu uso o JBuider 9 pode haver alguma diferença, mas basicamente vc vai naquele painel de propriedades que fica ao lado direito da tela. é um painel com um monte de linhas e duas colunas(uma para o nome da propriedade e outra para o estado da propriedade).
Então, no lado esquerdo inferior existe uma espécie de árvore, que começa em Frame. Expanda esta árvore até achar contentPane. Clique e veja no painel de propriedades uma opção chamada layout. Clique onde deve estar BorderLayout, na caixa que aparecer, escolha null e coloque botoes e outros objetos tranquilamente!!!

Ederson

Uso o Jbuilder X Enterprise e pra desenvolvimento em plataforma J2SE ele é sossegadasso, totalmente didático, no naipe do Delphi 6, só que muito mais poderoso, mostrando os erros, e sugere correções etca…

To me batendo agora pra desenvolver Enterprise Java Beans… ai o pau ta comendo feio mesmo… ehehehehehehe