É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?

Se for observar o nome faz sentido, pois, de acordo com o título do e-book o autor deve retratar a ideia de lógica de programação com a linguagem Java, e não configuração de ambientes de desenvolvimento, se não seria algo mais ou menos assim “Programação para iniciantes - Como configurar seu ambiente de desenvolvimento Java”.

1 curtida

@Clark_Samurai, não respondi suas outras questões pq imaginei que elas todas partiam do fato de vc não conseguir executar os exemplos no seu ambiente.

Mas como outros disseram antes, não explicar isso foi uma opção do autor em focar na linguagem, nas estruturas, sintaxe, etc. Isso não quer dizer que ele esteja ensinando errado. Até pq essas configurações de ambiente são dependentes de sistema operacional. No Mac, no Windows e no Linux são totalmente diferentes a forma de configurar.

1 curtida

@juliofsn,

O autor desse ebook nem disse que essas configurações de ambiente são dependentes de sistema operacional.

Isto é problemático porque o autor desse ebook dá a entender que funcionará o que está escrito nesse ebook e quem tentou praticar o que esse ebook diz vê que o autor nem teve o interesse de dizer que os comandos java -version, javac e java OlaMundo não funcionarão se as variáveis de ambiente não forem configuradas.

@juliofsn,

Você disse que essas configurações de ambiente são dependentes de sistema operacional, mas esse problema é maior do que isso porque segundo o livro Java Como Programar dos Deitel 10 edição, os passos para configurar as variáveis de ambiente diferem às vezes
para cada versão do sistema operacional (por exemplo, Windows 7 versus Windows 8):

Configurando a variável de ambiente PATH

A variável de ambiente PATH no seu computador especifica em quais diretórios o computador pesquisa ao procurar aplicativos, como os aplicativos que permitem compilar e executar seus aplicativos Java (chamados javac e java, respectivamente). Siga atentamente as instruções de instalação para o Java na sua plataforma a fim de certificar-se de que você configurou a variável de
ambiente PATH corretamente. Os passos para configurar as variáveis de ambiente diferem para cada sistema operacional e às vezes para cada versão do sistema operacional (por exemplo, Windows 7 versus Windows 8). As instruções para várias plataformas estão
listadas em:

http://www.java.com/en/download/help/path.xml

Mas você não precisa das variáveis de ambiente para que o Java funcione, elas são só um macete pra configurar de forma mais fácil.
Você pode navegar até o diretório onde o executável se encontra e executá-lo a partir de lá, ou informar o caminho completo do javac.exe ao compilar os fontes.

Novamente, isso não tem nada a ver com ensinar a programar, isso é característica do sistema operacional o autor partiu do princípio de que quem está querendo aprender Java ao menos saiba como funciona o sistema operacional no qual pretende desenvolver.

@staroski,

Se o autor desse ebook realmente partiu do princípio de que quem está querendo aprender Java ao menos saiba como funciona o sistema operacional no qual pretende desenvolver, ele não deveria ter falado que os comandos javac OlaMundo.java e o comando java OlaMundo funcionariam, ele deveria ter falado que esses comandos funcionariam se as variáveis de ambiente tivessem sido configuradas.

@staroski,

Você concorda comigo?

Clark, no mundo Java tudo é complicado mesmo, não é culpa do maluco, ta bom pra conteúdo gratuito focado em programação e não ambiente.

1 curtida

@juliofsn,

Você disse que no PATH deve ser adicionada uma referência a variável JAVA_HOME mais a pasta “bin” dentro da pasta do java, mas está escrito no link da devmedia que você colocou nesse tópico que “nesse exemplo vamos instalar para versões Windows (x86) e baixar o arquivo com o tamanho maior, como mostrado na **Figura 2”:

Um ponto bastante importante é sempre escolher o tipo do sistema operacional, nesse exemplo vamos instalar para versões Windows (x86) e baixar o arquivo com o tamanho maior, como mostrado na Figura 2: https://www.devmedia.com.br/preparacao-do-ambiente-para-desenvolvimento-em-java/25188

@juliofsn,

O link da devmedia que você colocou nesse tópico não fala nada sobre pasta bin.

Será que você está confundindo a instalação do JDK no Windows com a instalação do JDK no Linux?

Eu questiono isso porque o livro Java Como Programar 10 edição fala sobre subdiretório bin:

Diretório de instalação do JDK e o subdiretório bin

O diretório de instalação do JDK varia por plataforma. Os diretórios listados a seguir são para o JDK 7 atualização 51 da Oracle:

• JDK de 32 bits no Windows:

C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.7.0_51

• JDK de 64 bits no Windows:

C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_51

• Mac OS X:

/Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk1.7.0_51.jdk/Contents/Home

• Ubuntu Linux:

/usr/lib/jvm/java-7-oracle

Dependendo da sua plataforma, o nome da pasta de instalação do JDK pode ser diferente se você estiver usando uma atualização diferente do JDK 7 ou usando o JDK 8. No Linux, o local de instalação depende do instalador que você usa e possivelmente da versão do Linux que você utiliza. Usamos o Ubuntu Linux. A variável de ambiente PATH deve apontar para o subdiretório bin do diretório de instalação do JDK.

Antes o @staroski disse que o autor do ebook da AlgaWorks que eu citei nesse tópico deve ter partido do princípio que o programador sabe como funciona o seu sistema operacional e que, para executar um programa de terceiros no prompt, a pasta dele deve estar no PATH ` dando a entender que o autor desse ebook não ensinou errado usar os comandos javac e java no prompt de comando mesmo sem ter falado que as configurações das variáveis de ambiente deveriam ter sido realizadas.

Eu postei um tópico para tirar dúvidas, mas também estou corrigindo erros de respostas que foram postadas nesse tópico.

O que está acontecendo?

É tão difícil ensinar sobre as configurações das variáveis de ambiente?

A qualidade das respostas dos instrutores da Caelum e Alura é a mesma qualidade das respostas que foram colocadas nesse tópico?

Eu agradeço muito ao @juliofsn porque o link do devmedia que ele postou nesse tópico é fácil de entender e é tão detalhista que mostra capturas de tela.

Deve ser melhor por todos eles serem pagos pra isso. Aqui a maioria não é paga para dar aula ou consultoria.

Pro programador sim, pois não é um assunto de programação, é um assunto de infra pra configuracoes no SO. Eu mesmo nem esquento com isso, chamo logo alguem de infra pra fazer, poupo meu esforço e valorizo o trabalho do cara.

Pra montar ambiente de desenvolvimento Java, se não me falha a memória, mês passado não precisei fazer isso, baixei o Eclipse e configurei qual JDK usar direto pela IDE.

Mas no mundo Java é assim mesmo, vai encontrar mil formas de ensinar a chegar a um mesmo resultado. No .NET por exemplo, na maioria dos casos vão precisar ensinar só a apertar o botão play pra exibir o resultado do programa.

2 curtidas

[quote=“javaflex, post:23, topic:384861”]

A qualidade das respostas dos instrutores da Caelum e Alura é a mesma qualidade das respostas que foram colocadas nesse tópico?

Deve ser melhor por todos eles serem pagos pra isso. Aqui a maioria não é paga para dar aula ou consultoria.[/quote]

Eu preciso fazer um curso que realmente prepara os seus alunos para serem Programador Java Júnior, mas eu postarei sobre isso em outro tópico.

[quote=“javaflex, post:23, topic:384861”]

É tão difícil ensinar sobre as configurações das variáveis de ambiente?

Pro programador sim, pois não é um assunto de programação, é um assunto de infra pra configuracoes no SO. Eu mesmo nem esquento com isso, chamo logo alguem de infra pra fazer, poupo meu esforço e valorizo o trabalho do cara.

Pra montar ambiente de desenvolvimento Java, se não me falha a memória, mês passado não precisei fazer isso, baixei o Eclipse e configurei qual JDK usar direto pela IDE.[/quote]

@javaflex,

Você disse que pra montar ambiente de desenvolvimento Java, se não falha a sua memória, mês passado você não precisou fazer isso, baixou o Eclipse e configurou qual JDK usar direto pela IDE.

Essa sua resposta me lembra a seguinte coisa que está escrita na apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum:

21.3 Instalação do JDK em ambiente Windows

Configurando o ambiente

Precisamos configurar algumas variáveis de ambiente após a instalação, para que o compilador seja acessível via linha de comando. Caso você vá utilizar diretamente o Eclipse, provavelmente não será necessário realizar esses passos.

Referência: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/apendice-instalacao-do-java/

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente tentando praticar o conteúdo da Caelum que eu citei nesse tópico, mas eu não consigo mostrar capturas de tela porque aparece a seguinte mensagem e por que eu não sei fazer o upload de meus arquivo grande em um serviço de nuvem e compartilhar o link:

“Desculpe, este arquivo é muito grande (o tamanho máximo é 4096kb). Por que não faz o upload de seu arquivo grande em um serviço de nuvem e compartilha o link”?

Eu cliquei com o botão direito em Computador.

Eu cliquei em Propriedades.

Eu cliquei em Configurações Avançadas do Sistema.

Eu cliquei em Variáveis de Ambiente.

Eu cliquei em Novo.

Em Nome da Variável eu digitei JAVA_HOME e em Valor da Variável eu digitei o caminho que eu utilizei na instalação do Java, eu utilizei C:\Program Files\Java\jdk-12\

Eu cliquei em Ok.

Eu encontrei a variável Path.

Eu cliquei no botão de baixo Editar, eu não alterei o nome da variável, no Valor da Variável eu adicionei ;%JAVA_HOME%\bin

O valor da variável Path ficou da seguinte maneira: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0;%JAVA_HOME%\bin

Eu acessei o prompt de comando e digitei o comando javac -version e apareceu a seguinte mensagem:

C:\Users\NG>javac -version
javac 12

C:\Users\NG>

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente!

@juliofsn e @staroski,

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente graças as suas respostas, as suas respostas foram o “empurrão” que eu precisava para conseguir configurar as variáveis de ambiente.

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente, mas é necessário configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java para que eu esteja pronto para começar meus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição,mas eu postarei sobre isso em outro tópico.

@Jonathan_Medeiros, eu serei moderado ou banido se eu postar agora um tópico para aprender configurar o Nimbus para que eu esteja pronto para começar meus estudos do Java no livro Java Como Programar 10 edição?

Eu estou perguntando isto porque eu quero evitar o @FearX me banir mais uma vez aumentando a grande quantidade de vezes que eu fui banido.

Tu pode postar suas dúvidas a vontade, basta seguir todas as regras do fórum que você não vai enfrentar nenhum problema com banimento, é simples!

1 curtida

Se alguém quer responder este tópico, por favor, responda.

Eu peço isso porque eu consegui configurar as variáveis de ambiente graçãs ao “empurrão” do @juliofsn e do @staroski.

Eu preciso desse “empurrão” para eu aprender ser um Programador Java Júnior.

Eu irei ficar contente se os professores da Caelum e da Alura me ajudarem para eu aprender ser um Programador Java Júnior.

Não
Instale qualquer programa de terceiros no seu computador
Como você fará para executar o programa em linha de comando?
Ou informa o caminho completo pro .exemplo
Ou adiciona a pasta do .exe so PATH

Comunidade Java infelizmente complica mais ainda o que já é complicado, já foi bem pior antes. Pra quem precisa trabalhar com Java, baixa a IDE Eclipse e bola pra frente em tutoriais usando essa IDE. Afinal, o importante é entregar resultados e não ficar perdendo tempo com o que não for necessário.

@javaflex,

Eu falei que eu perguntarei como configurar o Nimbus em outro tópico, mas eu decidi fazer uma pergunta para você neste tópico sobre a configuração do Nimbus para aproveitar a sua resposta onde você disse que o importante é entregar resultados e não ficar perdendo tempo com o que não for necessário.

Eu disse que é necessário configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java para que eu esteja pronto para começar meus estudos do Java porque está escrito no livro Java Como Programar 10 edição:

"A nova aparência e funcionamento do Java Nimbus

O Java vem com uma aparência e comportamento multiplataforma conhecida como Nimbus. Para os programas com as interfaces gráficas de usuário Swing (por exemplo, capítulos 12 e 22), configuramos nossos computadores de teste para usar o Nimbus como a aparência e o comportamento padrão.

Para configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java, você precisa criar um arquivo de texto chamado swing.properties na pasta lib tanto da sua pasta de instalação do JDK como da sua pasta de instalação do JRE. Insira a seguinte linha do código no arquivo:

swing.defaultlaf=com.sun.java.swing.plaf.nimbus.NimbusLookAndFeel

Para obter informações adicionais sobre a localização dessas pastas de instalação, visite http://docs.oracle.com/javase/7/docs/webnotes/install/index.html. [Observação: além do JRE autônomo, há um JRE aninhado na pasta de instalação do seu JDK. Se estiver utilizando um IDE que depende do JDK (por exemplo, NetBeans), talvez você também precise inserir o arquivo swing.properties na pasta lib aninhada na pasta jre.]

Agora você está pronto para começar seus estudos do Java. Esperamos que goste do livro"!

@javaflex,

É necessário configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java?

Se não, porque o livro Java Como Programar 10 edição diz que é necessário configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java para que você esteja pronto para começar seus estudos do Java?

O conteúdo dos cursos de Java da Caelum e da Alura dizem que é necessário configurar o Nimbo como o padrão para todos os aplicativos Java para que você esteja pronto para começar seus estudos do Java?

Se não, porque não?

Fora modelo de tênis, não faço ideia o que seja Nimbus, então eu pelo menos nunca precisei. Do que lembro ter precisado pra trabalhar com Java: JDK, Eclipse e tomcat.

1 curtida

@Clark_Samurai, fico feliz em ver que vc está botando a mão na massa pra programar.

Não é necessário fazer essa configuração do Nimbus em todas as suas aplicações Java, apenas nas aplicações em que vc deseja utilizar usar o Nimbus, mas não é requisito.

Não li o livro da Deitel, mas acredito que eles estão ensinando isso pra garantir que a sua aplicação sairá identica aos prints do livro evitando possíveis confusões.

1 curtida

Eu postei um novo tópico sobre a configuração do Nimbus, por favor, respondam sobre a configuração do Nimbus nesse tópico: Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?

@Jonathan_Medeiros, eu quis lhe fazer essa pergunta no tópico que eu postei sobre o Nimbus,mas este tópico foi fechado (Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?)

@Jonathan_Medeiros, vários me disseram que eu perdi tempo estudando sobre o Nimbus, se essas respostas estão corretas, eu nunca decidi estudar sobre o Nimbus para perder tempo, eu apenas tentei praticar o que ensina o livro Java Como Programar do pai Harvey Deitel e filho Paul Deitel 10 edição.

@Jonathan_Medeiros, eu não sei se você sabe, o conteúdo do Nimbus que eu tentei praticar está escrito no capítulo “Antes de começar”, esse capítulo fica depois do Prefácio do livro Java Como Programar 10 edição.

@Jonathan_Medeiros, eu serei moderado ou banido se eu postar agora um tópico para aprender sobre vagas de emprego Java Júnior, Pleno e Sênior, Java Freelancer e trabalho em Java por conta própria?

Eu estou perguntando isto porque eu quero evitar o @FearX e o @peczenyj me banirem mais uma vez, talvez você sabe que eu fui banido muitas vezes.

Isso é bem pessoal, cada um estuda o que quer estudar, se tu acha relevante estudar isso, não vejo problema algum, cada um com quem tu conversar vai te falar pra estudar coisas diferentes.

Não sei porque nunca estudei sobre, o assunto não agrega em nada com o que eu tenho trabalhado, então pra mim o assunto “Nimbus” é irrelevante.

Não será!
Porém ninguém aprende como ser um JR, PL, SR e etc… você se torna um, de acordo com seu esforço, dedicação, conhecimento e soluções das quais entrega.

O motivo de você ser banido não é do meu conhecimento, porém estou no fórum a alguns anos e nuca sofri com nada do tipo, todavia eu sempre sigo as regras do fórum ao pé da letra, faça o mesmo.

1 curtida

Concordo com a maioria que é perda de tempo, não só por causa desse tal de Nimbus, mas no geral desktop sem ter uma demanda em vista. Acredito então que outros assuntos sejam bem mais prioritários. Não tem certo ou errado, é experiência de cada um, cada um pode estudar ou não o que quiser, como @Jonathan_Medeiros já falou.

1 curtida