São os livros dos Deitel ou a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum que ensina corretamente configurar a variável de ambiente PATH e as outras variáveis de ambiente para que sejam executados comandos do Java no terminal?

Olá!

Eu estou com dúvidas sobre qual é o conteúdo que realmente ensina corretamente sobre como configurar a variável de ambiente PATH e das outras variáveis de ambiente para executar comandos do Java no terminal.

Está escrito no capítulo “Antes de começar” do livro Java Como Programar 10 edição dos Deitel:

"Configurando a variável de ambiente PATH

A variável de ambiente PATH no seu computador especifica em quais diretórios o computador pesquisa ao procurar aplicativos, como os aplicativos que permitem compilar e executar seus aplicativos Java (chamados javac e java, respectivamente). Siga atentamente as instruções de instalação para o Java na sua plataforma a fim de certificar-se de que você configurou a variável de ambiente PATH corretamente. Os passos para configurar as variáveis de ambiente diferem para cada sistema operacional e às vezes para cada versão do sistema operacional (por exemplo, Windows 7 versus Windows 8). As instruções para várias plataformas estão listadas em:

http://www.java.com/en/download/help/path.xml

Se você não configurar a variável PATH corretamente no Windows e em algumas instalações do Linux, ao usar as ferramentas do JDK, você receberá uma mensagem como:

‘java’ is not recognized as an internal or external command,

operable program or batch file.

Nesse caso, volte às instruções de instalação para configurar a variável PATH e verifique novamente seus passos. Se baixou uma versão mais recente do JDK, talvez seja necessário mudar o nome do diretório de instalação do JDK na variável PATH."

Por exemplo, quem acessa o link do site do Java que eu copiei e colei acima do livro dos Deitel vê que a maneira de configurar a variável de ambiente PATH no Windows 7 e Mac OS X são diferentes:

Windows 7
  1. From the desktop, right click the Computer icon.
  2. Choose Properties from the context menu.
  3. Click the Advanced system settings link.
  4. Click Environment Variables . In the section System Variables , find the PATH environment variable and select it. Click Edit . If the PATH environment variable does not exist, click New .
  5. In the Edit System Variable (or New System Variable ) window, specify the value of the PATH environment variable. Click OK . Close all remaining windows by clicking OK .
  6. Reopen Command prompt window, and run your java code.

Mac OS X

To run a different version of Java, either specify the full path, or use the java_home tool:

% /usr/libexec/java_home -v 1.8.0_73 --exec javac -version

Quem lê o conteúdo que ensina configurar a variável de ambiente PATH e as outras variáveis de ambiente segundo a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum vê que essa apostila da Caelum nem diz que os passos para configurar as variáveis de ambiente diferem para cada sistema operacional e às vezes para cada versão do sistema operacional (por exemplo, Windows 7 versus Windows 8), dando a entender que a maneira de configurar as variáveis de ambiente é a mesma maneira em cada sistema operacional e nas versões do sistema operacional.

A apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum diz que ensina configurar as variáveis de ambiente no assunto do título “Configurando o ambiente” do capítulo 21 - Apêndice - Instalação do Java.

Oh, quais são os conteúdos escritos que realmente ensinam configurar as variáveis de ambiente para que sejam executados comandos do Java no terminal e programar em Java?

Por exemplo, são os livros dos Deitel ou a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum que ensina corretamente configurar a variável de ambiente PATH e as outras variáveis de ambiente para que sejam executados comandos do Java no terminal?

Não sei responder, mas por aqui eu fiz da seguinte forma:

CLASSPATH: ;%JAVA_HOME%\lib;JAVA_HOME%\lib\swing.properties;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar;%JAVA_HOME%\lib\dt.jar;%JAVA_HOME%\lib\htmlconverter.jar;%JAVA_HOME%\jre\lib\rt.jar;
JAVA_HOME: C:\Program Files\Java\jdk-10.0.1\

E tudo funciona muito bem.

EDIT: Talvez o subtítulo “Configurando o ambiente” que eu citei na minha primeira mensagem neste tópico faz parte do assunto do título 21.3 INSTALAÇÃO DO JDK EM AMBIENTE WINDOWS.

Mas quem lê o capítulo 21 - Apêndice - Instalação do Java da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum vê que essa apostila da Caelum não ensina configurar as variáveis de ambiente, por exemplo, a variável PATH, no Linux e Mac OS X.

Talvez é boa idéia eu editar este tópico:

São os livros dos Deitel ou a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum que ensina de maneira incompleta sobre a configuração da variável de ambiente PATH e as outras variáveis de ambiente para que sejam executados comandos do Java no terminal?

Eu mostrei que eu consegui configurar as variáveis de ambiente no Windows no tópico que eu postei sobre os comandos java e javac (É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?) e no tópico que eu postei sobre o Nimbus (Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?)

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente no Windows praticando o conteúdo da apostila da Caelum, esse conteúdo está escrito no capítulo 21 - Apêndice - Instalação do Java.

Eu não tentei praticar o que está escrito no livro dos Deitel sobre esse assunto porque esse livro diz que as instruções para várias plataformas estão listadas no site que eu citei nesse tópico, mas esse site está escrito em inglês e eu não entendo inglês.

Eu postei este tópico porque eu estou sabendo que a apostila da Caelum não ensina configurar a variável PATH no Linux e Mac OS X e o livro do Deitel ensina.

Porque a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum não ensina configurar a variável PATH no Linux e no Mac OS X?

Será que é o livro dos Deitel que está desatualizado ou complicando as coisas?

Em relação ao Linux

A apostila da Caelum ensina a instalar o JDK no Ubuntu e no Fedora, que são duas distribuições do Linux bastante populares.

Eles não ensinam a configurar a variável PATH porque quando vc executa os comandos mostrados para fazer a instalação no Ubuntu ou no Fedora, tudo é configurado automaticamente.

No finzinho da seção 21.1 eles dizem:

Uma instalação mais braçal, sem usar repositório , pode ser feita baixando o instalador no próprio site da Oracle. É um tar.gz que possui um .bin que deve ser executado. Depois, é necessário apontar JAVA_HOME para esse diretório e adicionar JAVA_HOME/bin no seu PATH .

Só que eles não dão detalhes porque sobre essa instalação “braçal” porque eles usam o Ubuntu e, se tem um jeito mais facil de fazer no Ubuntu, ensinar o jeito braçal iria complicar ainda mais a cabeça dos alunos.

Em relação ao Mac OS X

Eles não ensinam a configurar a PATH porque eles explicam na seção 21.2 que nas versão mais recentes, o próprio sistema te pergunta se vc quer instalar logo na primeira vez que vc tenta executar um programa Java como o Eclipse, por exemplo. (não posso confirmar esta informação porque nunca testei).

É só uma questão de estratégia mesmo. Na apostila da Caelum eles escolheram uma abordagem mais simples. Já no Deitel, ele foram um passo adiante.

1 curtida

@wldomiciano,

Muito obrigado pela sua resposta!

O que ensina corretamente a configurar uma variável de ambiente é sua curiosidade. Procure na internet, teste dos livros, e se não der certo: refaça. Perguntar antes de fazer é bom, mas é só fazendo (e consequentemente errando e refazendo) que o conhecimento se fixa na cabeça.

1 curtida

Quais são os problemas que o computador que eu uso terá se o conteúdo de algum material que diz que ensina configurar as variáveis de ambiente não funcionar?

É o que você vai descobrir se tentar fazer (:

Para um ambiente de desenvolvimento, basta configurar a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para a raíz do JDK.

Caso queira executar o Java em linha de comando, adicione o caminho %JAVA_HOME%\bin à variável de ambiente PATH

1 curtida

@staroski,

Muito obrigado pela sua resposta!

Eu disse na minha resposta que eu citei acima que eu mostrei que eu consegui configurar as variáveis de ambiente no Windows no tópico que eu postei sobre os comandos java e javac (É muito difícil encontrar a solução para executar os comandos javac e java?) e no tópico que eu postei sobre o Nimbus (Vocês conhecem conteúdo que é fácil de entender e que mostra capturas de tela que mostram como fazer a configuração do Nimbus?)

Eu também disse na minha resposta que eu citei acima que eu consegui configurar as variáveis de ambiente no Windows praticando o conteúdo da apostila da Caelum e que esse conteúdo está escrito no capítulo 21 - Apêndice - Instalação do Java e que eu postei este tópico porque eu estou sabendo que a apostila da Caelum não ensina configurar a variável PATH no Linux e Mac OS X e o livro do Deitel ensina.

O @wldomiciano respondeu a minha dúvida neste tópico acima sobre o fato da apostila da Caelum não ensinar configurar a variável PATH no Linux e Mac OS X enquanto que o livro do Deitel ensina.

1 curtida

Na verdade livros de linguagem de programação nem precisariam ensinar isso pois variáveis de ambiente são uma configuração dos sistemas operacionais e parte-se do princípio que o programador saiba utilizar o sistema operacional para o qual deseja desenvolver algo. :wink:

1 curtida

O curso livre presencial que ensinava usar o computador que eu fiz não teve nenhum conteúdo sobre configuração de variáveis de ambiente.

Eu consegui configurar as variáveis de ambiente para executar comandos do Java no prompt do Windows e também consegui configurar o Nimbus graças a ajuda desse fórum.

Se eu tentar fazer funcionar todo o conteúdo de básico de Java da Caelum e ter a ajuda desse fórum (GUJ) quando eu tiver dúvida, talvez eu aprenderei o básico de Java.

Talvez eu sou o tipo de estudante que aprenderia
programar em Java se eu tivesse um professor sentado ao meu lado usando um computador, mas eu infelizmente não posso me matricular em curso presencial da Caelum porque eu não moro onde a Caelum está, mas eu pretendo tentar praticar o conteúdo de básico de Java da Caelum até onde eu conseguir fazer funcionar.

Talvez eu conseguirei aprender o básico de Java e de outra linguagem se eu estudar o conteúdo escrito que ensina o básico de uma linguagem, assistir vídeos e se eu tiver alguém que realmente tire minhas dúvidas.

Qual é o conteúdo escrito da Caelum que ensina o básico de Java?

Nunca configurei variável de ambiente para criar projeto Java. Instala o Eclipse e segue em frente, muda a fita no próximo tópico.

1 curtida

Olá @Jonathan_Medeiros,

Eu desejo postar agora um tópico sobre o estilo de pseudocódigo que é ensinado no livro Java Como Programar 10 edição.

Se eu postar esse tópico agora, ele será bloqueado?

Se estiver de acordo com as regras do guj, não tem que se preocupar!

1 curtida

Olá @Jonathan_Medeiros,

Eu disse que eu desejei postar um tópico sobre o estilo de pseudocódigo que é ensinado no livro Java Como Programar 10 edição.

Eu postei um tópico sobre o estilo de pseudocódigo de Paul Deitel e Harvey Deitel: Estilo de pseudocódigo de Paul Deitel e Harvey Deitel