É necessário configurar drivers do mysql no Tomcat?

Falai pessoal!!

Estou aprendendo JSP, e como testes, estou integrando com algumas regras de negócio que já tenho em java.

Ex: tenho minha classe cliente, com um método listar, que quando testado com Junit funciona perfeitamente.

Porém, quando tento rodar minha página JSP, que chama o método listar, ele me retorna um erro:

java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver 

Minha dúvida é o seguinte, o driver é reconhecido quando rodo um teste pelo Junit. Mas será que tenho que fazer alguma configuração no Tomcat para o reconhecimento do Driver do mysql?

Vlw pessoal desde já pela atenção!!

Coloque o driver no diretório lib do seu projeto.

Deve estar na WEB-INF/lib da sua aplicação ou na pasta lib do seu Tomcat.

Coloquei o driver no lib, tanto que qdo faço os testes, ele faz a conexão corretamente, e me retorna os dados.

O problema mesmo, é quando rodo a página jsp…

E essa lib está no projeto, digo, nem dentro do source dos códigos java, nem no webcontent…e com o build path devidamente configurado…

Só uma coisa: pra configurar o driver, eu coloquei o eclipse na perspectiva java, pois na javaee não conseguia acessar o build path…

Será que tem alguma coisa errada…?

Abs

Vlw pela ajuda pessoal!!

Pedrosa, era isso mesmo!! coloquei o driver na pasta WEB-INF/lib e funcionou direitinho…!!

Ajudou pra caramba cara, abs!!
:smiley:

Tudo o que fica nessa pasta é adicionado ao CLASSPATH da sua aplicação. Cuidado para não colocar qualquer coisa lá sob risco de ter sérias dificuldades no futuro (leia-se problemas de incompatibilidade de versão ou coisas mais sinistras).

Essa maneira está correta, ou teria uma maneira mais segura de usar os drivers?

Eu costumava deixar tudo na pasta lib do servidor e usar as referências no projeto pra lá. Acho que fica mais fácil de gerenciar (não precisa ficar catando jars pelo computador). Alguém sabe me dizer uma desvantagem?

Pode crer, fica mais organizado assim…fora que não preciso carregar em cada projeto que desenvolver os mesmos jars… deixo eles concentrados em um único lugar…

O ideal e recomendado pela documentação do tomcat é deixar na pasta lib do tomcat.

referencia:

http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/jndi-resources-howto.html

De fato. Além disso, se você vai fazer um commit desse projeto pela primeira vez e não tomar cuidado, o tamanho dele pode ser gigantesco. Nada a ver o que eu disse, mas tudo bem. Hehe.