Fala galera,
Feliz ano novo !
Bom, venho pensando nisso alguns dias já. Já estou na area a 10 anos. Sempre programando, fazendo poucas analises, vamos dizer…30% analise e 70% programação. Porém, de um tempo pra ca, comecei a perceber que estava me afastando demais da programação.
Por exemplo, hoje…dificilmente paro e fico programando algo, na maioria das vezes estou discutindo com o cliente ou respondendo emails. De vez em quandooooooooo aparece algo para programar. Mês que vem, meu gestor quer q eu fique em outro cargo, que seria mais na parte de “lider” de equipe de desenvolvimento. Legal, isso é otimo !! Porém, sinto que vou programar menos ainda.
Não sei quem já passou por isso, mas de certa forma, as vezes bate uma “insegurança”. Não relacionado a eu não conseguir desempenhar minhas atividades na empresa, mas sim, de um dia, precisar programar novamente, e estar meio “enferrujado” e a empresa não achar isso muito “interessante”.
Ou mesmo, aquela “insegurança” de conseguir um outro emprego, pois como programador, sabemos que a “praça” esta cheia de vagas. Mas quanto “maior” o seu cargo, mas dificil é conseguir um novo emprego, pois mais dificil é a empresa chegar no salario que você quer, certo ?
Resumindo: Vale a pena ser um eterno jogador de futebol, ou é melhor ser um jogador por um tempo e depois virar tecnico do time ? Qual destes consegue melhor enfrentar uma “crise” caso seja demitido ou qualquer coisa relacionado a isso ? Ou melhor, qual destes tem MAIS (veja bem, estou dizendo em quantidade de vagas no mercado e não de profissionais qualificados) chances de achar algo mais rapido ?