É normal ter várias tabelas solta em um banco de dados?

Estou desenvolvendo um sistema e gostaria de saber se é normal deixar as tabelas soltas em um banco de dados. Nessa estrutura estou trabalhando com bastante validação, alteração e estou usando algumas tabelas para salvar essas informações e depois deletar delas e tenho também outras salvas com algum tipo de unidade… Mas em duvida se é normal ter tabelas soltas na estrutura.

Como assim “soltas”? Elas armazenam dados temporariamente e depois são zeradas? Se sim, verifique se seu banco de dados suporta tabelas temporárias, assim evita usar muitos recursos, pois estas tabelas são otimizadas para ações rápidas (usam pouco ou nenhum disco, por exemplo). Veja se não há também alguma biblioteca que permita algo similar mas em memória, direto na sua aplicação

Mas, mais importante, por que você está usando tabelas dessa forma? O que está tentando fazer que requer essa estratégia? Está fazendo assim porque é mais fácil que trabalhar com objetos?

Abraço.

Depende de qual cenário você está tratando desta forma, já trabalhei com projetos que haviam tabelas sem nenhuma relação com as demais, porém eram somente pra armazenamento de parâmetros de configuração e para registros de logs.

Olá TerraSkill, blz? Obrigado pela resposta!

Estou trabalhando desta maneira por motivo de necessidade. Eu tenho meu banco com relacionamentos, mas conforme ele foi crescendo eu tive que ir armazenando informações de parâmetros, histórico de modificação, tabela para usuário sem ser cliente… dentre algumas outras.

Eaí Jhonathan, blz? Cara, basicamente é oq estou usando no meu. Acho q vai da necessidade mesmo… conforme vai tendo a necessidade, vai incrementando, mas algumas tabelas n tem a relação e ficam soltas no banco para armazenamentos. Vlw pela resposta!

Todo recurso adicionado a um sistema é por “necessidade”. Se não é necessário, é firula :grin:

O que quero dizer é: se o que você quis fazer fica muito mais fácil usando tabelas, e elas não implicam em aumentar muito a complexidade do sistema como um todo, então não tem problema usá-las. Nem toda tabela precisa ser relacionada com o domínio de negócio que o sistema controla. Tabelas com parâmetros de configuração, por exemplo, são bem comuns. Histórico de modificação é bem útil para auditoria, por exemplo (o que pode ser essencial em alguns sistemas, e não é uma tabela solta: é um recurso primordial).

Abraço.

Vlw, Abraço!