tava lendo este topico que por sinal foi travado sei lá por que:
O sujeito que abriu tem sim muita razão em alguns argumentos, pensei que ele iria falar do Ruby e outras linguagens desse estilo pois esse negocio de type casting do Java, ter de criar get and sets e outros recursos só servem pra uma coisa: perder tempo e muito. Não sei precisar quanto tempo perdemos com bobagens como isso de verifica se um tipo é determinado, de verificar se um objeto é igual ao outro e outras coisas que poderiam ser simplesmente dinamicas com o uso do tal do Ruby que infelizmente jamais decolou (se virem citar meia duzia de projeto sinto muito mas nao serve).
Na epoca que ouvi falar do ruby achei uma otima ideia, alias até pensei que a Sun (epoca era a Sun hoje Oracle que detém o Java) iria incorpora-lo no compilador, assim poderiamos desenvolver codigo em Ruby nativamente em vez de java. Mas infelizmente nada disso se provou eficaz. Até hoje sinto uma raiva danada de perder tanto tempo definindo objetos, Value Object, get and seters, casting e outras coisas ultrapassadissimas que poderiam ser limadas ou simplesmente opcionais.
Na minha opinião algo como o ruby ou parecido devia ter sido incorporado há muito tempo dentro do JDK! Digo isso pois usar biblioteca separada nao dá, teria de ser nativo algo interno do compilador.