Gostaria de informações e opniões do pessoal q tem mais experiencia para me dizerem se oq eu quero é viável. Digo desde já q tenho pouca experiência em java ainda.. oq provavelmente começará a mudar :lol:
Já peço abrigado pela paciência de quem conseguir ler toda a descrição e quem der sua opnião.
[b]1-[/b] A História é a seguinte, Faço Estágio em uma empresa que desenvolve aplicativos de automação comercial, aqui temos um framework completo em delphi, de maneira q para praticamente todo tipo de tela já existe um formulário (Classe) especializado para alguma função base da qual se pode herdar e fazer o projeto. Todas as classes estão em uma hierarquia e de forma acredito muito bem organizada com componentes personalzados etc.
Bom aqui existe um projeto a longo prazo, mas q já está em andamento... para migrar as aplicações Delphi para java no futuro, e eu estou fazendo algumas pesquisas e montando alguns testes....
MInhas perguntas em específico são...
[b]1.a) [color="red"] alguem deste forum já desenvolveu alguma aplicação desktop de médio porte em java?... [/color][/b]
[b]1-b) [color="red"] alguem conhece ou já teve notícia de algum tipo de framework mais detalhado para fazer aplicações desktop?[/color][/b]
[b]1-C) [color="red"] alguem tem algum tipo de exemplo deste tipo de aplicação.. tipo cadastro de clientes etc...q seja possível eu estudar ele....[/color][/b]
[b]1-d) [color="red"] Talvez mais importante... entre o pessoal q conhece mais.. vc's realmente acreditam em uma aplicação java de médio porte com desempenho semelhando por exemplo a uma aplicação delphi?[/color][/b]
Todas estas perguntas fora o motivo da empresa onde trabalho é q eu sou aluno da UFV, e como meu projeto final de curso incentivado pelo Viçosa JUG, tive uma idéia mas não sei se ela é viável. Estou querendo desenvolver uma espécie de FrameWork livre em java para desenvolvimento de aplicações desktop, +- na linha q existe o delphi. não falo de formulários normais.. mas do tipo exemplo. um framework integrado para desenvolver aplicações com consultas e etc para trabalhar com firebird.
É uma idéia q já venho pesquisando e amadurecendo a um mês. e acho q é possível gostaria de opniões e sugestões ou qualquer tipo de comentário.
Acho q a criação de um framework inicial bem feito é um passo enorme para inclusive as empresas comecem a pensar em desenolver aplicações em java de forma mais produtiva.
OBS. procurei e não achei nada parecido com oq eu estou pensando. 2- Gostaria de saber se alguem conhece algum tipo de framework mais específico de aplicações desktop em java…
Esta é minha discução e desculpe pelo tamanho do texto mas acho q era nescessário.[/b]
[quote=“Alessio”] 1.a) [color=“red”] alguem deste forum já desenvolveu alguma aplicação desktop de médio porte em java?.. [/color][/quote]
Eu já participei de várias equipes que desenvolveram aplicações de grande porte cuja camada de apresentação era feita com swing.
Sim, você pode desenvolver componentes em Java tanto para incluir na camada de apresentação visual como para rodar em outras camadas a milhares de Km do cliente.
Vá a uma agência dos Correios e veja o Banco Postal
Não conheço comparação deste tipo porque não conheço aplicações Delphi que façam as mesmas coisa do o que o Java. Por exemplo: não tenho a mais remota idéia de como se poderia fazer o Banco Postal usando Delphi na camada de apresentação. Só conheço aplicações Delphi rodando confinadas em redes locais (como era moda no milênio passado).
Sei de empresas que tem coisas prontas para uso próprio. A empresa que você citou doaria este framework Delphi como OpenSource? As que conheço não pretendem fazer isto.
[quote=“Luca”][quote=“Alessio”] 1.a) [color=“red”] alguem deste forum já desenvolveu alguma aplicação desktop de médio porte em java?.. [/color][/quote]
Eu já participei de várias equipes que desenvolveram aplicações de grande porte cuja camada de apresentação era feita com swing.
[/quote]
Gostaria de uma idéia… usando swing é possível fazer uma aplicação robusta q não fica execivamente lenta? já me fizeram recomendação para usar SWT…
[quote=“Luca”] [quote=“Alessio”] 1-C) [color=“red”] alguem tem algum tipo de exemplo deste tipo de aplicação… tipo cadastro de clientes etc…q seja possível eu estudar ele…[/color][/quote]
Vá a uma agência dos Correios e veja o Banco Postal
[/quote]
Legal, Não sabia q o banco postal era desenvolvido em java. Vc sabe se é SwT ou Swing
[quote=“Luca”] [quote=“Alessio”] 1-d) [color=“red”] Talvez mais importante… entre o pessoal q conhece mais… vc’s realmente acreditam em uma aplicação java de médio porte com desempenho semelhando por exemplo a uma aplicação delphi?[/color][/quote]
Não conheço comparação deste tipo porque não conheço aplicações Delphi que façam as mesmas coisa do o que o Java. Por exemplo: não tenho a mais remota idéia de como se poderia fazer o Banco Postal usando Delphi na camada de apresentação. Só conheço aplicações Delphi rodando confinadas em redes locais (como era moda no milênio passado).
[/quote]
em delphi tbm é possível fazer aplicações deste jeito. Este projeto será desenvolvido por mim, porem com auxilio da empresa onde trabalho devido a alta experiência de projeto de framework e funcionamento q vão me auxiliar. Inclusive este framework terá uma atenção a ser uma base sobre a qual a empresa possívelmente vai criar sua nova aplicação. Porem a base será OpenSource aberto a comunidade.
[quote=“Luca”] [quote=“Alessio”] 2- Gostaria de saber se alguem conhece algum tipo de framework mais específico de aplicações desktop em java…[/quote]
Sei de empresas que tem coisas prontas para uso próprio. A empresa que você citou doaria este framework Delphi como OpenSource? As que conheço não pretendem fazer isto.
[/quote]
O novo framework será OpenSource… oq eu pedi não é um framework complexo. se alguem se dispor será benvindo. nem q seja diagramas de construção etc… eu por agora estava interessado em ver o funcionamento de um framework nem q seja simples… pelo menos para ver possíveis idéias… inclusive já obtive resposta de uma empresa de BH q se dispos a apresentação do framework dela… apenas como fonte de idéias para pesquisa…
Orbigado… qualquer contribuição é bem vinda… inclusive a sua foi bem interesante… pessoal… escrevam
Cara, da uma olhada neste site: http://community.java.net/javadesktop/
e veja os projetos existentes. No sourceforge também há bastante coisa, mas tem q garimpar bastante.
Swing é mais versátil do que SWT e tem mais bibliografia. Mas se quiser um bom exemplo de swt veja o eclipse. Swing não é lento desde que programado corretamente. E não é dificil fazer isto.
Há algo tempo você usa o banco postal como exemlo de aplicação Swing. Existe alguma coisa falando sobre ele na WEB?
Fiquei curioso, mas ir na agência fica meio dificil né… Já imaginou eu pedindo pra atendente dos correiros me deixar rodar um decompiler no sistema dela
[quote=“hmichel”]Cara, da uma olhada neste site: http://community.java.net/javadesktop/
e veja os projetos existentes. No sourceforge também há bastante coisa, mas tem q garimpar bastante.[/quote]
Eu ando dando uma garimpada no souceforge… ainda não encontrei nenhum projeto que se encaixe na linha q eu estou pensando… alguns até me deram umas idéias… se encontrar algo realmente interesante posto aqui para os interesados… e se alguem tiver algum poste tbm…
Uma curiosidade… Luca vc como um kra q tem mais experiencia… vc sabe de alguma literatura específica ou q possa me ajudar… no kso para entender melhor o funcionamento do swing o melhor são os livros da sun ou tem algum específico?
valeuz
Não conheço nada publicado sobre ele. Mas é um sistema com muitas coisas interessantes e também muitas coisas desnecessárias ou complicadas demais como qualquer sistema grande. Participei do projeto mas codifiquei muito pouco, só um ou outro caso excepcional. Vou falar só sobre a camada de apresentação em swing e do servlet. O banco é composta de duas aplicações, uma caixa e outra retaguarda. Cada uma delas é uma applet assinada (começou antes do JWS) e usa mais de 1300 classes. A parte visual é toda componentizada, isto é, um campo nome por exemplo é um componente com seu model, proxi e tudo o mais. Cada transação faz parte de uma cadeia de responsabilidades genérica. Os patterns mais usados no projeto foram observer/observable, proxi e chain of responsabilities. Os periféricos são acessados usando javax.comm e jni para impressora paralela. Roda em Win2000, Pentium III 800, 128 Mb RAM. Os servidores IBM RISC são muito parrudos e com muita segurança. A base de dados é Oracle paralelo. São mais de 10.000 clientes conectados, mais de 300.000 transações/dia. É isso aí para não me alongar muito.
Comece comendo pelas beirinhas. Pegue um tutorial básico e brinque um tiquinho. Tente entender logo de cara que com swing a gente não acessa diretamente a API do sistema operacional, a gente programa para uma abstração que pode ser implementada em vários sistemas operacionais… Entendendo isto, não fique comparando com outras coisas feitas especificamente para um determinado S.O…
Pendulum rula. Conheci o Stuart Ervine semana passada, e o cara tem ideias muuuuuuuuuuuito boas sobre como fazer modelos de componentes e aplicacoes faceis de manter em Swing funcionar bem. Recomendado