É possivel criar um sistema operacional de grande porte??? só quero saber se é possivel!!! xD
Obrigado pela atenção!!!
É possivel criar um sistema operacional de grande porte??? só quero saber se é possivel!!! xD
Obrigado pela atenção!!!
Cara, se não fosse possível, não existiria o Windows ou os diversos LINUXs.
Agora, é praticamente (quase) impossível para a gente com um PC de mesa, um JVM e só um cérebro
Sozinho? Não.
Os principais, Windows e Linux, são sistemas muito avançados, apesar de seus bugs, que vem sendo criados há decadas e mesmo assim são encontradas várias falhas de vulnerabilidade.
Lembrando que a IBM, uma das maiores, tentou emplacar seu SO OS2 e não conseguiu.
Sim. Tudo é possivel.
Mas uma pessoa pra criar um s.o do zero. Programando sozinha, demoraria 100 anos…
Sem contar q isso não é viável. O mais viavel seria pegar alguma distro linux e deixar do jeito que vc quer… ou pegar o kernel do linux e montar tua distro do zero… por ai vai
[quote=felipeaqueiroz]Cara, se não fosse possível, não existiria o Windows ou os diversos LINUXs.
Agora, é praticamente (quase) impossível para a gente com um PC de mesa, um JVM e só um cérebro [/quote]
foi mal, me expressei mal, eu quero saber se é possivel criar o OS em java!!!
O JNode.org anunciou a release 0.2.3 do sistema operacional JNode, feito em Java porém respeitando conceitos de arquitetura de SO ele contém um nano-kernel (a JVM, não chega a ser um microkernel) escrito em assembler x86. Novas funcionalidades e melhorias no suporte a AWT e Swing (bibliotecas gráficas) e consequentemente melhorias na GUI foram incorporadas juntamente com sistemas de arquivos ISO 9660 e JIFS e a testes usando Mauve. Além de correções no compilador JIT, o “Just-in-Time” que compilará código nativo antes que o programa seja executado, fazendo com que aplicações Java rodem através de linha de comando. Veja alguns screenshots deste projeto que pretende fortalecer o Java como linguagem para design de sistemas operacionais; estando num nível mais alto do que a C (mais utilizada em SOs) ela pode ajudar a geração Java a compreender a construção de um SO e auxiliar na resolução de problemas que surgirem, pois o sistema é licenciado sob a LGPL, garantindo sua liberdade para distribuir e alterar o software.? A nota foi enviada por Fausto C. de Siqueira (fausto·siqueiraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.
Possível? Sim.
Viável? Não. Prático? Nem um pouco.
O problema de criar um SO em Java é que a Java roda sobre a VM.
E a VM nos priva do acesso direto ao hardware, que é justamente o que um SO tem que controlar.
Toda essa parte teria que ser feita em JNI que, no fundo, é desenvolvimento C ou C++.
Dê uma olhada nesse site aqui: http://www.jnode.org/
Ele mostra um SO feito em Java. No caso, o microkernel ainda é escrito em assembly.
Eles também tiveram que embutir a própria VM e reimplementar diversas classes, inclusive algumas que permitissem um gerenciamento de memória “não java” para partes mais baixas do sistema.
[quote=ViniGodoy]Possível? Sim.
Viável? Não. Prático? Nem um pouco.
O problema de criar um SO em Java é que a Java roda sobre a VM.
E a VM nos priva do acesso direto ao hardware, que é justamente o que um SO tem que controlar.
Toda essa parte teria que ser feita em JNI que, no fundo, é desenvolvimento C ou C++.
Dê uma olhada nesse site aqui: http://www.jnode.org/
Ele mostra um SO feito em Java. No caso, o microkernel ainda é escrito em assembly.
Eles também tiveram que embutir a própria VM e reimplementar diversas classes, inclusive algumas que permitissem um gerenciamento de memória “não java” para partes mais baixas do sistema. [/quote]
então quer dizer que é impossivel Java ter controle absoluto sobre hardware???
[quote=alexandref93][quote=ViniGodoy]Possível? Sim.
Viável? Não. Prático? Nem um pouco.
O problema de criar um SO em Java é que a Java roda sobre a VM.
E a VM nos priva do acesso direto ao hardware, que é justamente o que um SO tem que controlar.
Toda essa parte teria que ser feita em JNI que, no fundo, é desenvolvimento C ou C++.
Dê uma olhada nesse site aqui: http://www.jnode.org/
Ele mostra um SO feito em Java. No caso, o microkernel ainda é escrito em assembly.
Eles também tiveram que embutir a própria VM e reimplementar diversas classes, inclusive algumas que permitissem um gerenciamento de memória “não java” para partes mais baixas do sistema. [/quote]
então quer dizer que é impossivel Java ter controle absoluto sobre hardware???[/quote]
Isso mesmo pois pode-se dizer que Java é uma linguagem “interpretada” e não nativa.
Na verdade, se sua aplicação exige muita integração com hardware (principalmente os exóticos) ou com o próprio SO, eu recomendo não escreve-la em Java.
[quote=ViniGodoy]Possível? Sim.
Viável? Não. Prático? Nem um pouco.
O problema de criar um SO em Java é que a Java roda sobre a VM.
E a VM nos priva do acesso direto ao hardware, que é justamente o que um SO tem que controlar.
Toda essa parte teria que ser feita em JNI que, no fundo, é desenvolvimento C ou C++.
Dê uma olhada nesse site aqui: http://www.jnode.org/
Ele mostra um SO feito em Java. No caso, o microkernel ainda é escrito em assembly.
Eles também tiveram que embutir a própria VM e reimplementar diversas classes, inclusive algumas que permitissem um gerenciamento de memória “não java” para partes mais baixas do sistema. [/quote]
e em questão se viável, vale o mesmo para criar um jogo de grande porte???
Acho difícil que a indústria de jogos invista no Java. Indústrias de grandíssimo porte, como a EA, Bioware, Blizzard, Crytek, etc, geralmente tem interesse em investir em consoles também. A indústria de consoles divide-se justamente investindo em diferenciação de hardware, o que vai totalmente contra a filosofia de se ter uma VM em primeiro lugar. A EA já comentou sobre a possibilidade de unir plataformas, e foi duramente criticada por isso.
Em segundo lugar, esse tipo de jogo realmente expreme até o último suspiro do harware. Por se tratar de um sistema de tempo real, e de temporizações delicadas, a indústria se vê pouco confortável em confiar na performance do garbage collector, ou em usar bindings para se trabalhar com o vídeo. Essa performance está cada vez melhor, eu sei, mas ainda é um problema. O próximo garbage collector deve reduzir ainda mais esse problema.
Em terceiro em último lugar, investir em Java também é abrir mão de centenas de bibliotecas já existentes em C++. Essas empresas também devem ter muita coisa em legado, e isso representa um grande re-investimento. Algumas bibliotecas famosas, como a speed tree simplesmente não existem em Java, nem na forma de bindings. Mesmo as que existem, como a Havoc, estão sempre um passo atrás da última versão, já que cada versão adicional exige um update desse binding, que sempre ocorrerá tardiamente.
Alguns jogos, como MMOs, talvez se benificiem do Java, principalmente do lado do servidor. É o caso, por exemplo, do Taikodom. Não duvido que possam vir a surgir outros, mesmo em empresas de grande porte, que sigam o
mesmo exemplo. Os problemas de lag na internet são muito piores que um eventual lag do garbage collector.
Agora, no desenvolvimento Indie, você pode fazer jogos grandes e 3D usando o java. No próprio site do JMonkey, tem screenshots de jogos de tirar o fôlego. Sobre desenvolvimento de jogos em java, dá uma lida nesse artigo aqui, do Ponto V! Ali explico melhor os pontos positivos do Java em gamedev.
Até é possivel fazer um jogo grande, mas provavelmente a performance dele será um tanto quanto baixa em relação aos desenvolvidos em C/C++ .
Caso você ainda não conheça, da uma olhada nesse site que é muito bacana http://www.pontov.com.br .
Há os tais JavaChip, que permitem a execução direta dos bytecodes Java. Talvez com este tipo de Chip seja mais viável fazer um SO, pois não é necessária uma camada de tradução dos bytecodes para os códigos de máquina.
Att.
bem, vlw pelas respostas galera, agora jah tenho uma idéia mais ou menos de como tudo funciona!!!
Você tá afim de criar algum?!! :roll: