É possível desenvolver carreira fora dos grandes centros de TI?

Fala pessoal,

Há algum tempo tenho recebido propostas para entrevistas nos grandes centros, boas oportunidades, mas sempre considerei o fator mudança como problemática, já que tenho uma certa qualidade de vida em minha cidade atual (no que tange bairro)…

Mas de outro ponto de vista, olhando o mercado de TI de meu estado, é bem escasso,com oportunidades não desafiadoras ou sem boas perspectiva de longo prazo.

Gostaria de saber a experiencia daqueles que mudaram de cidade para dar continuidade na carreira de TI, saindo de pequenos estados e indo para grandes centros, se isso valeu a pena no conjunto carreira+qualidade de vida, principalmente a longo prazo.

E o contrário, opiniões de pessoas que conseguiram viver de TI fora dos grandes centros (não só viver, mas desenvolver-se profissionalmente e $$$)

valew pessoal.

Carreira é relativo.

Tu pode por exemplo abrir um negócio em qualquer cidade que tenha internet e fazer serviços pra fora ou fazer uma startup-like. Alguns consideram “carreira” como “quanto eu to fazendo por mês”.

Aprender coisas novas é muito fácil, profissional de TI tem que saber inglês e mergulhar direto no melhor material disponível, 99% está em inglês. A diferença é que enquanto tu tá aprendendo por ti mesmo tu tá pagando do teu bolso, ao invés de aprender trabalhando.

Pra mim tem no mínimo umas 20 cidades no país que prestam pra TI. “TI” está em toda empresa, seja internamente ou terceirizada, só talvez não seja na função que você quer mas tem lugar pra crescer. Tem uma multinacional aqui perto de onde eu moro numa cidade tosca e tem nego lá dentro tirando mais de 5k. São nichos, mas também se tu perder emprego nessa cidade já vai fazendo alongamento, porque tu vai carregar caixa pro resto da vida.

[quote=ಠ_ಠ]Carreira é relativo.

Tu pode por exemplo abrir um negócio em qualquer cidade que tenha internet e fazer serviços pra fora ou fazer uma startup-like. Alguns consideram “carreira” como “quanto eu to fazendo por mês”.

Aprender coisas novas é muito fácil, profissional de TI tem que saber inglês e mergulhar direto no melhor material disponível, 99% está em inglês. A diferença é que enquanto tu tá aprendendo por ti mesmo tu tá pagando do teu bolso, ao invés de aprender trabalhando.

Pra mim tem no mínimo umas 20 cidades no país que prestam pra TI. “TI” está em toda empresa, seja internamente ou terceirizada, só talvez não seja na função que você quer mas tem lugar pra crescer. Tem uma multinacional aqui perto de onde eu moro numa cidade tosca e tem nego lá dentro tirando mais de 5k. São nichos, mas também se tu perder emprego nessa cidade já vai fazendo alongamento, porque tu vai carregar caixa pro resto da vida.[/quote]

Cara essa é a questão, carreira para mim é vc atingir um nível de qualidade do seu trabalho em um mercado que valorize através de oportunidades contínuas. Essas oportunidades também te qualificam e etc. Em seu último exemplo, vejo um grave problema para quem quer viver de TI na cidadezinha que citou, ele pode até ter emprego hj, mas é refem da empresa(se quiser ficar na cidade). Ponto positivo de ser multinacional, imagina quando não é…

Quando se diz carreira, é em uma mesma empresa. Isso eu concordo que é relativo. Você pode trabalhar em uma empresa de 5 funcionários, que te dá uma oportunidade boa financeiramente, e tem possibilidade de crescimento, isso é carreira.

Mas a questão que você levantou é mercado, trocar de empresa, não ficar sem emprego e tals. Isso sim é bem melhor em grandes centros, sem dúvida…

É possível sim, mas para isso vc tem q levar em consideração 2 pontos:

  1. É pouco provável que vc encontre uma boa empresa de TI fora dos grandes centros. Porém, existem várias boas empresas de outros ramos com sede em cidades menores que tem sua área de TI corporativa, o detalhe é q vc vai se tornar mais analista q programador, mas se gosta da idéia não tem problema nenhum.

2.Pode surgir a oportunidade em uma dessas empresas em uma cidade menor, mas cuidado pois pode ser a unica empresa decente da cidade, então vc acaba refém dela, no sentido que se decidir sair, terá q mudar de cidade. Então avalie bem fatores como ambiente de trabalho, oportunidade de crescimento, cultura quanto a estabilidade, e principalmente, se VOCE está disposto a ficar na empresa por um longo prazo (talvez até aposentar). Se for do tipo que precisa sempre de um novo desafio, um novo ambiente pra se sentir motivado, melhor desistir de uma vez.

Quanto maior o número de empresas numa determinada cidade, maior o seu pool de opções, portanto maior sua mobilidade profissional.

Mas como disse o colega, desenvolver carreira e ter mobilidade profissional são coisas diferentes.

Possível, tudo é.

Mas não se engane. É mais difícil. Se você mesmo já identificou que sua região não é muito adequada, esteja preparado para ralar muito. E esteja bem consciente dos outros benefícios (aqueles não relacionados ao salário) que sua cidade oferece.

Salário depende mais da dificuldade encontrada pela empresa pra te repor do que tamanho do mercado. Então fora dos grandes centros o salário pode até ser maior, ou ser mais vantajoso por oferecer um custo de vida menor.

[quote=igor_ks]Quando se diz carreira, é em uma mesma empresa. Isso eu concordo que é relativo. Você pode trabalhar em uma empresa de 5 funcionários, que te dá uma oportunidade boa financeiramente, e tem possibilidade de crescimento, isso é carreira.

Mas a questão que você levantou é mercado, trocar de empresa, não ficar sem emprego e tals. Isso sim é bem melhor em grandes centros, sem dúvida…[/quote]

Eu vejo carreira do lado do profissional, a questão é que percebo que as empresas que podemos desenvolver carreira (cargos) também são aquelas que estão em um polo de mercado de TI com mais oportunidades. Empresas isoladas, normalmente não tem muitos planos de carreira para os funcionários…

[quote=ViniGodoy]Possível, tudo é.

Mas não se engane. É mais difícil. Se você mesmo já identificou que sua região não é muito adequada, esteja preparado para ralar muito. E esteja bem consciente dos outros benefícios (aqueles não relacionados ao salário) que sua cidade oferece.[/quote]

Este é meu ponto levantado. Ralo muito e consigo bons resultados, mas não são porque empresas me dão essa condição, mas sim clientes…

Cara, isso não acontece muito por aqui, pelo que pesquisei com várias pessoas. O efeito é inverso…

Alguém com o Use Case de ter mudado de pequena cidade para grande, que se deu bem?

Cara, isso não acontece muito por aqui, pelo que pesquisei com várias pessoas. O efeito é inverso… [/quote]

Efeito inverso é impossível. Se a empresa precisar, ela vai pagar, não é uma questão de escolha. Provavelmente ela está conseguindo repor programadores com facilidade - não é incomum em cidades pequenas, pois as vezes uma faculdade já é suficiente para saturar o mercado, que é composto por poucas empresas de TI grandes.

Agora, o que eu vejo é que a satisfação está muito ligada a:

  • Ambições próprias - Ou seja, o que para vc é ganhar $$$.
  • Consciência das próprias escolhas - Tem muito nego que troca de emprego sem parar para pensar exatamente no que quer, ou no que está fazendo.
  • Competência técnica - Não adianta ser CRUDeiro e querer ser valorizado só por “tempo de casa”.

Não adianta ir para um grande centro e não atender esses itens.

Cara, isso não acontece muito por aqui, pelo que pesquisei com várias pessoas. O efeito é inverso… [/quote]

Efeito inverso é impossível. Se a empresa precisar, ela vai pagar, não é uma questão de escolha. Provavelmente ela está conseguindo repor programadores com facilidade - não é incomum em cidades pequenas, pois as vezes uma faculdade já é suficiente para saturar o mercado, que é composto por poucas empresas de TI grandes.

Agora, o que eu vejo é que a satisfação está muito ligada a:

  • Ambições próprias - Ou seja, o que para vc é ganhar $$$.
  • Consciência das próprias escolhas - Tem muito nego que troca de emprego sem parar para pensar exatamente no que quer, ou no que está fazendo.
  • Competência técnica - Não adianta ser CRUDeiro e querer ser valorizado só por “tempo de casa”.

Não adianta ir para um grande centro e não atender esses itens. [/quote]

Cara , efeito inverso acontece sim , por pior que possa parecer… Tem lugares que a cultura é pegar projeto , colocar um sênior e o resto de estagiário, ( quando o projeto precisa de 3 seniors e há verba para isso). O problema que nem o próprio estagiário consegue perspectiva. Tá cheio de história assim…

Sua crítica quanto as más intenções do profissional eu concordo que há muita gente com rei na barriga, mas há gente boa que não acha espaço por causa da cultura que te disse acima…

Uma cultura dessa , recorrente, não há como ninguém , nem o mercado desenvolver-se profissionalmente…

Tá cheio de história assim nos grandes centros.

Isso só acontece porque a empresa tem estagiários para pegar, e tem um senior que topa trabalhar assim. Não é o efeito inverso, é o próprio efeito da empresa “ter opção”.

Se a empresa não tem opção, o salário sobe. Outra possibilidade, e se ela tiver concorrência: uma empresa resolve contratar direito e se torna mais eficiente, competindo com essa aí. No caso, por estar isolada, pode não estar ocorrendo nenhuma das duas coisas.

Você desenvolve apenas em Java? Está disposto a mudar de plataforma?

Aproveite também sua experiência como PJ para prestar serviços para fora do Brasil. Trabalho numa pequena consultoria, que diga-se de passagem, não tem muito profissionalismo. Mesmo assim, eles prestam serviços para a Argentina e para o Paraguai.

Vale lembrar que essa cultura existe até em empresas que prestam serviço pro governo americano.