Eu acho que depende da área como citado por muitos.
Mas o que fica claro é que não importa a área que vc atua dentro de TI , o inglês é sim um grande diferencial.
À áreas em que o inglês tem mais destaque e em outras menos.
E embora duvide que haja realmente essa necessidades imensa que o mercado está exigindo de inglês fluente , é bom ter.
Muitas vezes acho que pedem por pedir e por estar meio que na moda.(Realmente não acho que tem tanta necessidades do inglês para pequenas empresas e médias, pelo menos não o inglês fluente).
E as vezes ha vagas de suporte que não são nem bilingue, pedindo inglês fluente.
(Bom continuo achando que se nós deixarmos o mercado vai ficar cada vez mais exigente , simplesmente pelo fato de ter muita gente vendendo seu conhecimento a preço de banana e na verdade é isso que avacalha a área de TI no geral e desvaloriza as pessoas atuantes neste mercado). E como ele (Mercado) não é besta, vai sempre fazer a melhor compra por menos.
(Nessa área costuma ter uma espécie de leilão inverso, mais por menos).
Bom vale citar que para programador vc ter o inglês ou não, não te acrescenta um centavo.
Mas em contra partida se vc tiver o inglês terá mais facilidade e mais chance de se destacar na empresa, portanto mais chance de ser promovido.
Não ha diferença inicial de um júnior com inglês e um sem inglês, ambos em uma empresa ganham a mesma coisa.
Em outras áreas o salário dobra pelo simples fato de vc saber falar inglês, vc não tem o conhecimento adicional,mas
sabe transmiti-lo em inglês o que pra eles já basta para lhe dobrar o salário.
Para programador é mais importante saber ler do que falar, por causa das documentações.
Para o suporte é bom saber ler,escrever e falar.
Depende da área de atuação você pode ter a necessidade de um determinado nível de inglês.
De qualquer forma é um diferencial sim, não vejo como requisito porque ninguém é obrigado a saber inglês fluente para escrita,leitura e fala se no seu contexto profissional isso não é realidade.
Pelo menos ao meu ver algumas coisas são exageradas e cabe a nós decidirmos se tal exigência é relevante ou não.
Isso porque se deixarmos o mercado vai contratar programador para dar suporte também e isso é fato,
Recebi uma proposta de programador júnior (CLT FLEX) 2200 e quando cheguei lá me disseram que daria suporte também. (ou seja
queriam contratar dois por um e pagando mal).
Empresa querendo explorar hoje tem de sobra, cabe a nós nos valorizarmos e cobrar aquilo que é justo.(Visto os CLTs FLEX (pura invenção do mercado) e PJ da vida).
Por causa dessa pressão que o mercado tem exercido pelo segundo idioma que tem muita gente que enrola ou se virá em
inglês dizendo que é fluente.
E que passa batido, por quê?Porque quem contrato também enrola ou se vira.