É possível sobreviver em TI sem saber inglês?

A questão não é “o pensamento do gerente”, é a realidade … Mesmo que isso não seja um quesito eliminatório em um processo de seleção fatalmente você vai precisar recorrer à documentação da plataforma, que é toda em inglês praticamente.

Minha resposta: NÃO. Não é possível sobreviver em TI sem inglês, e sem falar fluentemente, acho bem difícil sair da mediocridade.

[quote=rmendes08Minha resposta: NÃO. Não é possível sobreviver em TI sem inglês, e sem falar fluentemente, acho bem difícil sair da mediocridade.
Ler e escrever em inglês no Brasil e o suficiente em 80% das empresas e vejo que falar fluentemente é um grande diferencial no Brasil e faz de você apto a participar de projetos internacionais. Já fui eliminado em entrevistas por não falar bem em inglês.

Pois é, mas 80% das empresas pagam mal, trabalham com modelo de fábrica, ou seja, é todo aquele ambiente que ninguém quer trabalhar …

A questão não é “o pensamento do gerente”, é a realidade … Mesmo que isso não seja um quesito eliminatório em um processo de seleção fatalmente você vai precisar recorrer à documentação da plataforma, que é toda em inglês praticamente.

Minha resposta: NÃO. Não é possível sobreviver em TI sem inglês, e sem falar fluentemente, acho bem difícil sair da mediocridade.[/quote]
A grande ironia nisso tudo é que a maioria dos sujeitos que exigem inglês (salvo quando não são nativos na língua bretã) cometem erros gravíssimos de português.
Não sou ufanista, tampouco patriota (creio que não deveria existir essa divisão quanto a nacionalidade), mas defendo o nosso idioma.
Na verdade, essa não é uma realidade apenas para a área de TI, quando almeja-se um bom cargo (salvo ser presidente do Brasil). Qualquer carreira em que se deseja obter louros exige isso. Administração, medicina, logística, engenharias em geral (e tudo o que se pode imaginar) sempre vão possuir melhor conteúdo e qualidade de publicações na língua bretã. A diferença é que as traduções para português, eventualmente, são mais estruturadas.

E não me venham com essa de que apenas multinacionais exigem isso e, por tal, pagam bem. Provavelmente vocês já conhecem as consultorias de 3 letras de origem indiana… Sim, piores que as nossas, pois acreditam que por ser um BRIC como a Índia, o Brasil está acostumado com o ritmo de trabalho (e o sotaque) deles.

Há uns 15 anos atrás (1997) a Renault anunciou que construiria uma fábrica (montadora) na região onde moro. Eu tinha 14 anos, mas vi aquela loucura das pessoas atrás de curso de francês.
Quem fez, se deu bem, quem tinha inglês, surpreendentemente, se deu melhor ainda, pois os negócios não eram apenas entre Brasil e França, eram com vários outros lugares. Mesmo caso da Volkswagen/Audi do Brasil, com a fábrica que ergueram aqui.

E, discordando completamente do nosso camarada rmendes08, é possível sim, viver sem inglês e ser bem sucedido. A questão é o que se considera bem sucedido. Viver em São Paulo, viajar para o exterior e viver sob constante pressão ou morar no interior, com qualidade de vida, tranquilidade e um salário que não dá nem a metade dos pagos em Sampa?
Sucesso é um conceito relativo. Para o faminto por dinheiro e fama, é ganhar milhões, a qualquer custo. Para quem praza a tranquilidade, é ter o suficiente para viver confortável. Para quem não quer trabalhar, é se tornar político (ou participar do BBB).

é possível sim sobreviver sem inglês, mas isso limita as oportunidades.

Também não gostava de inglês, mas comecei a estudar para poder entrar numa multinacional da minha cidade.
No final passei na entrevista em inglês e acabei curtindo o idioma, mas não a empresa(consultoria 3 letrinhas).

Mas na minha visão, inglês é meio que obrigação de se ter na parte de TI, e todos os caras top que conheço tem
pelo menos fluência nesse idioma.

Sim, os melhores desenvolvedores sempre sabem e muito de inglês.

saber inglês é mais importante do que saber programar.

por incrivel que pareça para algumas empresas sim… Ler e escrever em inglês é facíl, talvez vc não entenda uma palavra ou outra porem o contexto vc acaba entendendo, porem o complexo é falar em inglês pois com literatura vc sempre tem contato com inglês agora fala não.

Não acho que seja pra tanto.

Saber programar é o básico,inglês é o “plus”.

Mesmo pq para a maioria a necessidade do inglês se resume a ler a documentação de uma API,artigos etc.

A não ser em contextos bem especificos,como projetos internacionais e contato direto com cliente estrangeiro,onde nesse caso a necessidade do inglês se equipara aos requsitos técnicos.

[quote=raf4ever]

Mesmo pq para a maioria a necessidade do inglês se resume a ler a documentação de uma API,artigos etc.

A não ser em contextos bem especificos,como projetos internacionais e contato direto com cliente estrangeiro,onde nesse caso a necessidade do inglês se equipara aos requsitos técnicos.[/quote]

Hm… não entendi… afinal, ler a documentação, artigos, é requisito ou plus?

[quote=drsmachado] tudo é que a maioria dos sujeitos que exigem inglês (salvo quando não são nativos na língua bretã) cometem erros gravíssimos de português.
Não sou ufanista, tampouco patriota (creio que não deveria existir essa divisão quanto a nacionalidade), mas defendo o nosso idioma.
Na verdade, essa não é uma realidade apenas para a área de TI, quando almeja-se um bom cargo (salvo ser presidente do Brasil). Qualquer carreira em que se deseja obter louros exige isso. Administração, medicina, logística, engenharias em geral (e tudo o que se pode imaginar) sempre vão possuir melhor conteúdo e qualidade de publicações na língua bretã. A diferença é que as traduções para português, eventualmente, são mais estruturadas.
[/quote]
ISSO. Pessoas comentem erros básicos de português. Trocam ‘mais’ por ‘mas’, não sabem as diferenças entre os ‘porquês’… Eu sei que português é bem difícil, mas errar pontuação, concordância etc., é um abuso já.

Fato: Se o idioma de origem não for bom o novo idioma não será bom também.

Aqui, onde trabalho tem um monte de gente que diz ser fluente em inglês, outro dia apareceu um francês que só sabia falar inglês como segundo idioma e pude ver e ouvir o quão fluente cada um era. O francês já estava de saco cheio de ficar ouvindo gente falando igual a um índio tentando falar português. Outro detalhe que ficou bem óbvio, não basta falar e escrever (inglês e português) entendimento é fundamental. Alguns conseguiam falar, mas não conseguiam se comunicar adequadamente causando grande confusão, os aspectos culturais inseridos no idioma não devem ser negligenciados. Falar em inglês como se estivesse falando português e dizer que é fluente pode gerar muita confusão, principalmente se o ouvinte não possuir o idioma inglês como primeira língua.

Acho possível sobreviver em TI sem inglês sim, porem quem sabe inglês poderá participar ou aproveitar melhor as situações mais inusitadas; especialmente em se tratando de informação.

Eu diria que outro idioma hoje em dia amplia as possibilidades para qualquer pessoa neste planeta, não é privilégio da área de TI.

Estava indo para o aeroporto e o taxista puxou um assunto relacionado a idiomas, no meio do assunto ele comentou que conhecia um mendigo que se dava bem falando inglês na porta de um hotel. Fiquei curioso e perguntei como ele fazia isto, ele disse que o homem abordava os gringos próximo ao hotel, quando o gringo percebia que ele sabia inglês ficava tranquilo e cedia uma puco de atenção. Com isso frequentemente o mendigo consegui umas esmolas bem interessantes.

Se é verdade não sei, mas possível eu sei que é; porque uma vez eu vi um cobrador de ônibus e um passageiro falando fluentemente em inglês. Fiquei espantado com aquilo, porem a explicação era simples: Os dois haviam trabalhado juntos como estivadores fora do Brasil por vários anos.

Outro idioma não é garantia de $$$, mas certamente irá ampliar seus limites em vários aspectos.

flws

Eu acho que depende da área como citado por muitos.

Mas o que fica claro é que não importa a área que vc atua dentro de TI , o inglês é sim um grande diferencial.
À áreas em que o inglês tem mais destaque e em outras menos.

E embora duvide que haja realmente essa necessidades imensa que o mercado está exigindo de inglês fluente , é bom ter.

Muitas vezes acho que pedem por pedir e por estar meio que na moda.(Realmente não acho que tem tanta necessidades do inglês para pequenas empresas e médias, pelo menos não o inglês fluente).

E as vezes ha vagas de suporte que não são nem bilingue, pedindo inglês fluente.
(Bom continuo achando que se nós deixarmos o mercado vai ficar cada vez mais exigente , simplesmente pelo fato de ter muita gente vendendo seu conhecimento a preço de banana e na verdade é isso que avacalha a área de TI no geral e desvaloriza as pessoas atuantes neste mercado). E como ele (Mercado) não é besta, vai sempre fazer a melhor compra por menos.
(Nessa área costuma ter uma espécie de leilão inverso, mais por menos).

Bom vale citar que para programador vc ter o inglês ou não, não te acrescenta um centavo.
Mas em contra partida se vc tiver o inglês terá mais facilidade e mais chance de se destacar na empresa, portanto mais chance de ser promovido.

Não ha diferença inicial de um júnior com inglês e um sem inglês, ambos em uma empresa ganham a mesma coisa.

Em outras áreas o salário dobra pelo simples fato de vc saber falar inglês, vc não tem o conhecimento adicional,mas
sabe transmiti-lo em inglês o que pra eles já basta para lhe dobrar o salário.

Para programador é mais importante saber ler do que falar, por causa das documentações.

Para o suporte é bom saber ler,escrever e falar.

Depende da área de atuação você pode ter a necessidade de um determinado nível de inglês.

De qualquer forma é um diferencial sim, não vejo como requisito porque ninguém é obrigado a saber inglês fluente para escrita,leitura e fala se no seu contexto profissional isso não é realidade.

Pelo menos ao meu ver algumas coisas são exageradas e cabe a nós decidirmos se tal exigência é relevante ou não.

Isso porque se deixarmos o mercado vai contratar programador para dar suporte também e isso é fato,
Recebi uma proposta de programador júnior (CLT FLEX) 2200 e quando cheguei lá me disseram que daria suporte também. (ou seja
queriam contratar dois por um e pagando mal).

Empresa querendo explorar hoje tem de sobra, cabe a nós nos valorizarmos e cobrar aquilo que é justo.(Visto os CLTs FLEX (pura invenção do mercado) e PJ da vida).

Por causa dessa pressão que o mercado tem exercido pelo segundo idioma que tem muita gente que enrola ou se virá em
inglês dizendo que é fluente.

E que passa batido, por quê?Porque quem contrato também enrola ou se vira.

Sobre português.

Muita gente não percebe que ao subir no cargo, você terá que:
a) Falar com gerentes, diretores;
b) Falar com clientes de outras empresas e, possivelmente, gente em cargo de gerência;
c) Resolver conflitos que, podem ocorrer por e-mail;

Tudo isso exige boa comunicação. Ou seja, idioma correto, capacidade de se expressar e diplomacia.

Saber inglês, num nível seja útil para uma empresa, envolve:

1. Em primeira instância, ler uma documentação;
  2. Em segunda, ler e responder e-mails;
  3. Em terceira, participar de reuniões como ouvinte;
  4. E finalmente, participar de reuniões em inglês e delegações.

Quanto mais internacionalizada for a empresa, mais importante será o requisito do inglês. Numa multinacional, muitas portas irão abrir para você se for um profissional que já atingiu o nível 4. Mas, numa empresa de 3 letras, talvez isso não seja necessário e vc possa parar no 2. Eu não recomendaria parar no 1, pois tão importante quanto ler documentações, é enviar e-mails tirando dúvidas e até participar de fóruns internacionais. Não é algo que se faça todo dia, mas pode salvar sua vida se você precisar disso.

A não ser em contextos bem especificos,como projetos internacionais e contato direto com cliente estrangeiro,onde nesse caso a necessidade do inglês se equipara aos requsitos técnicos.[/quote]

Antigamente eu pensava assim como vc… porem depois de perder várias boas oportunidades por não ter fluência em inglês percebi que é exatamente o contrario do que vc diz…
Não é nenhum plus! Hoje em dia não saber inglês e trabalhar com TI é a mesma coisa que ser um analfabeto…

Compartilhando minha própria experiência, confesso que em meus dias de estagiário (não muito distantes), o fato de ler e entender claramente um artigo em inglês, salvou minha pele diversas vezes, principalmente nas primeiras semanas de estágio.

Por mais que você consiga utilizar o tradutor do google, há coisas que não se deve traduzir e seriam melhor entendidas em inglês (palavras chave, termos técnicos obviamente), então, mesmo que você não for usar o inglês pra falar com alguem na sua empresa, pra atender algum cliente internacional, no seu próprio dia-a-dia como desenvolvedor, será uma mão na roda.

Essa semana mesmo aprendi a gerar relatórios no jasper usando collections ao invés de conexão com o banco, por um ótimo tutorial em inglês.

Como já foi falado, não se pode esquecer do português, ja trabalhei em ambientes em que um erro de gramática era comentado por um departamento inteiro, imagine o quão ruim seria pra sua imagem se o foco desse comentário fosse você.

Abraços,

Conheço um cara de MG que foi contratado pela Microsoft em Junho, ele nem certificado tinha, aprendeu tudo na internet e sabia inglês fluente, e ele está muito bem lá.

Não é necessário ter conhecimento em inglês, mas é como se você tentar-se desenvolver java sem um IDE, exemplo: Você gostaria de desenvolver um sistema operacional em Java teoricamente baseado no Linux somente usando o Bloco de Notas e um JRE, JDK? Mesmo que seja possível, seu trabalho seria mais simples se estivesse utilizando uma IDE como JCreator, NetBeans ou Eclipse (…)

É bom sim, na verdade é ótimo, saber inglês nos dias de hoje é um completo benefício, pois além de você conseguir dominar mais a programação (Pelo fato de a maioria ser escrita em inglês), também facilita em estudos (Apostilas, vídeos e cursos disponíveis somente em Inglês e, até mesmo em trabalhos no exterior, que podem te dar um salário bem melhor, e um bom ambiente de trabalho :smiley:

Puts ainda estão discutindo isso?

Uma resposta final:

Cara, se não gosta de inglês escolhe outra área, sem inglês um desenvolvedor é um mero scripteiro.

[quote=ViniGodoy]Eu também não acho que seja imprescindível ter inglês.
Porém, é certamente muito mais importante do que ter uma certificação.

Além de você ter acesso fácil a documentação atualizada, um número muito maior de blogs/posts explicando coisas, ter inglês também abre a possibilidade de muitas empresas te mandarem para o exterior.
Claro, isso geralmente ocorre se você trabalhar numa multinacional, mas nunca se sabe… (O fato é que vc não pode deixar para estudar quando entrar lá, já que aprender a falar em inglês leva pelo menos uns 3 anos).

E, como você mesmo constatou, há contratadores que impõe a restrição de inglês, ou que pelo menos acham isso muito desejável.

PS: Tão importante quanto falar inglês bem, aqui no Brasil, é falar português bem.
Se você escreve mal, e comete erros de grafia como “encomodar”, “extendido”, etc…

Está na hora de procurar algum gênero literário que você goste e começar a ler livros (mesmo que no final acabem sendo gibis!).[/quote]

Tá aí um conselho precioso, essa “skill” é esquecida por muita gente em nossa área.

Certa vez vi no PBJUG um cara pedindo estágio mas utilizando um texto pior do que chat de msn cheio de “mais” (quando ele queria utilizar mas), entre outras coisas. No fim das contas o feedback que dei a ele foi ter um pouco mais de cuidado o escrever pra comunidade porque fica difícil confiar em alguém que não vai saber escrever um email pro clientes e/ou colegas de trabalho.

Um bom caminho é esse que você citou, tanto pro português quanto pro inglês. Ache algum gênero literário que você gosta e leia bastante, erros todo mundo comete mas com certeza eles ficarão mais raros com a prática da leitura.

Abraços.

O importante é estudar inglês porque estamos vivendo a era da informação e quanto mais rápido tivermos acesso as informações melhor para nossa carreira.