Um gerente aqui na empresa não contrata ninguém que não tenha o inglês pelo menos intermediário, fica a pergunta: “É possível TI sem inglês?” , o que acham?
Sim. Como sobreviver em uma guerra nuclear usando apenas arco e flecha.
A maioria das documentações é toda em inglês, tem muitos exemplos avançados de diversas coisas em inglês e existem milhares de functions, livros até mesmo em português que se você não souber pelo menos o básico de inglês, vai ter muito mais dificuldade pra entender…
Mas, se você tem acesso à internet e sabe usar o google search e o google translate, já mata metade da coisa toda…
Só que, como eu disse, é lutar de arco e flecha em uma guerra nuclear… Sem escudo de chumbo (ou geladeira, se você é um Indiana Jones).
Mas você sempre perde alguma coisa nas traduções do Google. Coisas técnicas que são traduzidas e acabam confundindo.
Eu nao acho que ingles eh essencial, porem eh sempre bom ter ingles fluente ou pelo menos conseguir ler textos em Ingles, porque livros em Portugues sao uma merda, mesmo os escritos originalmente em Portugues sao muito fracos, tem muito mais forums e blogs em Ingles do que em Portugues.
Fora que tem um monte de empresa que pede ingles fluente, mas o funcionario nunca vai usar ingles. Ja fiz entrevista em ingles ai no Brasil que o entrevistador ficou impressionado e o meu ingles era uma porcaria na epoca. hahaha
//Daniel
Sem o domínio do inglês, provavelmente você conseguirá sobreviver em TI, mas dificilmente irá longe.
Se a questão é sobreviver na área, até consegue… eu diria que dá inclusive pra sobreviver sem saber programar. Quem aqui nunca viu alguém assim ? E que eventualmente acaba virando senior?
Mas se você quiser ser um bom desenvolvedor, pesquisar, se atualizar, resolver os erros mais bizarros, aí não tem jeito, precisa conhecer inglês.
Eu também não acho que seja imprescindível ter inglês.
Porém, é certamente muito mais importante do que ter uma certificação.
Além de você ter acesso fácil a documentação atualizada, um número muito maior de blogs/posts explicando coisas, ter inglês também abre a possibilidade de muitas empresas te mandarem para o exterior.
Claro, isso geralmente ocorre se você trabalhar numa multinacional, mas nunca se sabe… (O fato é que vc não pode deixar para estudar quando entrar lá, já que aprender a falar em inglês leva pelo menos uns 3 anos).
E, como você mesmo constatou, há contratadores que impõe a restrição de inglês, ou que pelo menos acham isso muito desejável.
PS: Tão importante quanto falar inglês bem, aqui no Brasil, é falar português bem.
Se você escreve mal, e comete erros de grafia como “encomodar”, “extendido”, etc…
Está na hora de procurar algum gênero literário que você goste e começar a ler livros (mesmo que no final acabem sendo gibis!).
[quote=ViniGodoy]Eu também não acho que seja imprescindível ter inglês.
Porém, é certamente muito mais importante do que ter uma certificação.
Além de você ter acesso fácil a documentação atualizada, um número muito maior de blogs/posts explicando coisas, ter inglês também abre a possibilidade de muitas empresas te mandarem para o exterior.
Claro, isso geralmente ocorre se você trabalhar numa multinacional, mas nunca se sabe… (O fato é que vc não pode deixar para estudar quando entrar lá, já que aprender a falar em inglês leva pelo menos uns 3 anos).
E, como você mesmo constatou, há contratadores que impõe a restrição de inglês, ou que pelo menos acham isso muito desejável.
PS: Tão importante quanto falar inglês bem, aqui no Brasil, é falar português bem.
Se você escreve mal, e comete erros de grafia como “encomodar”, “extendido”, etc…
Está na hora de procurar algum gênero literário que você goste e começar a ler livros (mesmo que no final acabem sendo gibis!).[/quote]
E vale qualquer coisa mesmo, até a série Crepúsculo…
Eu sugiro Dostoievski, Cervantes, Virgílio, Camões e Maurício de Souza…
Só não saia falando e escrevendo como o Chico Bento fala…
[quote=windsofhell]Eu nao acho que ingles eh essencial, porem eh sempre bom ter ingles fluente ou pelo menos conseguir ler textos em Ingles, porque livros em Portugues sao uma merda, mesmo os escritos originalmente em Portugues sao muito fracos, tem muito mais forums e blogs em Ingles do que em Portugues.
Fora que tem um monte de empresa que pede ingles fluente, mas o funcionario nunca vai usar ingles. Ja fiz entrevista em ingles ai no Brasil que o entrevistador ficou impressionado e o meu ingles era uma porcaria na epoca. hahaha
//Daniel
[/quote]
Eu posso exigir o que eu quiser para contratar alguém, principalmente dentro da nossa área: http://www.guj.com.br/java/242976-piada-e-se-motoristas-fossem-contratados-da-mesma-maneira-que-programadores
Mas que o intuito desse gerente e saber se pelo menos texto em inglês o desenvolvedor consegue ler.
sim, mas nao recomendavel !!!
Puxa, isso é verdade!
Pessoas com “português fluente” estão raras no mercado de trabalho, o que parece meio estranho por ser nossa lingua nativa (ou talvez seja justamente por isso, acaba gerando uma posição cômoda de “eu já sei falar português”)
[quote=gomesrod][quote=ViniGodoy]
[/quote]
Puxa, isso é verdade!
Pessoas com “português fluente” estão raras no mercado de trabalho, o que parece meio estranho por ser nossa lingua nativa (ou talvez seja justamente por isso, acaba gerando uma posição cômoda de “eu já sei falar português”)
[/quote]
O problema é que as pessoas acabam esquecendo que falar é diferente de escrever. A fala pode ser coloquial, pois normalmente você consegue outros meios de se expressar (gestos, entonação, etc). Já a escrita precisa ser estritamente correta, pois, qualquer coisa fora do lugar, dá outro sentido à frase.
Um exemplo, uso de vírgula.
Onde ela entraria na frase abaixo?
“Enquanto o padre pastava a cabra comia”.
E daí para frente.
Sinceramente, tenho cólicas renais infernais quando recebo emails com erros de português…
Mas por que querer cobrar uma boa escrita, num país onde a identidade é expressa pelo funk e sertanejo universi(o)tário?
[quote=drsmachado]Sim. Como sobreviver em uma guerra nuclear usando apenas arco e flecha.[/quote]+1
Apesar de que vale mais apenas aprender do que resistir! Mahauha
Teoricamente dá pra sobreviver e ir longe sem saber inglês, é só virar analista de negócio ou gerente! :lol:
Mas nas áreas técnicas como programação, banco de dados e infraestrutura não saber ler inglês vai prejudicar muito. Escutar e falar não creio que sejam muito importantes
Sem querer trollar mas já trollando.
Desenvolvedor que não sabe inglês é o mesmo que…
Um músico que não sabe partitura.
Um matemático que não sabe a tabuada.
Um publicitário mudo.
Um médico que não sabe anatomia.
Um engenheiro que não entende de matemática.
Resumindo…
Desenvolvedor sem inglês quebra até um galho, mas não resolve os problemas mais críticos.
Pra começo de história:
Todas as IDE’s são em inglês;
A maioria das linguagens de programação são em inglês;
Os melhores fóruns de programação são em inglês e russo;
Então… ou você aprende inglês, ou vai ficar a mercê do conteúdo nacional, que não é nem 1% do conteúdo em inglês disponível na Web.
E para quem acha que o translator resolve tudo:
Texto Original
This line of code is running deprecated soon.
Thus we rec. a replacement asap.
Bill refac. lines are taking ages.
Tradução do Google
Essa linha de código está sendo executado obsoleto em breve.
Assim rec nós. um substituto o mais cedo possível.
Bill refac. linhas estão tomando as idades.
Tradução Real
Essa linha de código ficará obsoleta muito em breve.
Assim nós recomendamos uma substituição o mais cedo possível.
As linhas de refatoração do Bill estão demorando pacas.
Me diz… saber inglês é opcional?
Eu nao discordo tanto assim da postura de nao contratar quem nao conhece ingles. Claro, isso mais como uma tendencia do que uma realidade, no final das contas voce vai avaliar todas as habilidades tecnicas do candidato, nao somente o ingles.
Mas alguem que ainda nao adquiriu a capacidade de, pelo menos, ler em ingles, ou é muito novo ou é indicativo de pessoa que não tem muito interesse em estudar. E esse segundo caso normalmente eu nao vou querer trabalhando comigo.
Dizer: “Nao contrato quem não sabe ingles” é exagero. Mas dizer: “Quem não sabe ingles me deixa com a pulga atras da orelha.” não é.
“Nao contrato quem não sabe ingles” é exagero. Mas dizer: “Quem não sabe ingles me deixa com a pulga atras da orelha.” não é. É exatamente o pensamento do gerente: “que o profissional com uma certa bagagem deveria saber pelo menos ler textos em inglês”.