É possível utilizar JSF e JRuby juntos?

Estava lendo um post no theserverside e ele falava sobre o uso de JSF e Jruby e mostrava um tutorial.
O que vocês acham de uma aplicação hibrida com linguagem de dinâmica e linguagem compilada?
Não seria uma solução ideal?Haja vista que os dois mundos tem vantagens e desvantagens.
Ou é “feio” misturar os mundos?
O link para o tutorial [ur=http://faces.eti.br/2008/03/16/creating-jsf-applications-with-jruby-and-activerecord-jdbc-part-1/]link[/url]
ah, antes que saiam matando, gostaria de ouvir opnião do pessoal do Ruby sobre a solução hibrida.

A existência do jruby já explica a questão.
É muito saudável combina-los.

Agora respondendo a questão.
Eu já tenho pavor de JSF trabalhando com java. (não me batam os fanáticos por JSF)

IMHO, eu não faria a loucura de integra-lo com jruby.

Acho que se ficaria preso ao elo mais fraco.

Exemplo: o pessoal gosta de Ruby porque não tem configuração em excesso, ao mesmo tempo que detesta Java por ser o contrário disso. Ao juntar os dois, a parte Java ainda deve ser configurável, por exemplo: faces-config.xml, e o Ruby não vai conseguir nos livrar disso. Resultado: você tem a desvantagem do Java sem a vantagem do Ruby.

Hum.
Bom argumento [quote=Leonardo3001 ]o pessoal gosta de Ruby porque não tem configuração em excesso, ao mesmo tempo que detesta Java por ser o contrário disso. Ao juntar os dois, a parte Java ainda deve ser configurável, por exemplo: faces-config.xml, e o Ruby não vai conseguir nos livrar disso. Resultado: você tem a desvantagem do Java sem a vantagem do Ruby.[/quote].
Você utiliza Ruby para algum projeto real?Produção?

[quote=nbluis ] Agora respondendo a questão.
Eu já tenho pavor de JSF trabalhando com java. (não me batam os fanáticos por JSF) [/quote]
Qual o problema do JSF?

Já que você vai usar Ruby (JRuby) por que não usa um framework web mais produtivo como Rails ou Merb?

Ai que me refiro.
Ou qualquer outro da mesma abordagem.
Utilizando do dinamismo de ruby para criar uma ferramenta simples e ao mesmo tempo poderosa.

Eu realmente não gostaria de desvirtuar o tópico falando disso aqui.
Leve isso apenas como opinião pessoal.

Vou criar um tópico e aproveito ouço opnião de outras pessoas…
pronto, pode falar mal do jsf e dizer o porque

A plataforma Java inicialmente foi criada para rodar unicamente a própria liguagem java. Alguns projetistas perceberam que Java não era boa para tudo então deram um jeitinho e criaram um dispositivo que se chama JSR 223. Esse dispotivo é fantástico e permite a utilização de mais de uma linguagem na plataforma Java. Os criadores da ideia perceberam que linguagens diferentes tem propósitos diferentes e logo a utilização de ambas se tornam plausivel.

Não é que JSF é uma droga ou que Struts seja melhor ou pior que JSF o grande barato disso tudo é poder mistura r os dois mundos em um mundo só. Pense na vantagem de se executa tarefas diferentes não tendo que ter Java para tudo. A questão é Ruby tem um ótima GUI e Java é uma porcaria na sua GUI pois é pesada.

O barato disso tudo é: vamos a feira eu compro as frutas e verduras e enquanto isso vai e compra a carne. Assim eu não tenho que cuida de tudo sozinho.

Já imaginou o légal enquanto Java cuida do motor da aplicação JRube pode executar outras tarefas em paralelo. Não importa se JSF é uma droga, a utilização de outra linguagem em um único projeto será sempre bem vinda.

\o/ Projetos hibridos.

:wink:

É uma opinião sua, vou respeitá-lo. E possível sim juntar duas linguagens em uma aplicação, desde que os dois juntos representem uma soma, não uma subtração.

Porém, acho curioso quando alguém diz que alguém do Java “percebeu” alguma coisa que poderia ser melhor. Parece que sempre tentam suavizar o fato de que a Sun só está fazendo algo porque a Microsoft ou a comunidade livre estão indo no mesmo caminho. Acho que é só pra dar a impressão de que Java é o único no mundo.

É uma opinião sua, vou respeitá-lo. E possível sim juntar duas linguagens em uma aplicação, desde que os dois juntos representem uma soma, não uma subtração.
[/quote]

O fato é que toda linguagem é feita para um propósito especifico então sempre vai ter alguma linguagem que em um aspecto vai ser melhor. Posso te dizer Java não é tão boa para sua interface gráfica e já JRuby tem uma interface gráfica melhor. Sendo assim eu posso criar um projeto deixando JRuby com a interface e Java com o motor.
Linguagens de propósitos dinâmicos sempre são bem vindas em um projeto. É o caso de JavaScript que é possível ser integrada em Java, PHP…

Espero que tenha compreendido o fato de que pojetos hibridos são sempre interessantes. Não quero puxar sardinhda de java ou de Ruby.

:wink: