É realidade ou fantasia os salários de profissional em informática que são mostrados pela Veja?

É realidade ou fantasia os salários de profissional em informática que são mostrados no seguinte link originado pela Veja?: http://www.tecsoft.softex.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=118:as-11-areas-mais-valorizadas-de-ti--e-seus-salarios)

Segundo muitos comentários para esse assunto que foi colocado na Veja, esses salários são fantasia.

Esses salários de profissional em informática que são mostrados pela Veja são realidade ou fantasia?

Os salários do mercado de trabalho de informática do Brasil são salários ruins?
Como são os salários do mercado de trabalho de informática do Brasil ?

Se são ruins, os salários de profissional de informática que não trabalha no mercado de trabalho de informática do Brasil, por exemplo, professor de faculdade, são a mesma coisa ou pior do que isso?
Como são os salários de profissional de informática que não trabalha no mercado de trabalho de informática do Brasil, por exemplo, professor de faculdade?

Olha, isso é muito relativo.

O que eu mais vejo é o seguinte:

Quem tá sempre se aperfeiçoando, buscando conhecimento, buscando aplicar as melhores práticas em sua respectiva área, quem sempre está de olho no mercado de trabalho, vagas e tendências, nunca tá preocupado com salário. Uma pessoa assim é muito requisitada, tá sempre expandindo a rede de contatos, recebendo e correndo atrás de propostas.

É tanta correria e coisas pra fazer, que salário é a última das preocupações.

Agora, reclama bastante aquele cara que por algum motivo estacionou no tempo. Ficou ali sempre atendendo os mesmos projetos velhos, que não buscou conhecimento em outras áreas. Esse profissional vive reclamando que a empresa não dá aumento, que o sindicato é isso e aquilo, e bla bla bla…

O mercado de TI é muito rotativo. Não tem como você se formar na faculdade e dizer com toda a certeza do mundo que vai trabalhar pro resto da vida como desenvolvedor Java. A minha carreira na área de TI é muito curta ainda, cerca de 2 anos. Mas já trabalhei com Java, PHP, PeopleSoft(pasme!) e agora estou em uma equipe de suporte a aplicações de classificação e arquivamento eletrônico de arquivos.

Já fui desenvolvedor e agora sou analista de suporte. E não tem nada de errado nisso. Aprendi muito, apliquei muito conhecimento de desenvolvimento na área de suporte, e vice-versa.

Só tem salário ruim o profissional que tem preconceito quanto a mudar de área, respirar novos ares e lidar com o desconhecido. Isso tudo só vem a enriquecer o currículo…

Cara isto depende muito da região e das empresas, aqui em MG por exemplo o salário para Suporte Técnico ta longe de ser 1300 para iniciantes… eu por exemplo comecei com 950.

Creio que suporte não chegue a 17.000 no topo da carreira… posso estar enganado rsrs

Acredito que seja realidade nos grandes pólos de T.I do país, como o centro da cidade de São Paulo. Mas o nível de exigência é maior também. O tal “iniciante”, na verdade, não é tão iniciante assim.

Agora, fora desses pólos a situação é bem diferente. Eu sou “programador iniciante” fora de SP e tenho um salário abaixo do que foi mostrado no item 6.

Cara depende de muitos fatores você fala um outro idioma,tem cursos e certificações,faculdade,pós…E o famoso QI ?
Os salários para as capitais está em torno disso ou até mais…
Mais foi como Júlio Murta falou…Eles querem um iniciante que não seja tão iniciante…
Eu não posso reclamar faço estágio recebo R$1.000.Não é um dos melhores porém está na média…Já vi estágios em TI de quase R$2.000.
Agora sobre professor já é outra história…
Um Mestre ou Doutor dependendo da carga horaria que ele faz passa fácil desses salários :slight_smile:
Como você pode ser um Gerente de TI e ganhar muito mais que um " Juiz ".
Tudo isso têm suas variáveis haha

[quote=assembler]É realidade ou fantasia os salários de profissional em informática que são mostrados no seguinte link originado pela Veja?: http://www.tecsoft.softex.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&id=118:as-11-areas-mais-valorizadas-de-ti--e-seus-salarios)

Segundo muitos comentários para esse assunto que foi colocado na Veja, esses salários são fantasia.

Esses salários de profissional em informática que são mostrados pela Veja são realidade ou fantasia?

Os salários do mercado de trabalho de informática do Brasil são salários ruins?
Como são os salários do mercado de trabalho de informática do Brasil ?

Se são ruins, os salários de profissional de informática que não trabalha no mercado de trabalho de informática do Brasil, por exemplo, professor de faculdade, são a mesma coisa ou pior do que isso?
Como são os salários de profissional de informática que não trabalha no mercado de trabalho de informática do Brasil, por exemplo, professor de faculdade?
[/quote]

Toda vez que vejo um artigo sobre esse assunto, incluindo na veja, eu desconfio.
Mas neste caso, pelo que li e a região onde moro, batem certinho.
Agora os salários de topo (muita experiência e tempo de carreira), certamente se referem a empresas grandes como google e microsoft.
Acredito que esses salários estão bem menos distorcidos com a realidade.

Não sei se também não estão se referindo a salários como PJ. Outra coisa, talvez o que estejam considerando como topo da carreira seja diretoria ou gerência, nesse caso, o salário é plausível sim.

Esses levantamentos são úteis para ter uma panorâmica do setor. Os valores para os iniciantes tende a serem mais significativos pelo volume, a quantidade de dados de iniciantes normalmente são maiores que os de topo da carreira, então, os dados do topo sofrem muita distorção.

Mas, o que realmente importa, são as características pessoais. Cada um vai se enquadrar na profissão de acordo com diversos fatores como necessidade da empresa, projetos, oportunidades, formação, experiência, áreas de interesse, etc. Ou seja, vai depender de encontrar uma conjuntura favorável ou não. O que cada um pode fazer é estar preparado quando a oportunidade surgir.

Outra oportunidade é montar uma empresa para implementar uma boa ideia, mas, aqui já é o lado empreendedorismo da pessoa.