É tolice para a maioria dos programadores codificar até mesmo em C?

Um que faz parte da lista internacional dos desenvolvedores do Debian me respondeu em privado dizendo que provavelmente é tolice para a maioria dos programadores codificar até mesmo em C.

Ele me respondeu assim:

" This is not really a debian-devel question. debian-devel
is for development of debian.

But, yes, it is foolish for most programmers to use
assembly. The exception would be if you need extremely
fast code or if the target machine is very limited, say
less than 32k.

In fact, it is probably foolish for most programmers even
to use something as low level a C. Learning C is helpful,
you are nearly as close to the metal on a conventional machine
as assembler. But, it is awfully easy for you to shoot
yourself in the foot. "

Mas infelizmente essa resposta dele não foi gravada no histórico da lista do debian-devel. https://lists.debian.org/debian-devel/2014/10/msg00077.html

É tolice para a maioria dos programadores codificar até mesmo em C?

Estou postando este tópico para saber as opiniões da comunidade GUJ e as opiniões oficiais sobre codificação em C se elas existem.

Não sei se tolice é a palavra certa mas com certeza é apenas perda de tempo a menos que esteja trabalhando em algo que precisa de otimização pesada como jogos: http://youtu.be/rX0ItVEVjHc

No caso desse video o desenvolver até mesmo analisa a saida do compilador C++ atrás de otimização…
Perceba também como ignora dogmas e “boas práticas” de programação para conseguir um produto ainda mais poderoso.

Ele já lançou jogos o suficiente para provar que programar assim tem valor.

[quote=hammeron-art]Não sei se tolice é a palavra certa mas com certeza é apenas perda de tempo a menos que esteja trabalhando em algo que precisa de otimização pesada como jogos: http://youtu.be/rX0ItVEVjHc

No caso desse video o desenvolver até mesmo analisa a saida do compilador C++ atrás de otimização…
Perceba também como ignora dogmas e “boas práticas” de programação para conseguir um produto ainda mais poderoso.

Ele já lançou jogos o suficiente para provar que programar assim tem valor.[/quote]

Por favor, cite exemplos de dogmas e “boas práticas” de programação que ele ignora para conseguir um produto ainda mais poderoso.

Encapsulamento, funções sempre geridas por classes, código é mais importante que data e dentro disso: padrão de código mais importante que eficiência, código genérico multiplaforma ao invés de otimização especifica para cada target, templates ao invés de classes customizadas para cada situação, modelo de desenvolvimento baseado em similaridades no mundo real ao invés do tipo de data que está manipulando…

Enfim, a palestra toda é sobre como a linguagem de programação deve ser usada e abusada como ferramenta de manipulação de data ou invés de se restringir a tradições/dogmas/cultura.
Obviamente isso direcionado a processamento pesado como simulação de física e renderização.

Eu acho que tirar o C da equação é extremo demais. Ele é uma das linguagens mais usadas no mundo. Praticamente domina o mercado de firmwares, drivers, sistemas operacionais, sistemas embarcados e boa parte dos sistemas de tempo real. Foi o substituto direto do assembly.

Nos motores de jogos, eu tenho visto mais o uso do C++. Ainda assim, é frequente o pessoal do C++ usar módulos ou trechos do programa críticos em C, ou mesmo aplicarem otimizações como as do vídeo do que o Hammeron postou. Por exemplo, são escritos em C++ a Box2D, a Havoc, a UDK, a Unity e a Ogre. Praticamente todos os pipelines gráficos são escritos em C, incluindo a OpenGL, o DirectX, o Mantle o Metal.

Mas é raro ver linguagens como C e o C++ em desenvolvimento web.

É tolice a menos que você tenha algum motivo, por exemplo, se candidatar a uma vaga que requer isso: https://www.linkedin.com/jobs2/view/12770128

O que eu considero “tolice” é ficar discutindo validade em usar ou codificar em determinada linguagem. Como já foi dito, isso depende da aplicação, das necessidades, disponibilidade, facilidade, razoabilidade, etc.
Agora, quando é necessário, não existe essa de “tolice”. Não dá para falar em “tolice” sem especificar em qual problema vai ser aplicado.
Se no seu ambiente você usa uma determinada linguagem X, o recomendado é, sempre que possível, usar essa linguagem para resolver todos os problemas, não sendo possível ou inviável, usa-se uma de menor nível e assim sucessivamente.

[quote=A H Gusukuma]O que eu considero “tolice” é ficar discutindo validade em usar ou codificar em determinada linguagem. Como já foi dito, isso depende da aplicação, das necessidades, disponibilidade, facilidade, razoabilidade, etc.
Agora, quando é necessário, não existe essa de “tolice”. Não dá para falar em “tolice” sem especificar em qual problema vai ser aplicado.
Se no seu ambiente você usa uma determinada linguagem X, o recomendado é, sempre que possível, usar essa linguagem para resolver todos os problemas, não sendo possível ou inviável, usa-se uma de menor nível e assim sucessivamente.[/quote]

Sim. E não é porque uma linguagem é importante, que “a maioria dos programadores” deverá aprendê-la. O Mercado se divide em nichos, e tem gente que está plenamente satisfeito só trabalhando com tecnologia Apple a vida inteira. Tem nego que até hoje vive do Cobol. Enquanto outros escovam bit em sistemas operacionais com C e assembly.

Existe opiniões oficiais de desenvolvedores sobre se é tolice para a maioria dos programadores codificar até mesmo em C?

Quais são as opiniões oficiais de desenvolvedores sobre a linguagem C?

[quote=assembler]Existe opiniões oficiais de desenvolvedores sobre se é tolice para a maioria dos programadores codificar até mesmo em C?

Quais são as opiniões oficiais de desenvolvedores sobre a linguagem C?

[/quote]

haha…tá de brincadeira…
A grande maioria do guj é formada por profissionais experientes.

Já está enchendo esse lance de opiniões oficiais… como se fosse uma espécie de jornalista cobrando algo da “assessoria de imprensa” da comunidade…

Algum momento ele disse que não era um?

Tá resolvido o mistério.

Esse assembler é um jornalista totalmente leigo em TI, que tá procurando assunto pra fazer mais uma daqueles entrevistas inúteis que o Bom Dia Brasil faz com supostos “donos e gerentes de empresas de TI” que dizem que os salários pra Júnior começam em 3 mil reais…

huehuehue