É uma boa prática "terceirizar" a execução principal de um programa?

E aí amigos, eu estava arrumando um código de uma aplicação que andei desenvolvendo, trata-se de um conversor de medidas, sendo que por enquanto a unica conversão suportada é a de temperaturas, o código tem vários defeitos e muita coisa precisa mudar ainda, porém, eu ainda estou aprendendo e estudando OO e seus conceitos.

A minha dúvida é autoexplicativa pelo título, segue o código para exemplificar:

public class Program {

	public static void main(String[] args) {

		Locale.setDefault(Locale.US);

		JOptionPane.showMessageDialog(null,
				"Hello! We'll help you to convert your measurements! (Only temperature for now)",
				"Welcome to the Measurement Converter", JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);

		Interface.main(args);

	}

}

É isso, sendo que existe uma outra classe dentro do mesmo pacote onde está a execução do programa em si, e uma outra classe em outro pacote onde estão os métodos e a classe para a conversão das temperaturas…

Este programa ainda vai sofrer muitas mudanças, porém, com relação a esta dúvida especificamente: É uma boa prática fazer isso? Ou eu deveria simplesmente colocar tudo o que está na interface junto deste código? Pois eu fiz isso devido ao tamanho do código, visando limpar o entrypoint do programa e deixar o que seria executado na primeira vez que o programa fosse executado.

Bom, é isso…
Agradeço desde já, obrigado.
Att.

Além de ser uma boa ideia, se torna inevitável conforme o programa aumenta.

Abraço.

1 curtida

Não entendo isso como “terceirização” de execução, e sim como fluxo normal, afinal, cada classe deve desempenhar o papel para o qual foi desenvolvida!
Não faz sentido criar um monolito gigante que faça “N” coisas!
E sim, é uma boa prática dividir o código em partes menores, mas visando sempre manter a sua unicidade.

2 curtidas

Isso é corretíssimo afirmar, vale lembrar que o certo é que cada classe resolve um único problema, problemas menores para chegar um ponto em comum.

2 curtidas

Obrigado pelas respostas!

Elas me ajudaram muito, melhorei ainda mais o código e agora ele está 1000x melhor do que estava antes, além é claro, de eu ter aprendido que isso é na verdade uma boa prática.

Att.