EAD FIAP - Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Boa tarde pessoal,

Gostaria de saber se alguém aqui já cursa, já cursou ou conhece alguém que cursa o EAD de Analise e Desenvolvimento de Sistemas da FIAP para me dar informações a respeito como a qualidade das aulas e do curso em si. Pretendo fazer este curso ano que vem, obrigado a todos desde já.

Opa, tenho interesse também.
Aparentemente não muda muito do curso presencial, que tem conceito bom.

A grade curricular parece ser muito boa. Agora o negocio é a plataforma EAD, tenha algumas duvidas pois nunca fiz este tipo de curso.

Eu faço CC presencial mesmo, mas tenho 1 matéria EAD. Não sei como é na FIAP, mas considero o estudo por plataforma EAD muito inferior ao presencial, já que na presencial o professor interage com os alunos durante a explicação e você tira a sua dúvida na mesma hora, ou até mesmo o professor oferece dicas de estudo/trabalho ou curiosidades, que não chega perto do ensino da matéria EAD que eu tenho. Há uma central de dúvidas, o professor fica online duas vezes por semana, mas mesmo assim, acho muito inferior.

Fora que você tem que ter muita disciplina para estudar, particularmente não é um problema para mim, mas vejo diversos amigos que acabaram reprovando na matéria EAD por não completar as atividades e trabalhos exigidos pela matéria.

Enfim, como eu disse minha experiência é com essa única matéria EAD, então não tenho um conhecimento aprofundado, e também não sei como é a plataforma de outras instituições, mas não gostei da minha. Por isso, se você tiver a oportunidade de fazer o curso presencial, faça, se não, qualquer conhecimento é valido, esse seria o meu conselho.

Um abraço e boa sorte.

Obrigado pelo conselho BlackHeartH, vou me empenhar ao máximo pois com a FIAP no currículo ele é mais bem visto. Você atua na rea de desenvolvimento?

Para quem nunca teve uma experiência acadêmica acredito ser importante viver isso e frequentar uma Universidade.
Pessoalmente acho o EAD interessante, para quem já passou por essa experiência. No meu caso tenho interesse no EAD, pois já tenho uma graduação, o custo é muito bom, além de não precisar gastar tempo e $ com transporte. Gosto de vídeo aulas, porque nos pontos que eu tiver mais dificuldade de entender posso voltar quantas vezes quiser sem atrapalhar a aula.
Mas realmente precisa de muita disciplina e não é possível ter aquela interação imediata com professores e colegas com debates construtivos, como o @BlackHeartH falou.
Temos uma cultura ou hábito de acreditar que aula nos ensina tudo que precisamos, seja para curso presencial ou EAD, é um equívoco esse hábito. A aula é um dos meios para transmitir conhecimentos, mas é essencial combinar com leitura e nos caso ADS, treino na prática.

Olá, @EwertonRabello

Não posso falar da FIAP, pois não conheço, mas faço 2 cursos EAD, Sistemas de Informação pela Estácio e Física pelo CEDERJ(Não sei se conhece, é um consórcio das faculdades públicas do RJ, no caso de Física o diploma é da UFRJ), não sei se será útil, mas darei a minha opinião dos cursos EAD.

O diploma EAD deve ser igual ao presencial, na sua opinião a instituição iria correr o risco de perder credibilidade oferecendo um curso EAD inferior ao presencial?

Agora… como disseram, irá depender muito do aluno. Nos 2 cursos que faço, eu já tenho acesso a todo o conteúdo do semestre, então cabe a mim decidir quantas horas irei estudar por dia, quais dias irei estudar, me avaliar para saber se estou bem na matéria, se estou com dúvida preciso pesquisar para tirá-las ou terei que esperar a disponibilidade de professores/tutores.

Se você “precisa” de um professor te passando matéria, dizendo o que você precisa estudar, onde pode pesquisar para tirar as dúvidas, dando alguns macetes para aprender a matéria, quer interagir com outros alunos ou quer fazer networking, então acho que EAD não é para você.

Eu gosto do EAD, pois praticamente não preciso ir nos polos, não perco tempo em trânsito, enquanto tenho amigos que irão sair às 22:00 da faculdade, as vezes alguns até faltam por causa do cansaço, eu vou para casa, pego o notebook e começa a estudar, não tem ninguém atrapalhando a aula, eu me distraio muito fácil, mas como o conteúdo está em vídeo, apostilas ou slides, eu não corro risco de deixar passar algo, eu estudo no meu tempo, a matéria que eu quiser estudar no dia, se eu quiser estudar. Acho que o ensino EAD é excelente para área de TI, pois exige que você desenvolva o autodidatismo, organização, disciplina, compromisso, mas conheço muita gente que fala que não consegue se adaptar a essa rotina.

Abraço

1 curtida