Olá, @EwertonRabello
Não posso falar da FIAP, pois não conheço, mas faço 2 cursos EAD, Sistemas de Informação pela Estácio e Física pelo CEDERJ(Não sei se conhece, é um consórcio das faculdades públicas do RJ, no caso de Física o diploma é da UFRJ), não sei se será útil, mas darei a minha opinião dos cursos EAD.
O diploma EAD deve ser igual ao presencial, na sua opinião a instituição iria correr o risco de perder credibilidade oferecendo um curso EAD inferior ao presencial?
Agora… como disseram, irá depender muito do aluno. Nos 2 cursos que faço, eu já tenho acesso a todo o conteúdo do semestre, então cabe a mim decidir quantas horas irei estudar por dia, quais dias irei estudar, me avaliar para saber se estou bem na matéria, se estou com dúvida preciso pesquisar para tirá-las ou terei que esperar a disponibilidade de professores/tutores.
Se você “precisa” de um professor te passando matéria, dizendo o que você precisa estudar, onde pode pesquisar para tirar as dúvidas, dando alguns macetes para aprender a matéria, quer interagir com outros alunos ou quer fazer networking, então acho que EAD não é para você.
Eu gosto do EAD, pois praticamente não preciso ir nos polos, não perco tempo em trânsito, enquanto tenho amigos que irão sair às 22:00 da faculdade, as vezes alguns até faltam por causa do cansaço, eu vou para casa, pego o notebook e começa a estudar, não tem ninguém atrapalhando a aula, eu me distraio muito fácil, mas como o conteúdo está em vídeo, apostilas ou slides, eu não corro risco de deixar passar algo, eu estudo no meu tempo, a matéria que eu quiser estudar no dia, se eu quiser estudar. Acho que o ensino EAD é excelente para área de TI, pois exige que você desenvolva o autodidatismo, organização, disciplina, compromisso, mas conheço muita gente que fala que não consegue se adaptar a essa rotina.
Abraço