EasyMock Vs. JMock

Olá pessoal do Guj,

estou fazendo uso de Mock Objects para os testes unitários, ja implementei um projeto com EasyMock e achei muito facil de entender.

Gostaria de saber as diferenças entre o JMock e o EasyMock pois acredito que os dois fazem as mesmas coisas.

Se alguem souber de diferenças e semelhanças ou até o comparativo entre os dois framworks em relação aos mesmos pontos eu agradeço.

Valeu pessoal.

Estive dando uma olhada no easyMock, porem o que me pareceu foi que o tempo que vc fica configurando um mock do easyMock seria o mesmo de vc criar um mock inteiro! Derrepente isso não é muito visivel ara um mock simples!

O que vcs acham? Já que vcs estão usando na pratica.

Os dois fazem a mesma coisa, a forma de configurar é diferente.

Eu pessoalmente prefiro o JMock, a API dele é menos trabalhosa para coisas simples.

Olá,

Eu tambem uso JMock.

]['s

Eu era usuário assiduo do jMock, mas quando migrei para Java 5 o EasyMock 2.0 dá show.

O grande problema do jMock é quando você renomeia metodos… Eu sempre tenho maior trabalhão para renomiar/mover… fazer refactory com o jMock.

Já com o EasyMock, quando usando a versao 2.0, é muito mais fácil.

Eu ainda criei uma classe com um monte de metodos estaticos de helper que facilitam mais ainda.

Ainda nao trabalhei com o EasyMock 2, mas cheguei a brincar com ele em casa. No trabalho, JMock eh meio que unanimidade.

Por que será? hehehe.

Brincadeiras a parte, o jMock foi um marco nos frameworks de mocks. Mas com o a criação do EasyMock 2, na minha opinião, ele foi superado.

Na epoca que eu tinha contato algumas pessoas ai da ThoughtWorks eles falavam em fazer um plugin pro IDEA/Eclipse para suportar refactory transparente no jMock. Sabe dizer se isso andou?

Acabou nao indo a lugar nenhum, e nao acho que refatorar codigo que usa JMock seja tao chato assim pra merecer o trabalho de escrever um plug-in so pra isso :slight_smile:

Um lance que com certeza resolveria o problema seria oferecer reflexao estatica (Foo.class.methods.bar ao inves de “bar”), mas nao sei se o pessoal do Java 6 gosta da ideia.