Ola pessoal
Nao estou conseguindo rodar meu eclipse (3.2-64bits) no Ubuntu (6.06- AMD64), java 1.5 - ao inicia-lo ele me passa a exception :
java.lang.UnsatisfiedLinkError: /home/vanderlanio/eclipse/configuration/org.eclipse.osgi/bundles/15/1/.cp/libswt-pi-gtk-3232.so:
/home/vanderlanio/eclipse/configuration/org.eclipse.osgi/bundles/15/1/.cp/libswt-pi-gtk-3232.so:
cannot open shared object file: No such file or directory
at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
ja fiz o download desse pacote e suas dependencias mas o erro continua…
sou iniciante no linux… entao nao sei nem pra onde correr…ja olhei no google… mas ate agora nao consegui resolver…
Você está usando o jdk da Sun?
Caso contrário: "sudo apt-get install sun-java5-jdk"
Você está indicando a máquina virtual certa?
Digite: "sudo update-alternatives --config java"
e escolha a opção da jvm da sun
Agora eu recomendo não usar o Eclipse do repositório do Ubuntu, não sei como está hoje, mas quando fui instalar o Dapper, dois meses atrás, não consegui utilizar satisfatoriamente a ferramenta de update do Eclipse.
estou usando o jdk da san sim :
teste java -version :
\java version "1.5.0_08"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_08-b03)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_08-b03, mixed mode, sharing)
mas a maquina virtual da sun nao esta aparecendo nas opcoes abaixo:
There are 3 alternatives which provide `java'.
Selection Alternative
-----------------------------------------------
1 /usr/bin/gij-wrapper-4.1
*+ 2 /usr/lib/jvm/java-gcj/jre/bin/java
3 /etc/alternatives/kaffe-system/bin/java
Você pode passar um parâmetro para o eclipse indicando uma JVM alternativa para ele usar, digamos eclipse -vm /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun usaria a JVM da Sun.
O problema é que você terá que fazer isso toda vez que chamar o programa. Além disso, só resolve se a chamada for pela linha de comando, não pelo menu.
Você deveria poder usar o update-alternatives para especificar qual é a JVM padrão do sistema. Na verdade você pode - e deve, mas o eclipse não dá a mínima para sua configuração.
Se olhar o script que está em /usr/bin/eclipse você irá reparar que, antes de usar a gij o script procura por outras máquinas virtuais primeiro testando a variável de ambiente JAVA_HOME e, em seguida, procurando numa lista de JVM’s disponível em /etc/eclipse/java_home. Portanto, você pode:
configurar a variável de ambiente JAVA_HOME para apontar para o diretório de instalação da sua JVM default. Na verdade isso é recomendado sempre, não apenas para usar o eclipse. No entanto, esta solução ainda não funciona se você executar o programa pelo menu.
colocar o caminho da máquina virtual que você pretende usar no início da lista citada. Ou adicionar a seguinte linha ao arquivo ~/.eclipse/eclipserc (para mudanças no nível de usuário), ou ao arquivo /usr/bin/eclipse (para mudanças no nível de todo o sistema)
JAVA_HOME="/usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun"
É um erro comum usuários tentarem atualizar o eclipse usando sua conta normal. Apenas o root tem acesso de escrita em /usr/lib/eclipse e /usr/local/lib/eclipse. Use sudo para iniciar o eclipse e o “Software Update” irá funcionar. Como alternativa, você pode instalar os plugins em sua conta de usuário normal, no entanto, eles não estarão disponíveis para os outros desenvolvedores que usam a mesma máquina.
Se você fica incomodado com a idéia de executar o eclipse com a conta de super-usuário, crie um grupo chamado - digamos - eclipse e coloque todos os usuários que usam o programa lá dentro. Em seguida, dê permissão de escrita aos dois diretórios citados acima.
tb testei a 1 dica :
eclipse/eclipse -vm /opt/jdk1.5/
mas ele nao reconhece a vm
erro :
A Java Runtime Environment (JRE) or Java Development Kit (JDK)
must be available in order to run Eclipse. No Java virtual machine
was found after searching the following locations:
/opt/jdk1.5
Qual o procedimento usou para instalar o jdk da sun ? Parece que o problema está ai, já que o Eclipse não está usando a jvm “certa”.
Pegue o jdk da sun (.bin) no site e instale, logo depois execute o “sudo update-alternatives --config java” que o Estevão falou que a opção do jvm da sun deve aparecer.
Essas referências são muito boas.
Agora seria bom que você instalasse a JVM pelo apt-get, depois disso ela vai aparecer como opção em update-alternative. Eu nem seto JAVA_HOME nem JRE_HOME, já que o eclipse busca a jvm no path.