Faço as telas no Netbeans e edito o código no Eclipse pois acho melhor para trabalhar, porém, toda vez que altero alguma coisa na tela utilizando o Netbeans todo o código escrito no Eclipse é descartado. Tem alguma solução para trabalhar com os dois softwares em harmonia ? Ou existe alguma IDE tão boa em telas como o Netbeans mas que trabalhe em conjunto com o Eclipse ?
Bom eu já escutei de outras pessoas que faziam a mesma coisa que você, porém, acho que isso colocado em produção não seria uma boa idéia, pois, trabalhar com duas IDE’s para fazer coisas que apenas 1 (netbeans) faria seria pouco produtivo, nesse caso eu aconselharia você a estudar melhor o netbeans e trabalhar apenas com ele, pois, quando eu comecei a usa-lo também achei ruim a forma como ele tratava certas coisas, como o código que não podia ser alterado, mas com o tempo eu vi que tal código não precisava ser alterado mesmo, e fui me acostumando com as diferenças da IDE em relação ao eclipse. Bom depois de escrever isso tudo fica a pergunta: Porque você trabalha o design das telas no netbeans e programa no eclipse?
Bom, eu não posso falar nada sobre o netbeans, pois usei ele bem pouco, sei que não existe IDE melhor que ele para trabalhar com JavaME, e também que ele é muito bom para o desenvolvimento de interface gráfica. No entanto, para desenvolvimento de interfaces gráficas, estou utilizando um plugin para o eclipse… o Jigloo. Ele é bem interessante, mas utilizo apenas para pequenas aplicações, não sei se num ambiente empresarial seria interessante.
Bom eu já por outro lado até hoje apenas conheci o VEP do eclipse, o qual foi descontinuado, fora isso tem um plugin pago muito bom chamado swing designer, porém pelo mesmo ser pago nem me animei muito a usar, mas assim depois que você conhece melhor as features do netbeans para desenvolvimento desktop, você não se preocupa mais com relação ao desenvolvimento de interfaces, aqui na empresa onde eu trabalho um colega meu está trabalhando no desenvolvimento de componentes personalizados estendidos do swing e a gente pode adicionar os mesmos na paleta para trabalhar com drag’n drop, sem falar que você pode trabalhar com modelos de formulários, o que deixa o desenvolvimento mais produtivo. Enfim estou dizendo isso pela experiência que tive com o netbeans enquanto com o eclipse eu tive bem pouca experiência com desenvolvimento de interfaces.
Agradeço as respostas, estou baixando o plug-in do jigloo, vou dar uma olhada nele. Quanto a usar a IDE do Netbeans e programar no Eclipse, isto ocorreu por que fiz um curso de férias na USP (muito bom por sinal) e lá aprendemos a usar o Eclipse, ele tem mais recursos do que o Netbeans, mas não quando o quesito é desenvolvimento de telas gráficas, acabei me enrolando e usando os dois.
Dessa forma o melhor é você investir em recursos do próprio eclipse uma vez que você estaria aproveitando todo aprendizado que adquiriu no curso, porém, se você tiver interessado em trabalhar com projetos desktop, talvez fosse melhor você procurar pelo menos se aprofundar mais no uso do netbeans, pois ele é tido como referência quando o assunto são ide’s gratuitas para interfaces desktop, me lembro que quando comecei a trabalhar fiquei em dúvida entre JBuilder, Eclipse, Netbeans e JDeveloper, no final a unica opção com melhor custo beneficio para desenvolvimento desktop foi o netbeans mesmo, bom mas ai já é questão de gosto. Desde já espero ter ajudado e qualquer coisa estamos ai!
quote=Ivan Sotelo Codo e lá aprendemos a usar o Eclipse, ele tem mais recursos do que o Netbeans, (…)
[/quote]
Quais recursos?
Nao sou maníaco pelo NetBeans, mas trabalho há dois anos com o Netbeans e com o eclipse, e sinceramente nunca vi recurso no eclipse que nao tenha o equivalente no NetBeans.
Configurei o projeto de uma forma que consigo abrir o mesm o tanto no netbeans quanto no Eclipse, daí a equipe resolve qual ferramenta usar. Afinal estamos programando em Java com ferramentas de desenvolvimento livres, é no mínimo sensato que cada um tenha a liberdade de usar a ferramenta que ele consiga produzir mais.
Mas da forma que vc está usasno, faz umka coisa em uma e depois completa na outra é anti-produtivo. Pelo menos na minha opiniao.
As duas são ótimas ferramentas.
Já usei as duas ferramentas, atualmente utilizo o netbeans 6.5, por uma série de fatores, mas sem fanatismo. Se precisar usar eclipse, uso sem problemas. Mas as duas ferramentas num só projeto, acho altamente improdutivo.
Eu prefiro usar netbeans para projetos desktop, por que vejo que ele dentre outros propositos já nasceu com esse também, lógico que em questão de consumo de recursos ele mata qualquer IDE (é um verdadeiro vampiro), mas quanto aos recursos principalmente para desktop, vejo que ele é muito mais completo, sem mencionar o fato que ele é cria da SUN logo da uma certa “segurança”, mas no fim das contas é questão de gosto e isso é complicado discutir
Na realidade não foi descontinuado. Foi “passado a diante”. Agora existe uma empresa responsável pelo plugin (e não mais o Eclipse.org). De qualquer forma, apesar de ter suporte ao Ganymede, ainda tem vários bugs e é pouco flexível, principalmente em questões de leiaute.
De fato o NetBeans é muito bom, mas restringe (e muito) adaptações manuais na parte de leiuate. Ainda prefiro e Eclipse + Jigloo.
Na realidade não foi descontinuado. Foi “passado a diante”. Agora existe uma empresa responsável pelo plugin (e não mais o Eclipse.org). De qualquer forma, apesar de ter suporte ao Ganymede, ainda tem vários bugs e é pouco flexível, principalmente em questões de leiaute.
De fato o NetBeans é muito bom, mas restringe (e muito) adaptações manuais na parte de leiuate. Ainda prefiro e Eclipse + Jigloo.[/quote]
Bom vivendo e aprendendo… :), realmente eu não sabia que o VEP tinha sido passado adiante, porém o que você quer dizer com relação a restrições na parte de layout do netbeans?
Quando digo restrições me refiro a modificações no código. Ele simplesmente “trava” a parte gerada automaticamente. Se você precisar alterar um ‘a’ fora do NetBeans, quando voltar perde a modificação. Mas é claro que isso pode ser superado!
Bom nisso eu discordo, pois, o netbeans permite alteração sim, porém ele não torna isso tão explicito, e para ser bem sincero o que ele não deixa alterar é aquilo que normalmente tu não altera, sendo assim acho que é mais uma questão de gosto do que de o que é melhor (estou dizendo isso mas não sou nenhum fanático do NB pelo contrário acredito que cada caso é um caso)
Existe outro erro grande no processo de desenvolvimento do Ivan, porque você altera as suas telas? No sonho do mundo ideal dos processos de desenvolvimento, desenhou a tela, parte pra frente, não é coisa pra ficar mudando toda hora.
Na verdade, no mundo ideal mesmo, programador nem desenha tela…
[quote=Joao.Gabriel]Existe outro erro grande no processo de desenvolvimento do Ivan, porque você altera as suas telas? No sonho do mundo ideal dos processos de desenvolvimento, desenhou a tela, parte pra frente, não é coisa pra ficar mudando toda hora.
Na verdade, no mundo ideal mesmo, programador nem desenha tela…[/quote]
Bom, o que me refiro que o NetBeans faz é travar parte do código e, caso vc faça alterações usando outra IDE por exemplo, se precisar alterar o lay-out da interface perde tudo o que fez por que ele gera tudo de novo. Prefiro programar no Eclipse mas quando o assunto é desenvolvimento de telas o Netbeans mata a pau. Sobre a resposta do Joao Gabriel, concordo, no mundo dos sonhos programador não desenha tela, mas no mundo real mesmo faz de tudo, cruza, cabeceia, espalma e ainda apita o escanteio rsrsrs. Se o cliente solicita uma modificação que deve acrescentar um campo na tela, como faz ? Perde todo o código ? Ou então fica limitado a usar o Netbeans para desenhar a interface e depois para escrever o código, pois se usar outro editor perde o que escreveu. Aí está a questão. Existe um jeito de destravar o código gerado pelo Netbeans ? Ou que ele não apague o que vc alterou ?
[quote=laudenpower][quote=Joao.Gabriel]Existe outro erro grande no processo de desenvolvimento do Ivan, porque você altera as suas telas? No sonho do mundo ideal dos processos de desenvolvimento, desenhou a tela, parte pra frente, não é coisa pra ficar mudando toda hora.
Na verdade, no mundo ideal mesmo, programador nem desenha tela…[/quote]
Não entendi, poderia esclarecer melhor? :)[/quote]
Em resumo, o que eu quis dizer foi: tela não é um ítem considerado evolutivo em um projeto, desenhou e pronto, nada de ficar alterando depois. Se o Ivan fizesse isso, não teria perda de código como ele relatou. Todo o problema ocorre pela alteração das telas.
A outra consideração é que programador não deveria desenhar telas, isso é tarefa pra um designer ou coisa parecida, sacou?
[quote=Ivan Sotelo Codo]Bom, o que me refiro que o NetBeans faz é travar parte do código e, caso vc faça alterações usando outra IDE por exemplo, se precisar alterar o lay-out da interface perde tudo o que fez por que ele gera tudo de novo. Prefiro programar no Eclipse mas quando o assunto é desenvolvimento de telas o Netbeans mata a pau. Sobre a resposta do Joao Gabriel, concordo, no mundo dos sonhos programador não desenha tela, mas no mundo real mesmo faz de tudo, cruza, cabeceia, espalma e ainda apita o escanteio rsrsrs. Se o cliente solicita uma modificação que deve acrescentar um campo na tela, como faz ? Perde todo o código ? Ou então fica limitado a usar o Netbeans para desenhar a interface e depois para escrever o código, pois se usar outro editor perde o que escreveu. Aí está a questão. Existe um jeito de destravar o código gerado pelo Netbeans ? Ou que ele não apague o que vc alterou ?
[/quote]
Concordo Ivan, na prática o programador até lava os uniformes depois do jogo…